Quando os resfriados ou as alergias afetam o organismo, o desconforto respiratório logo surge com aquela sensação de nariz trancado — a chamada congestão nasal.

Durante o tratamento, muitas pessoas são orientadas a fazer a lavagem nasal, que auxilia na melhora da respiração. Porém, não é somente nessas condições que ela é indicada: o procedimento promove a limpeza e umidificação das vias aéreas. Aliás, a limpeza das vias respiratórias é extremamente benéfica e simples de ser feita, tanto em adultos quanto em crianças.

Lembrando que o nariz tem importantes funções, como fazer a filtragem das impurezas, regular a temperatura e a umidade do ar inalado. Então, cuidar da saúde e integridade dessa estrutura é essencial. 

E, para isso, a linha Maresis conta com sprays nasais, à base de cloreto de sódio, que ajudam nas lavagens do nariz com mais comodidade e conforto.

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. O que é Maresis?
  2. Para que serve o Spray Maresis?
  3. Quais as apresentações disponíveis?
  4. Por que o nariz entope?
  5. Lavagem nasal: quais os benefícios?
  6. Quando fazer lavagem nasal?
  7. Como lavar o nariz com Maresis?
  8. Posso usar Maresis com frequência?
  9. Quais cuidados devo ter?
  10. Preço e onde comprar
  11. O que ajuda na saúde respiratória?

O que é Maresis?

Maresis é um spray nasal, à base de cloreto de sódio, indicado para a lavagem das vias aéreas, umidificação das mucosas e remoção mecânica de impurezas. O produto conta com uma tecnologia de jato contínuo, que facilita o uso e promove uma limpeza mais eficaz.

Ou seja, em vez de precisar pingar gotinhas no nariz ou borrifar o soro fisiológico, a embalagem permite regular o jato — curto ou mais longo —, bastando manter a válvula pressionada.

Além disso, é mais simples de manusear durante a realização da limpeza, já que a emissão do líquido funciona independentemente da posição da embalagem. Assim, dá para aplicar Maresis mesmo quando a pessoa está deitada, sem que isso afete a saída do produto.


É possível encontrar duas concentrações, a de 2% (cloreto de sódio) e a de 0,9% (solução de cloreto de sódio). 

A linha possui cinco versões: Maresis Baby (com jato mais suave), Maresis Tradicional, Maresis Ar (mais pressurizado), Maresis Jato forte (indicado para pós-operatório) e Maresis HT (cloreto de sódio 2%) — para atender diferentes necessidades e faixas etárias.

A solução nasal é de uso adulto e infantil, mas é preciso cuidar do ajuste da válvula, da quantidade de aplicações e da frequência de uso, pois, variam conforme a idade de cada paciente — a versão Baby, por exemplo, é especialmente pensada no narizinho dos pequenos.

Para saber como escolher o mais adequado, é indispensável seguir a orientação médica ou farmacêutica e ler a bula do produto.

Por não conter conservantes, o seu uso frequente é seguro. Dessa forma, é capaz de remover possíveis partículas ou microrganismos que ficam presos nas paredes nasais, aliviar o ressecamento da mucosa e auxiliar no descongestionamento respiratório sem alterar a estrutura fisiológica da região.

Ou seja, usar sprays nasais de jato contínuo não faz mal!

Então, não é somente quando alguma condição causa desconforto respiratório que a lavagem interna do nariz é indicada, pois fazer dela parte da rotina pode trazer inúmeros benefícios. Entre eles, estão a redução das crises alérgicas, de rinite e de sinusite, prevenção de infecções respiratórias, melhora do bem-estar devido à umidificação da mucosa, por exemplo.

Qual a composição?

Maresis é uma solução salina sem conservantes e vasoconstritor. Na formulação há apenas cloreto de sódio e os excipientes, que são fosfato de sódio monobásico, hidróxido de sódio e água.

Vale ficar de olho na indicação médica, pois, entre as cinco versões de Maresis, quatro são isotônicas (cloreto de sódio 0,9%) e uma hipertônica (cloreto de sódio 2%).

Para que serve o Spray Maresis?

Conforme a bula, Maresis é indicado como fluidificante e descongestionante nasal de adultos e crianças. Ou seja, ideal para auxiliar no bem-estar respiratório em quadros gripais, alérgicos ou pós-operatórios, mas também no dia a dia como higienizante e umidificante nasal.

As soluções de cloreto de sódio são ideais para realizar a limpeza das cavidades nasais, de forma que ocorra a remoção mecânica da secreção, alérgenos, bactérias e outras partículas que possam estar presentes.

Dessa forma, o produto ajuda a:

  • Fluidificar as secreções nasais;
  • Descongestionar as vias respiratórias;
  • Umidificar as mucosas.

Com isso, Maresis serve para ajudar adultos e crianças a respirarem melhor, promovendo um bem-estar completo no dia a dia.

Quais as apresentações disponíveis?

Todos os produtos da linha Maresis funcionam como jatos contínuos, ou seja, basta apertar a válvula para o produto ser esguichado. Mas há cinco versões, que são adaptadas às diferentes necessidades de cada pessoa. 

Por isso, dá para encontrar a mais cômoda e eficaz para cada quadro.

Por exemplo, é comum que pediatras indiquem a limpeza nasal para as crianças, mesmo as bem pequenas. E isso nem sempre é uma tarefa simples para pais e mães — seja pela dificuldade de acomodar os pequenos em uma posição correta para a aplicação da solução salina, seja pelo receio que adultos podem ter em aplicar de forma errada. 

Então, uma embalagem que pode ser manuseada em qualquer posição, facilita bastante o uso nos pequenos.

Lembrando que a escolha mais adequada deve sempre ser feita por médicos, que vão orientar quanto às formas de uso e cuidados especiais. Conheça melhor cada versão:

Maresis Tradicional

A versão tradicional de Maresis (cloreto de sódio de 0,9%) é acompanhada por dois bicos (um de uso adulto e outro de uso infantil) e um limitador nasal. Os bicos servem para controlar o fluxo do jato, por isso, deve sempre haver o cuidado no ajuste deles, antes de aplicar em crianças. 

Além disso, vem com uma peça de suporte (limitador nasal), que pode ser encaixada no bico da válvula, deixando a aplicação mais segura. Ela se ajusta à entrada do nariz, sem que o bico entre nas narinas.

Maresis Baby 

O Maresis Baby (cloreto de sódio de 0,9%) é uma versão especialmente desenvolvida para que pais e mães limpem as vias nasais das crianças e bebês com mais facilidade e cuidado. 

A diferença para a versão tradicional é que a Baby conta com o jato contínuo mais suave e leve.

A versão também vem com o limitador nasal, que é bastante útil para as crianças pequenas. Como a pontinha da válvula não entra nas narinas, caso a criança se mexa durante a aplicação, não há riscos de machucados.

Maresis Ar 

O Maresis Ar (cloreto de sódio de 0,9%) também é de uso adulto e infantil, mas conta com um jato 18% mais pressurizado — o que significa uma maior intensidade. Com isso, facilita a limpeza nasal, logo é capaz de remover impurezas e partículas mais efetivamente.

Vale lembrar que o spray nasal, de forma geral, promove a remoção mecânica do muco e partículas que podem estar presentes no trato nasal. Dessa forma, a maior intensidade do jato de Maresis Ar facilita o processo, proporcionando uma melhoria rápida na respiração com menos aplicações.

Maresis Jato Forte 

O Maresis Jato Forte (cloreto de sódio de 0,9%) é indicado para pessoas que fizeram cirurgias na região nasal, como por exemplo, a cirurgia de correção de desvios depto nasal. 

Como o produto conta com dois bicos para o ajuste da intensidade e jato direcionado, a remoção de crostas e secreções comuns no pós-operatório é facilitada, proporcionando mais conforto durante a recuperação.

Maresis HT 

Maresis HT é uma solução hipertônica que apresenta concentração de 2% de cloreto de sódio — portanto, é mais concentrada. Pois, todas as outras versões são soluções isotônicas, ou seja, com concentrações de 0,9% de cloreto de sódio.

Conforme a bula indica, Maresis HT é indicado para fluidificar as secreções nasais, descongestionar e umidificar a mucosa nasal. Também é indicado para a realização da lavagem nasal, aliviando o ressecamento. 

Em geral, as soluções hipertônicas são boas opções para pacientes com alguma doença nasossinusal (como rinite alérgica, medicamentosa ou atrófica e gotejamento pós-nasal, por exemplo) ou em pós-operatórios, conforme a orientação médica ou farmacêutica.

Por que o nariz entope?

Uma série de condições pode fazer o nariz entupir, de forma parcial ou total, de um ou dos dois lados. A causa mais frequente são as inflamações da mucosa que reveste internamente o nariz. Essa inflamação é bem comum em gripes e resfriados, sinusites, alterações climáticas ou quando ocorre a inalação de agentes irritantes. Ou seja, não é o muco (catarro) que causa a congestão, ao contrário do que muita gente pensa. 

Para entender o que, de fato, faz o nariz ficar entupido, é preciso saber que a obstrução nasal é um mecanismo fisiológico de defesa do corpo, que é ativado na tentativa de impedir que partículas ou agentes nocivos invadam o organismo e causem danos aos outros órgãos das vias aéreas, como traqueia e pulmões.

Por dentro, o nariz é repleto de pequenos vasos sanguíneos. Quando alguma coisa causa irritação na região, esses vasinhos dilatam, fazendo com que o volume do fluxo de sangue seja maior na região.

Isso leva ao aumento dos cornetos, que são tecidos esponjosos localizados dentro do nariz. E como consequência, ocorre a diminuição, ou total obstrução, da passagem de ar — ou seja, o nariz tranca.

Lavagem nasal: quais os benefícios?

A indicação da lavagem nasal é amplamente disseminada por especialistas, pois é capaz de auxiliar na boa respiração.

Entre os benefícios estão:

Promove a limpeza mecânica 

A higienização nasal é importante para eliminar partículas e agentes que possam estar presentes, reduzindo as chances de o famoso nariz entupido ocorrer. 

Também é capaz de prevenir infecções respiratórias, pois ajuda a eliminar o muco (responsável pela filtragem de microrganismos que podem ser inalados, como os vírus). Com isso, pode inclusive diminuir a necessidade do uso de medicamentos para tratar infecções virais ou bacterianas.

Umidifica e dá conforto respiratório

Ideal para hidratar a mucosa, usar solução salina auxilia a reduzir desconfortos respiratórios, sobretudo quando o clima está muito seco.

Pessoas que vivem em ambientes bastante poluídos (como grandes cidades), convivem com a fumaça do cigarro ou ar condicionado também encontram benefícios, pois esses também são fatores que ressecam as mucosas nasais.

Melhora a função mucociliar

No dia a dia, mesmo quando as crianças ou adultos estão saudáveis, a prática de higienizar o nariz com solução de cloreto de sódio pode trazer mudanças significativas no bem-estar em geral, pois melhora o mecanismo mucociliar (responsável pela remoção contínua das partículas estranhas ao organismo  pelos cílios da mucosa nasal).

Com isso, gradualmente o nariz tranca menos, evitando incômodos e desconfortos.

Traz mais bem-estar em geral

Até a disposição pode ser beneficiada com a lavagem nasal, porque a obstrução da respiração pode afetar o sono, fazendo com que o corpo não consiga descansar adequadamente. 

Ao longo do tempo, é comum que o cansaço e as dores de cabeça surjam em decorrência das noites mal dormidas.

Quando fazer lavagem nasal?

É comum que a lavagem nasal só seja lembrada quando alguma coisa está interferindo na boa respiração. Mas, de forma geral, a recomendação é torná-la parte da rotina de cuidados.

Por isso, vale conversar com seu médico ou médica para avaliar qual a frequência ideal, pois a idade, o histórico clínico e até o ambiente podem interferir na frequência adequada.

Mas caso não haja nenhuma contraindicação específica, a limpeza nasal pode ser feita diariamente, cerca de duas vezes ao dia, conforme necessidade e indicação médica.

Como lavar o nariz com Maresis?

O Maresis, em geral, acompanha duas válvulas — uma para o uso adulto e outra para o uso infantil. Por isso, é preciso encaixar a válvula correta, conforme a necessidade de quem vai usar. 

A ponta da válvula deve ser posicionada na entrada da narina, sem a necessidade de introduzi-la muito fundo. 

O produto pode ser usado em qualquer posição, assim, ele pode ser manuseado na horizontal, vertical ou inclinado, de modo que fique mais cômodo para quem vai aplicá-lo.

Caso seja mais confortável para o paciente, sobretudo quando se trata de crianças, pode ser indicado o uso de limitador nasal que acompanha algumas versões do produto. Para isso, basta acoplá-lo na pontinha da válvula e encostar toda a superfície na borda da narina. 

Com o dedo indicador, aperte a base da válvula, fazendo com que o jato seja liberado. 

Vale reforçar que o Maresis é um mecanismo de jato contínuo, por isso, enquanto a base estiver pressionada, o jato será liberado. Ao soltar a válvula, o jato cessa.

O processo pode ser repetido conforme a indicação médica ou até que haja uma higiene eficaz. 

Logo após a liberação da solução, pode ser necessário assoar o nariz, ajudando na eliminação de secreções já fluidificadas.

Como usar o Maresis Baby?

Para fazer a lavagem nasal com Maresis Baby, o procedimento é bem parecido com as demais versões. A principal diferença fica no controle do jato.

Ainda que Maresis Baby tenha um jato mais suave, é preciso cuidar para que a base da válvula seja pressionada e soltar mais rapidamente (sem manter a válvula pressionada por muitos segundos), de modo que o jato seja curto.

Vale lembrar que o spray nasal pode ser aplicado com a embalagem em qualquer posição, portanto, não é preciso levantar ou sentar a criança para a lavagem nasal.

Posso usar Maresis com frequência?

Sim! O uso do spray nasal Maresis pode ser feito diariamente, e a frequência de lavagens vai depender do quadro clínico e da idade de cada paciente.

O Maresis é ideal para a lavagem e umidificação das fossas nasais, auxiliando no tratamento de alguma condição (como gripes, sinusites, alergias), mas também ajudando a manter o bem-estar respiratório. 

Aliás, a higienização do nariz pode ser adotada por pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Esse cuidado não traz riscos à saúde, desde que feito de modo correto e que não haja nenhuma contraindicação específica.

Vale lembrar que a solução de cloreto de sódio 0,9% não é igual às gotas vasoconstritoras — que são aquelas também usadas para aliviar a congestão nasal. 

Essas devem ser usadas somente pelo tempo estipulado pelo médico ou médica, em condições pontuais. 

As gotas vasoconstritoras promovem alívio rápido porque contêm substâncias descongestionantes que contraem os vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo local e desencadeia a redução do edema (inchaço) da mucosa nasal e a produção de muco. 

Porém, usar continuamente esses medicamentos pode ser prejudicial à saúde, levando inclusive ao efeito reverso — também conhecido como efeito rebote. 

Além disso, muito se fala sobre os vícios em descongestionantes farmacológicos. Isso ocorre exatamente porque o alívio é passageiro, de forma que pouco tempo depois, a dificuldade em respirar retorna, fazendo com que a pessoa utilize novamente, cada vez com mais frequência. 

Já os sprays nasais Maresis promovem uma limpeza natural da região nasal, de forma que não existem riscos de vícios ou efeito rebote.

Quais cuidados devo ter?

É sempre importante consultar especialistas em saúde antes de usar qualquer produto. Dessa forma, é possível obter informações adequadas sobre formas de administração, cuidados ao longo do tratamento e dicas para um uso seguro e racional dos produtos e medicamentos. 

De forma geral, pessoas com alergia ou sensibilidade aos componentes da fórmula de Maresis, não devem fazer uso. Gestantes devem sempre conversar com profissionais de saúde e só fazer o uso do produto sob prescrição médica. 

Além disso, é sempre necessário avaliar a troca de válvulas quando a aplicação for feita em crianças, para que a intensidade do jato seja adequada.

Lembre-se também que em casos de dores, desconfortos ou sintomas persistentes, é indispensável buscar ajuda médica.

Também é importante destacar que a lavagem nasal não causa otite, pneumonia ou qualquer dano à estrutura interna do nariz. Ela é segura e, feita corretamente, traz diversos benefícios.

Preço e onde comprar

Maresis pode ser comprado em farmácia físicas ou on-line, bem como plataformas como o Consulta Remédios, que auxilia a encontrar a versão que você precisa com mais facilidade.

O preço médio pode variar conforme a localidade e tamanho da embalagem (há opções com 100 mL e 150 mL), mas em geral eles são:

*Preços consultados em agosto de 2020. Os valores podem sofrer alterações.

O que ajuda na saúde respiratória?

Respirar bem é essencial para o funcionamento e bem-estar do organismo como um todo. Correr, brincar, praticar esportes, dormir e todas as outras atividades do dia a dia são diretamente impactadas pela respiração.

Então, para ajudar nisso, alguns cuidados são essenciais. Além da lavagem nasal com solução de cloreto de sódio, é importante:

  • Manter a boa hidratação: beber bastante líquido ajuda a fluidificar o muco, fazendo com que ele seja expelido mais facilmente pelo organismo;
  • Evite irritativos: ficar longe da fumaça do cigarro, poluição e do ar-condicionado faz bastante diferença na redução das congestões nasais; 
  • Use umidificadores: regular a umidade do ar ameniza o desconforto nasal, melhorando a respiração e evitando o nariz trancado;
  • Consulte especialistas: congestão nasal ou desconforto respiratório frequente, que não melhoram, precisam ser avaliados e diagnosticados corretamente.

Adotar algumas medidas simples no dia a dia pode ter impactos significativos na saúde e no bem-estar. A limpeza nasal é um bom exemplo disso, pois é capaz de proporcionar uma respiração mais adequada e livre de obstruções.

Maresis auxilia nesse cuidado, seja para adultos ou crianças. Junto da orientação médica e outras medidas de saúde, o produto promove mais bem-estar!

Quer conhecer mais dicas para cuidar da saúde de forma simples e eficaz? O Minuto Saudável te conta!

Fontes consultadas


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.