Depende. O uso controlado e pontual pode melhorar a congestão nasal. Já se o uso for contínuo e seguido, o Neosoro pode causar prejuízos à saúde.

Quando uma pessoa está com o nariz entupido, a presença das secreções fazem os vasos sanguíneos daquela região se expandirem.

Por outro lado, o uso dos descongestionantes nasais faz os vasos sanguíneos se contraírem, o que facilita a passagem do ar pelas vias respiratórias.

O grande problema é que esses fármacos não curam o problema, apenas tratam os sintomas. Assim que o efeito passar, os vasos sanguíneos das narinas vão dilatar novamente, entupindo o nariz. Há os que são vendidos sem a necessidade de receita médica, e possuem cloreto de sódio como substância limpante, mas há também os vasoconstritores, que têm tarja vermelha.

Por isso, alguns precisam sim de receita! No entanto, independente do tipo, o recomendado é que se use esses medicamentos sob prescrição médica.

Quais os efeitos do uso de descongestionantes nasais? 

Entre as possíveis reações adversas estão a irritação da mucosa nasal (queimação, espirros u ardência local), além de náuseas e dores de cabeça. Os sintomas tendem a passar em pouco tempo se não houver uma nova aplicação. 

Além disso, pacientes com diabetes devem ficar atentos à alteração glicêmica quando há uso frequente do medicamento.

Conforme a bula, as manifestações adversas que podem ocorrer incluem:


Alterações no coração 

Os descongestionantes nasais podem conter substâncias derivadas da adrenalina (hormônio), que causam a aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia).

Esse problema, se não for tratado, pode evoluir para doenças cardiovasculares, como pressão arterial alta, riscos de infarto e acidentes cardiovasculares (AVC).  

Manifestações no nariz

O uso frequente de Neosoro pode irritar a mucosa do nariz, que, em defesa, tende a aumentar a produção de secreções nasais. 

Intoxicação 

Doses excessivas desses fármacos podem causar intoxicação. Os principais sintomas são diarreia, enjoos, vômitos, rubor de pele, dilatação da pupila e sonolência.

Casos mais severos podem incluir depressão, variação brusca da temperatura corporal (febre ou hipotermia) e até coma.  

Pacientes com problemas de tireoide, pressão arterial (alta ou baixa), diabetes e crianças possuem mais chances de apresentarem complicações de intoxicação por descongestionantes nasais.    

Vício em descongestionantes: como curar? 

O uso dos descongestionantes nasais é indicado por no máximo 5 dias seguidos, sendo 1 a 2 gotas, de 4 a 6 vezes ao dia. Lembrando que a dosagem máxima é de 24 gotas ao dia. Extrapolar as indicações de dose ou tempo pode gerar círculos viciosos. 

O problema é que ao usar o descongestionante nasal em excesso, acaba-se desenvolvendo a rinite medicamentosa, devido ao efeito rebote. 

Assim, quando uma pessoa com nariz entupido usa o Neosoro para aliviar essa condição, em pouco minutos ela consegue respirar melhor. 

Entretanto, depois de algum tempo, a congestão nasal retorna. A pessoa tende a usar o descongestionante nasal que vai aliviar os sintomas por alguns minutos e depois o nariz estará entupido novamente.   

Isso causa um círculo vicioso, que, em casos mais extremos, pode provocar condições que podem comprometer a saúde do paciente como doenças cardiorrespiratórias. 

Para se curar desse vício, é necessário que a pessoa: 

  1. Pare de usar o descongestionante nasal ou, se não conseguir, tente reduzir a quantidade de vezes que aplica o produto ao longo do dia; 
  2. Quando sentir necessidade de lavar o nariz, use soro fisiológico ou outro medicamento que não cause dependência; 
  3. Identifique a origem do problema e reduza a congestão nasal;
  4. Faça inalações com água fervida e uma pitada de sal;
  5. Em caso de dúvidas, consulte um médico otorrinolaringologista.   

O uso contínuo de descongestionantes nasais pode trazer vários prejuízos para a saúde, incluindo doenças cardiovasculares, problemas nasais, vício e intoxicação.

Esses fármacos devem ser utilizados conforme a orientação médica e em situações específicas. 

O Minuto Saudável tem muitas informações sobre saúde e remédios. Confira nossas postagens!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *