Gravidez semana a semana: sintomas, fases e formação do bebê

0

Gravidez é o nome dado a todo o período de tempo desde a fecundação do óvulo pelo espermatozoide até o momento do parto. Nesse processo, ocorre o desenvolvimento do bebê.

A gravidez é um processo natural de proliferação da espécie. Acontece com todos os animais e plantas. No ser humano, a duração natural é de até 40 semanas, o que equivale a 9 meses no calendário.

Deixando a ciência de lado, a gravidez é um momento lindo, muito aguardado pelos pais e que acarreta muita alegria.

Ter um filho não é somente engravidar e depois de 9 meses dar a luz. Isso envolve muitas mudanças hormonais, psicológicas e financeiras na vida do casal.

Índice – neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. Primeiro trimestre
  2. Segundo trimestre
  3. Terceiro trimestre

A cada semana da gestação ocorrem mudanças no desenvolvimento do feto. Entenda cada uma delas:

Primeiro Trimestre

O primeiro trimestre é o momento em que há mais risco no desenvolvimento do feto em mulheres que estão esperando o primeiro filho, pela possibilidade de perda (aborto espontâneo).

O bebê se torna mais forte a cada semana, fazendo com que essa possibilidade diminua.

1ª Semana

Ciclo menstrual e concepção

Em um processo normal de menstruação, que dura em média 28 dias, o óvulo maduro é liberado no meio desse processo (por volta do 14º dia). Esse óvulo viaja desde o ovário até as tubas uterinas, em direção ao útero, e lá aguarda ser fecundado. Se não for fertilizado, o ciclo começa novamente.

A primeira semana pode ser contada pelo primeiro dia da menstruação. Os médicos utilizam esse dia para prever a data provável do parto (DPP).

Caso esteja planejando engravidar ou tenha receio que esteja grávida, certifique-se de estar ingerindo ácido fólico (vitamina B9) e vitaminas pré-natais (B12, C, D e E), pois estes nutrientes são fundamentais nesse começo, para que seu pequeno tenha um ótimo crescimento.

Converse com seu médico para que ele possa te indicar a suplementação adequada para o ingresso à maternidade.

É nessa semana que começa a preparação do corpo da mulher para a segunda semana, onde ocorrerá a fecundação.

Processo Ovulação
Dias de gravidez 7 dias

2ª Semana

É na segunda semana que o corpo da mulher se prepara para a fecundação, liberando hormônios que permitem a ovulação e as condições necessárias para gerar o bebê.

As mudanças que ocorrem são:

  • O revestimento uterino fica mais espesso para acomodar o novo feto;
  • Os folículos ovarianos amadurecem até um deles se tornar dominante;
  • Hormônios são liberados para que o folículo dominante libere o óvulo para a fecundação;
  • O muco cervical se torna mais macio, fluido e aquoso, como clara de ovo, para facilitar a vida dos espermatozoides;
  • Começa a liberação do hormônio estrogênio responsável por estimular o revestimento do útero para alojar o óvulo fertilizado.

Como ocorre a fecundação do ovo?

Em cada ejaculação, o homem libera de 300 a 400 espermatozoides no interior da vagina.

O espermatozoide tem somente uma missão: fertilizar o ovo. Mas apenas alguns sobrevivem nesse processo.

Ao chegar nas tubas uterinas, eles são empurrados em direção ao ovo, mas somente um espermatozoide — o mais forte — consegue chegar ao objetivo e fertilizar o ovo.

Quando isso ocorre, a missão muda e se torna mais tranquila. O ovo fecundado, também conhecido como Zigoto, continua descendo para seu objetivo final: o útero.

O que acontece quando há gêmeos fraternos ou dizigóticos?

É chamada gravidez de gêmeos fraternos quando dois óvulos distintos são fecundados por dois espermatozoides diferentes, ao mesmo tempo.

Gêmeos fraternos são os mais comuns de acontecer, sendo aqueles geneticamente parecidos e que podem ou não dividir a mesma placenta.

Já a gravidez de gêmeos dizigóticos é mais rara. É resultado de um óvulo que foi fecundado e, ao começar o processo de divisão celular, as células se dividiram dando origem a outro embrião, que será igual ao outro, originando gêmeos idênticos.

Processo Fecundação
Dias de gravidez 14 dias

3ª Semana

Nessa semana, o óvulo fecundado fixa-se na parede uterina. Nisso pode ocorrer corrimento vaginal (intenso ou não, depende da mulher). Essa perda de sangue não prejudica a gravidez.

É nessa semana que as células começam a se reproduzir deliberadamente, se multiplicando e se dividindo.

Começa também a formação da placenta, que é responsável por produzir o hormônio hCG (o hormônio da gravidez); o cordão umbilical, que servirá de conexão da mãe com o bebê até o fim da gravidez; a bolsa amniótica; a bolsa vitelina; e a membrana protetora no interior do útero.

Alguns sintomas que vão acompanhar as primeiras semanas da gravidez e que podem persistir por todo o primeiro trimestre são:

  • Enjoo matinal;
  • Cansaço físico e sonolência;
  • Sensibilidade e dor nos seios;
  • Variações emocionais;
  • Cólicas;
  • Prisão de ventre.
Comparação Semente de chia
Processo De célula única a embrião
Dias de gravidez 21 dias

4ª Semana

Com a produção de hormônios, a gravidez já pode ser detectada por testes de farmácia, sangue ou urina. Enjoos e os sentidos mais aguçados podem ser sentidos pela mulher nessa semana.

No feto, as camadas embrionárias começam a se diferenciar para dar origem às diferentes partes do corpo. É nessa semana que começa a diferenciação de osso, pele, órgãos, olhos e boca.

O tubo neural começa a ser desenvolvido, fazendo a ligação da coluna ao cérebro. Caso tenha algum problema na formação do tubo, pode haver uma complicação chamada espinha bífida, na qual a medula espinhal não se fecha completamente.

Tomando pelo menos 400mg de ácido fólico todos os dias, é possível evitar complicações na formação da medula espinhal.

O coração e o início do sistema circulatório começam a ser desenvolvidos, junto com o sistema digestório.

Além disso, o sexo do bebê já está determinado, apesar de não ser detectável ainda.

A partir da multiplicação das células, seu corpinho cria as condições necessárias para sobreviver.

A preparação pré-natal é de extrema importância no início da gravidez para o bebê crescer com saúde.

Comparação Grão de arroz
Processo Diferenciação celular
Peso aproximado 1 g
Tamanho 0,2 cm
Dias de gravidez 28 dias

5ª Semana

Na quinta semana, o embrião se desenvolve muito rapidamente. As principais estruturas, como esqueleto, músculos, coração, rins, fígado, sistema nervoso central, estão sendo formadas.

Nesse período já é possível ouvir os batimentos cardíacos no ultrassom. O pequeno coração pode chegar a 80 batimentos por minuto.

Vale destacar que a cabeça do bebê é a parte do corpo que mais cresce, desenvolvendo o cérebro e o sistema nervoso.

Sintomas como cólicas, enjoos e mudanças de humor são comuns nesse processo. Procure relaxar com banhos de água morna, pois a água muito quente pode causar malformações no sistema nervoso central.

A alimentação também é de extrema importância nessas semanas, pois tudo que é ingerido vai para o bebê. Casos de suplementação nutricional precisam ser acompanhados pelo médico.

Comparação Semente de laranja
Processo Formação de estruturas embrionárias
Peso aproximado 1 g
Tamanho 0,3 cm
Dias de gravidez 35 dias

6ª Semana

Na sexta semana, pedaços de tecido começam a se desenvolver, e a medula espinhal também. Inicia-se o desenvolvimento do queixo, maxilar e a maçã do rosto. No lugar dos olhos, ainda tem somente uma mancha preta, mas o embrião já tem o cérebro.

Sua aparência começa a ficar mais semelhante a um bebê, com braços e pernas aparentes.

Já na gestante, os seios podem ficar sensíveis devido a grande circulação sanguínea e o aumento da produção das células mamárias.

É de extrema importância a ingestão de ácido fólico e vitaminas do complexo B, tanto pela alimentação quanto pela suplementação nutricional.

Comparação Semente de romã
Processo Células cardíacas em desenvolvimento
Peso aproximado 1 g
Tamanho 0,6 a 0,8 cm
Dias de gravidez 42 dias

7ª Semana

O embrião começa a se formar com uma rapidez assustadora. Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não estão funcionando.

Começa a produção de ligações nervosas entre a retina e o cérebro. O rosto começa a ganhar forma, com distinção entre olhos, boca, nariz e maçãs do rosto.

Os rins são os primeiros a funcionar e se preparam para soltar a urina. Os pequenos braços e pernas estão em crescimento e, nas pontas, seus dedos.

A placenta está em pleno desenvolvimento e crescimento, suprindo as necessidades nutricionais do embrião.

Comparação Amora
Processo Todos os órgãos em desenvolvimento
Peso aproximado 1 g
Tamanho 0,11 a 0,13 cm
Dias de gravidez 49 dias

8ª Semana

Nessa semana começa a ligação entre os neurônios e os membros, por isso os primeiros movimentos podem aparecer. Eles são pequenos e involuntários, mas existentes.

Os movimentos não podem ser sentidos pela mãe, por conta da distância entre o feto e o útero.

Começam a aparecer o nariz, orelhas e os olhos. O rim excreta urina pela primeira vez. O pequeno coração pode chegar a 150 batimentos por minuto.

Comparação Framboesa
Processo Os primeiros movimentos
Peso aproximado 2,5 g
Tamanho 0,13 a 1,7 cm
Dias de gravidez 56 dias

9ª Semana

O embrião começa a ser chamado de feto.

Essa semana tem um pico de crescimento nos braços e pernas do feto, desenvolvendo os dedos e as articulações do cotovelo e joelho.

Começa o desenvolvimento do fígado, vesícula biliar, baço e a glândula adrenal.

Nessa semana, começa a se intensificar o desenvolvimento das glândulas mamárias na mãe, os seios podem ficar maiores, mais sensíveis e doloridos ao toque.

Especialistas acreditam que a natação é o melhor exercício para ser realizado durante a gravidez, por não comprometer as articulações.

Comparação Cereja
Processo Começa a se parecer com um bebê
Peso aproximado 2,5 g
Tamanho 2,5 cm
Dias de gravidez 56 dias

10ª Semana

Os sistemas do corpo do bebê estão se integrando e se formando completamente.

Alguns dos órgãos começam a funcionar: o estômago produz suco digestivo; os rins produzem maior quantidade de urina; caso seja um menino, seus testículos estão se desenvolvendo.

Dentro da gengiva, os primeiros dentes de leite estão se formando.

O cérebro continua em formação, mas já conta com 250 mil neurônios desenvolvidos. As feições do rosto começam a se diferenciar e os dedos a se separar.

Muitos profissionais da saúde, contraindicam a cafeína, pois o café é um diurético, ou seja, aumenta a produção de urina, que acarreta na perda de líquido.

Caso você sinta a necessidade de tomar cafeína todos os dias, no café ou em refrigerantes, certifique-se de tomar água o suficiente para compensar a perda de líquido.

Comparação Morango
Processo Sistemas integrados e formados
Peso aproximado 3 g
Tamanho 2 a 3 cm
Dias de gravidez 70 dias

11ª Semana

O coração do bebê está batendo cada vez mais forte. Não se assuste com a velocidade, o pequeno coração bate duas vezes mais que o da mãe, entre 120 a 160 batidas por minuto.

A cabeça do feto, nesta fase, tem quase metade do tamanho do corpo, o que indica que o crescimento está sendo realizado com sucesso.

A placenta se assenta no útero e começa a realizar seu principal papel, suprindo tudo o que o bebê precisa: troca entre a circulação sanguínea da mãe e do feto, troca hormonal para o desenvolvimento, entre outros.

Se o bebê for uma menina, seus ovários estão sendo formados.

É também nessa semana que o crescimento da pele começa, uma fina camada cobre todo o corpo do bebê, auxiliando na regulação da temperatura corporal.

Na ponta dos dedos, unhas já estão apontando.

Os desejos da mãe começam a ficar intensos e aparentes.

Nesse período, é preciso fazer um teste para detectar a proteína chamada de fator Rh, Caso  a mãe seja Rh negativo, mas o pai Rh positivo, é possível que a criança seja Rh positivo.

Essa condição pode trazer consequências graves para a criança, pois o corpo da gestante pode produzir anticorpos para o fator Rh.

O problema pode ser resolvido com uma injeção de Rhogam, que é tomada entre a 28º e a 29º semana. Essa injeção também pode ser feita depois do nascimento, para evitar complicações em futuras gestações.

Além disso é importante manter a suplementação de vitamina C em dia, pois é ela que vai ajudar no crescimento de novas células e desenvolver os ossos e dentes.

Alimentos como laranja, mamão, morango e brócolis, adicionados à dieta, já são suficientes para manter mamãe e bebê saudáveis.

Comparação Tomate cereja
Processo Boceja e se movimenta
Peso aproximado 9 g
Tamanho 5 cm
Dias de gravidez 77 dias

12ª Semana

Unhas formadas! Os pequenos dedos estão se formando e, nas pontas, minúsculas unhas. Muitos bebês nascem com elas muito compridas, precisando ser aparadas logo após o parto, para não ocorrer acidentes.

Nessa semana, o período crítico para o desenvolvimento da criança está quase no fim, todas as partes principais do feto estão formadas, apesar de muita coisa ainda está por vir.

Os órgãos sexuais já estão desenvolvidos, apesar de não ter como ver no ultrassom. Como os órgãos internos já estão formados, agora o grande crescimento começa: o bebê vai crescer e engordar.

Com a formação completa da pele, as pálpebras estão cobrindo os olhos, e não se abrirão até o segundo trimestre da gravidez.

Na gestante, os sintomas estão ficando cada vez mais aparentes, como o grande apetite.

Os hormônios estão aflorando e com isso a pele pode ficar mais oleosa, assim, muitas mães desenvolvem acne durante esse período da gravidez.

Sintomas como corrimento vaginal podem ser normais, mas se houver dor ou prurido ao urinar, pode ser sinal de infecção urinária. Consulte seu médico.

Manter uma dieta rica em proteínas é muito importante durante toda a gestação, especialmente nesse período.

Comparação Limão
Processo Bebê completamente formado
Peso aproximado 14 g
Tamanho 6,3 cm
Dias de gravidez 84 dias

13ª Semana

Os órgãos do pequeno estão a todo vapor. Os rins estão produzindo uma quantidade significativa de urina e excretando no líquido amniótico. Seu corpo está com tamanho suficiente para acoplar o intestino, antes instalado no cordão umbilical.

O corpo precisa acompanhar o crescimento da cabeça, que cresceu muito devido ao desenvolvimento do cérebro. Dos quase 10 cm do bebê, metade é ocupada somente pela cabeça.

Os sentidos estão começando a ganhar lugar no corpo do bebê. Movimentos de sucção (usados na amamentação) são treinados, os órgãos do olfato estão se desenvolvendo, apesar de estarem prontos para uso somente no 6º mês de gestação.

Apesar de pequeno, o bebê já pode ouvir os ruídos produzidos pelo corpo da mãe e, lá no fundo, a voz dela. As pálpebras, íris e retina estão aparecendo, o feto começa a ter sensibilidade nos lábios, rosto, palma das mãos e pés.

Os sintomas mais aparentes da gravidez, como náuseas, fadiga e vômitos, diminuem, e os momentos alegres da gestação começam. Algumas mulheres dizem que sentem uma onda de energia nesse período.

A cintura da mulher começa a engrossar, por isso calças de cintura fina podem incomodar.

A 13º semana marca o começo do 4º mês de gravidez. O fim do primeiro semestre chegou!

Comparação Ameixa
Processo Ouve-se o coração através de ecografia
Peso aproximado 28,5 g
Tamanho 6,6 a 10 cm
Dias de gravidez 91 dias

Segundo trimestre

No segundo trimestre, o risco de aborto espontâneo diminui consideravelmente. Algumas mulheres dizem que o segundo semestre é um turbilhão de emoções e sentimentos únicos que vem com a gravidez.

O sexo do bebê pode ser identificado e com isso iniciam-se os preparativos para a vinda do pequeno.

14ª Semana

A primeira semana do segundo trimestre é marcada pelo crescimento dos pelos, na sobrancelha e cabelo. O corpo começa a se esticar e se movimentar.

A boca começa a treinar movimentos de abrir e fechar, os músculos e órgãos da fala estão prontos para funcionar. Os olhos estão se posicionando no destino final e o rosto está tomando forma, com as orelhas e mandíbulas posicionadas.

Na ponta dos dedos já é possível identificar suas impressões digitais, que irão acompanhá-lo ao longo de toda vida.

O corpo do feto se reveste por inteiro com uma fina camada de pelo, chamada lanugo, que o protege no líquido amniótico e ajuda na regulação da temperatura corporal. Essa camada de pelo pode desaparecer durante a gravidez ou logo após o parto.

Na barriga da mulher pode aparecer uma fina linha escura, que separa o abdômen em duas partes. Esse fenômeno se dá pelo acúmulo de melanina durante esse período. Os mamilos podem começar a ficar mais escuros também, pela formação dos hormônios e da melanina.

Manchas escuras (melasma) podem surgir no rosto, axilas e pernas. Elas podem se agravar com o andar da gravidez e desaparecer logo após a amamentação. Para evitar essas manchas, passe protetor solar diariamente.

As estrias podem começar a aparecer e ser um incômodo para a mulher. Para evitá-las, é importante se manter hidratada. Alguns óleos podem ajudar nesse processo, como óleo de amêndoas, de sementes de uva ou girassol, e cremes hidratantes.

A 14º semana é o limite para realizar o exame de translucência nucal para identificar a Síndrome de Down. Consulte seu médico e deixe o exame em dia.

Comparação Pêssego
Processo Placenta funcionando completamente
Peso aproximado 56 g
Tamanho 8 a 10 cm
Dias de gravidez 98 dias

15ª Semana

Com a retenção de nutrientes que o corpo da mãe está passando para o feto, os ossos estão se endurecendo com a ajuda do cálcio. Com isso, as articulações estão se movimentando e se exercitando. O bebê começa a levar os dedos até a boca.

Como a pele é bem pequena e fina, é possível ver pequenas veias que levam sangue para todo o corpo do pequeno. O cabelo é definido nesse período, apesar de alguns recém-nascidos nascerem sem cabelo, o mesmo está sendo formado na 15ª semana, podendo mudar de cor e textura.

Com o desenvolvimento dos órgãos da fala e alimentação, o feto começa a ter soluços que são imperceptíveis pela mãe.

Já é possível identificar o sexo do bebê através do ultrassom!

As papilas gustativas começam a se formar. Apesar de parecer improvável, o bebê consegue identificar se o ambiente externo está claro ou escuro. Essa é a mesma impressão de quando estamos com os olhos fechados e sabemos quando está dia ou noite.

Na futura mãe, algumas mudanças estão acontecendo. Devido a grande circulação de sangue e fluidos, os pés e tornozelos podem ficar inchados — esse aspecto é normal nesse período e pode sumir com o tempo.

Com o crescimento da barriga, fica cada vez mais difícil encontrar uma posição. Colocar uma almofada entre as pernas e deitar de lado pode ajudar a aliviar a pressão e garantir um sono tranquilo.

Como o útero está ganhando espaço no organismo, a compressão da bexiga e intestino é normal.

A alimentação correta pode ajudar a não ter prisão de ventre e hemorroidas. Alguns alimentos que podem ajudar nesse processo são: kiwi, ameixas, figos e legumes frescos.

Comparação Laranja
Processo Ouve os sons do corpo da mãe
Peso aproximado 57 g
Tamanho 10 a 11,4 cm
Dias de gravidez 105 dias

16ª Semana

O bebê está cada vez se movimentando mais, levantando a cabeça e exercitando o pescoço e as articulações da coluna.

Com toda essa energia, os movimentos dos braços e pernas ficam mais intensos, o feto abre e fecha as mãos, além de fazer caretas, movimentando os nervos da face. Mas esses movimentos ainda não são perceptíveis pela mãe pelo amortecimento provocado pelo líquido amniótico.

Depois de desenvolver a percepção de luz, o bebê já consegue sentir as carícias feitas pela mãe na barriga.

O ouvido interno já está totalmente formado, ouvindo sons internos do corpo da mãe. As pálpebras continuam fechadas, mas dentro delas, os olhos já se movem.

Ter uma boa noite de sono durante essas semanas pode ser um desafio para a mãe. Dormir de barriga para baixo pode ser incômodo tanto para a mãe quanto para o feto, já dormir com a barriga para cima aumenta a pressão sobre a veia cava.

Uma posição que parece mais agradável é dormir sobre o lado esquerdo do corpo, aumentando assim a circulação sanguínea e diminuindo as chances de desenvolver inchaço e varizes.

Comparação Pêra
Processo Capaz de coordenar os movimentos
Peso aproximado 85 g
Tamanho 11,4 a 12,1 cm
Dias de gravidez 112 dias

17ª Semana

Novas estruturas estão em formação e as já desenvolvidas ganham forma e peso.

O bebê começa a ganhar peso e acumular gordura, que ajuda na produção de calor depois do nascimento. A placenta supre os nutrientes que o bebê precisa e continua produzindo os hormônios da gravidez.

A criança treina os movimentos de sucção engolindo e expelindo o líquido amniótico.

Com o ouvido interno formado, começa a ouvir os sons externos do corpo da mãe.

Nessa semana começa a produção do vérnix, um líquido parecido com uma pomada branca que protege o feto do líquido amniótico e futuramente ajuda na hora do parto.

Pela falta de oxigênio dentro do útero, os pulmões, neste momento completamente formados, não estão em funcionamento.

O cálcio é de extrema importância nessa fase para a formação dos dentes de leite, dentro da gengiva do bebê, e para o fortalecimento dos ossos.

Nesse estágio, o bebê já se movimenta freneticamente e, em algumas posições, é possível sentir.

O enjoos não são mais um incômodo nessa fase da gravidez. Porém, algumas dores podem ser perceptíveis, pois o útero está se expandindo e tomando o lugar de outros órgãos para acomodar o bebê.

Com o aumento da progesterona, podem acontecer ondas de calor pelo corpo.

Comparação Tomate
Processo Ouve os sons exteriores do corpo da mãe
Peso aproximado 142 g
Tamanho 15,2 cm
Dias de gravidez 119 dias

18ª Semana

O bebê começa a treinar os movimentos da respiração.

As impressões digitais, antes somente uma indicação, começam a tomar forma e as pequenas dobras nas pontas dos dedos são formadas.

O intestino da criança começa a trabalhar com o líquido ingerido no treino da respiração. Esse líquido, que é excretado pelo ânus do bebê, passa pelo estômago e intestino, se juntando com células mortas. Ele chama-se mecônio, e a mãe poderá ter contato com ele na primeira troca de fraldas.

Os movimentos do bebê podem ser perceptíveis ao toque. Muitas mães afirmam começar a sentir os movimentos entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez.

Nessa fase, a barriga fica bem mais aparente e roupas podem ser um problema. Por isso, procure usar peças que não apertem a barriga e que sejam confortáveis.

O coração da mãe está trabalhando de 40 a 50% a mais do que normalmente, afinal está criando uma vida! Com isso, é possível sentir tonturas caso levante rapidamente. Ajustar o nível de açúcar no sangue e se deitar um pouco pode ajudar com as tonturas.

Comparação Batata-doce
Processo Movimentos da respiração
Peso aproximado 200 g
Tamanho 14 a 18 cm
Dias de gravidez 126 dias

19ª Semana

Caso o bebê seja uma menina, seu sistema reprodutor já está completamente formado. Dentro dos ovários tem mais de seis milhões de óvulos primitivos. Depois de nascer, esse número pode chegar a somente um milhão.

Se for um menino, os testículos estão formados e produzindo testosterona, e o membro externo continua crescendo.

As sobrancelhas, fios de cabelo e cílios estão começando a aparecer.

Nessa fase, o bebê começa a ter seu próprio horário de sono, independente da atividade externa.

Com todo o desenvolvimento, o feto já consegue ouvir os sons externos, inclusive a voz do pai e mãe.

Na 19ª semana, a barriga começa a ficar pesada, o que acarreta em mudanças em alguns hábitos da mãe, como o sono, o caminhar, entre outros. A recomendação é se deitar pelo menos uma vez ao dia.

Com o crescimento do útero, seus ligamentos redondos precisam se esticar para continuar a dar suporte ao órgão. Esse esticamento pode provocar, na mãe, uma dor na parte inferior do abdômen.

A sensação pode ser sentida com mais intensidade ao mudar de posição ou ao se levantar rapidamente. Caso sinta muita dor, consulte seu médico.

Comparação Manga
Processo Sons mais aparentes
Peso aproximado 200 a 225 g
Tamanho 18 cm
Dias de gravidez 133 dias

20ª Semana

A 20ª semana marca a metade da gestação.

As células nervosas referentes aos sentidos estão se alojando nos seus lugares no cérebro. Com o desenvolvimento dos sistemas muscular e nervoso, os movimentos são coordenados, como juntar as mãos, agarrar, chupar o dedo, rolar, colocar a mão no rosto.

A pele do bebê começa a ficar rosada pela circulação do sangue pelas pequenas veias.

O mecônio continua a ser produzido pelo intestino.

A criança fica bem ativa e, quando não está dormindo, está se movimentando muito. A alegria de sentir seu pequeno se movimentando é grande!

Nos cuidados maternos, a grande recomendação é a hidratação, que deve ser feita sempre, com cerca de 2 litros de água por dia.

Nesse processo da gravidez, a mãe pode chegar a 4 a 6 quilos a mais, contando o peso do bebê e dos fluidos gerados na gravidez.

A barriga, antes muito tímida, começa a surgir com vigor. Com a compressão dos órgãos pelo tamanho aumentado, podem ocorrer outros sintomas, como falta de ar. Um pouco de falta de ar pode ser comum nessa fase da gravidez, caso seja em excesso consulte um médico.

Com a barriga crescendo, o umbigo da mãe pode saltar pra fora. Se isso acontecer, não se preocupe: voltará ao normal depois da gestação.

A azia pode ser perceptível nessa fase também, bebidas ou alimentos gelados podem ajudar com o alívio desse sintoma.

A partir desta semana, a data de parto pode ser prevista e, caso o parto seja cesariana, já dá pra marcar uma data para realizar a cirurgia.

Comparação Pimentão
Processo O topo o útero está no umbigo
Peso aproximado 210 a 225 g
Tamanho 21,5 cm
Dias de gravidez 140 dias

21ª Semana

A 21ª semana marca o início do 5º mês.

As feições do bebê começam a ser muito parecidas com uma criança.

É por meio dessa idade que a memória está surgindo, por isso o bebê pode identificar a voz da mãe e do pai, diferenciar músicas, entre outros.

Conversar com o feto, chamá-lo pelo nome e fazer carinho na barriga pode ser de grande ajuda no seu desenvolvimento dentro do útero.

Na 21ª semana, o bebê já tem seu próprio ciclo de sono, que pode ou não estar relacionado com o da mãe.

A língua e as papilas gustativas são desenvolvidas, assim como os glóbulos brancos, que ajudam o sistema imunitário da criança.

Além de sentir o bebê em movimento na barriga, outro sintoma pode ser o corrimento. Se o corrimento não vir com coloração ou odor forte, a mulher não precisa se preocupar.

É nessa fase que inchaços podem começar a fazer parte da vida da gestante, para isso, pode ser recomendado exercícios físicos indicados à gestação.

O excesso de açúcar nessa fase não traz nenhum benefício, por isso é importante controlar a ingestão de açúcar, para não prejudicar o bebê.

Comparação Banana
Processo Língua e papilas gustativas
Peso aproximado 283 a 370 g
Tamanho 23 cm
Dias de gravidez 147 dias

22ª Semana

Ainda há muito espaço entre o bebê e as paredes do útero, por isso o feto troca constantemente de posição nessa fase. Até a 36ª semana isso não é preocupante, porém, depois dessa data é importante ficar atento e fazer o acompanhamento correto.

A fina pele que cobre o corpo da criança está enrugada e parece que está “sobrando”, ao longo das próximas semanas. Com o aumento do peso, o corpo vai ficando mais redondo e “cheinho”.

Todos os órgãos estão funcionando, menos o pulmão que só irá funcionar na hora do parto. Durante a gravidez, é o cordão umbilical que leva oxigênio para o feto.

Os traços do rosto, como orelhas, olhos, boca e nariz, já estão definidos e muito parecidos com o bebê que virá ao mundo. Esses traços podem ser vistos pelo ultrassom.

Devido ao constante movimento do bebê dentro da barriga, os ossos e cartilagens se desenvolvem e ficam cada vez mais fortes.

Na futura mãe, as dores musculares começam a fazer parte da rotina, o bebê ganha cada vez mais peso, o que faz com que a mãe sinta isso nas costas. Se está com dificuldades ao se levantar ou se sentar em cadeiras, sofá ou a cama, a dica é utilizar um apoio para o braço ao realizar esses movimentos, uma mão amiga pode cair bem nessa hora.

Além disso, o hormônio relaxina está trabalhando nos ossos da pelve e quadril da mãe, alargando suas articulações e preparando o corpo para o parto.

Se as dores foram muito intensas e um banho quente não resolve, consulte seu médico para tratar adequadamente.

Comparação Mamão
Processo O cérebro cresce rapidamente
Peso aproximado 454 g
Tamanho 23 a 26 cm
Dias de gravidez 154 dias

23ª Semana

Com o desenvolvimento dos ossos do ouvido interno, o feto já consegue distinguir os diferentes sons que escuta, tanto os internos (do útero, do corpo da mãe) quanto os externos (fala da mãe ou do pai, música, leitura).

Os olhos começam seus primeiros movimentos, não coordenados e aleatórios, mas estão lá.

A pele do bebê ainda está muito vermelha, por causa da grande quantidade de vasos que percorrem a fina pele dele.

Apesar de contraindicado, caso tenha algum problema durante a gestação, com 23 semanas o bebê já é capaz de sobreviver com a ajuda de máquinas e apoio médico, caso venha ao mundo.

Quando pensar que está falando sozinha, não se preocupe: seu bebê está ouvindo tudo!

Falar com seu bebê nunca foi tão importante. Quando a mãe fala com a criança, faz com que ela reconheça sua voz e futuramente possa responder a estímulos referentes a isso, como se acalmar na barriga ou até mesmo chutar em resposta.

A barriga cresce e fica cada vez mais aparente. A linha negra aparece cada vez mais, e a pele pode ficar mais escura em outras partes do corpo, como axilas, virilha, costas e em algumas mulheres no rosto. É muito comum aparecer manchas escuras no rosto de gestante, devido ao grande número de hormônios que circulam em seu corpo.

Comparação Berinjela
Processo Distingue sons externos aos sons internos
Peso aproximado 450 g
Tamanho 23 a 25,5 cm
Dias de gravidez 161 dias

24ª Semana

A 24ª semana marca o começo do 6º mês.

Os olhos do bebê estão em constante formação, apesar de não ter nenhuma cor, a íris está formada. Todos os músculos estão formados e os ossos mais duros.

As papilas gustativas estão em formação e com isso o bebê já desenvolve uma vontade e desejo de coisas doces.

Com a diminuição do espaço entre o bebê e as paredes do útero, os movimentos do pequeno podem ficar visíveis a olho nu. Nessa fase, o bebê consegue sentir carícias feitas na barriga.

Apesar de dormir quase o tempo todo, nos momentos em que está acordado, há muito movimento.

Todo esse movimento resulta em desconfortos na mulher, como a vontade de ir ao banheiro constantemente, dores nas costas e na lombar e dificuldade ao dormir.

Nessa fase da gravidez, o que a mãe sente pode ser transmitido para o bebê. Se a mãe levar um susto ou ficar muito estressada, o bebê pode responder a isso. Manter-se calma e relaxada é recomendado.

Comparação Espiga de milho
Processo Ganhando peso
Peso aproximado 590 g
Tamanho 25 a 28 cm
Dias de gravidez 168 dias

25ª Semana

Os olhos da criança já estão completamente formados e são sensíveis à luz e claridade. Somente por volta da 31ª semana a íris se torna colorida, porém a cor definitiva só vai se fixar entre os 6 e 9 meses de idade.

Nessa fase da gravidez, o bebê pode ganhar de 30 a 50 gramas por dia.

No ultrassom, é possível ver a criança tocando o rosto, movimentando seus braços e pernas, colocando o dedo na boca e até chutando. A dica é comer um pedaço de chocolate 30 minutos de realizar o exame, uma vez que o doce pode deixar seu pequeno agitado e mais feliz.

Os movimentos internos do corpo do bebê estão ocorrendo normalmente, ele engole líquido amniótico que percorre todo seu sistema digestivo e é expelido novamente através da bexiga.

A diabetes gestacional ocorre de 2% a 5% das mulheres grávidas. Para verificar os índices de insulina, é possível realizar um exame de glicose. Converse com seu médico para realizar o exame. A fase mais indicada para fazer esse exame é entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez.

Comparação Alho poró
Processo Fecha as mãos e agarra os pés
Peso aproximado 680 g
Tamanho 30 a 33 cm
Dias de gravidez 175 dias

26ª Semana

Para treinar seus mais novos pulmões, o bebê começa a preparar seu sistema respiratório para o mundo, abrindo as narinas para inalar e exalar o líquido amniótico.

Como não existe mais espaço entre o útero e o bebê, seus movimentos ficaram bem mais perceptíveis. Por esse motivo, o feto consegue sentir carícias que são feitas na barriga, pela mãe, pai, ou qualquer pessoa.

Para poder ver esses movimentos com mais clareza, a dica é deitar de barriga para cima.

Uma das brincadeiras favoritas do bebê nessa fase é colocar o cordão umbilical na boca para ficar “chupando”. Não se preocupe com isso, o cordão é forte o bastante para aguentar os puxões da criança.

Com esses movimentos, a criança treina os movimentos de sucção que serão necessários para a amamentação.

As pequenas pálpebras do bebê começam a abrir e, mesmo sendo bem pouco, há movimento.

Na mãe, dores se tornam cada vez mais constantes, devido às mudanças que estão ocorrendo para acomodar o peso do bebê. Outro sintoma comum nessa fase é o inchaço, que ocorre devido à retenção de líquidos, esse incômodo pode ser aliviado evitando ficar muito tempo em pé.

Como o bebê está crescendo com intensidade, a alimentação da mãe tem que ser cada vez mais nutritiva e variada, para poder atender a todas as necessidades nutricionais do feto. Médicos recomendam fazer refeições menores e a cada 3 horas.

Comparação Abobrinha
Processo Reage a estímulos externos
Peso aproximado 800 g
Tamanho 33 cm
Dias de gravidez 182 dias

Terceiro trimestre

E o terceiro trimestre começa, entrando no 7º mês! O último trimestre da gravidez vem com muitas mudanças na rotina, chás de bebês e quartos sendo preparados para receber o novo membro da família. No entanto, internamente ocorrem diversas mudanças também, veremos elas a seguir:

27ª Semana

Nessa fase, o bebê continua ganhando peso e formando uma camada de gordura entre os órgãos internos e a pele, o que o ajudará na regulação de temperatura ao sair da barriga da mãe.

O diafragma do bebê treina seus movimentos, que podem ser sentidos pela mãe e associados a um leve soluço. O bebê pode ter várias sessões de soluço durante um dia, o que é completamente normal.

Na mãe, o sentimento de “estômago cheio” pode ser comum, pois com o útero em crescimento, o estômago fica comprimido, e com isso aparece essa sensação.

Os mamilos ficam cada vez mais escuros e sensíveis, devido a grande quantidade de hormônios preparando o corpo para a amamentação.

Varizes, hemorroidas e cãibras podem ser comuns nessa fase. Para aliviar, existem diversos tratamentos, como exercícios, meias especiais, entre outros.

Caso o problema persista, o médico pode receitar medicamentos para aliviar os sintomas. Consulte seu médico para tratar adequadamente seu problema.

Comparação Couve-flor
Processo Ganhando peso
Peso aproximado 900 g
Tamanho 35 a 38 cm
Dias de gravidez 189 dias

28ª Semana

O bebê acaba de ganhar seu primeiro kilo inteiro, o que significa que o crescimento está só começando.

As células cerebrais, já completamente formadas, começam a funcionar e o feto esboça reações faciais e neurológicas a medida em que essas células são ativadas.

Com cada vez menos espaço para grandes movimentos, a mãe pode conseguir distinguir um chute de um soco, indicando a posição do bebê na barriga.

Caso o bebê seja um menino, é nessa fase que os testículos começam a descer para o escroto, porém isso pode demorar para acontecer ou até acontecer depois do parto. Caso seja uma menina, os lábios da vulva ainda são muito pequenos, e não cobrem o clitóris. Isso só irá acontecer mais tarde, com a evolução da gravidez.

Os desejos de alimentos específicos ficam mais intensos e a satisfazê-los pode ser um problema para algumas mulheres, pela grande preocupação do ganho de peso. Se os desejos forem sempre por alimentos com grandes quantidades de açúcar, uma fruta mais doce pode ajudar a satisfazer e ainda assim não engordar.

Caso o nome do bebê já estiver escolhido, chame seu bebê pelo nome, isso fará com que ele reconheça com mais facilidade quando vier ao mundo.

Como dito anteriormente (semana 11), se o teste de Rh resultar em positivo na criança para o fator Rh, a injeção de Rhogam deve ser tomada nesta semana. Esse procedimento irá impedir a produção de anticorpos para as células da criança.

Logo depois do nascimento, o Rh da criança será testado novamente. Caso o resultado ainda seja positivo, a mãe irá receber outra injeção de Rhogam para proteger futuras gestações.

Comparação Berinjela grande
Processo Gosta de ouvir a voz da mãe
Peso aproximado 1 a 1,4 kg
Tamanho 38 cm
Dias de gravidez 196 dias

29ª Semana

Nessa fase, a aparência do bebê se assemelha muito com a de um recém-nascido, mas um pouco menor.

A ingestão de cálcio pela mãe continua sendo muito importante para a formação dos ossos do feto que ficam cada vez mais fortes.

O cérebro, completamente formado e funcionando, ajuda na regulação de temperatura e no controle da respiração e também reage à dor da mesma forma que um recém-nascido reagiria.

A pele do bebê está cada vez mais corada e o lanugo (cobertura de pelos pelo corpo) começa a desaparecer, deixando bem definido o cabelo, sobrancelhas e cílios.

Para evitar as cãibras, é recomendado alimentos com grandes níveis de cálcio, potássio e magnésio. Alongamentos antes de dormir podem ser de grande ajuda contra esse mal.

Comparação Abóbora
Processo Sabe diferenciar a luz natural da artificial
Peso aproximado 1,3 kg
Tamanho 40 cm
Dias de gravidez 203 dias

30ª Semana

O bebê está cada vez mais perto de vir ao mundo, faltam somente 10 semanas para o parto, e se preparar adequadamente nunca foi tão importante.

Nessa fase, o cérebro do pequeno começa a aparentar como um cérebro, com suas rugas características.

As unhas já chegam até a ponta dos dedos das mãos e dos pés. Os ossos estão cada vez mais duros e os órgãos continuam a amadurecer.

Nessa fase, o bebê já consegue responder a luzes que são jogadas sob a barriga, piscando os olhos ou virando o rosto.

O crescimento em si fica mais lento e o principal objetivo é ganhar peso até o parto. A pele é lisa e rosada. Normalmente o bebê diminui a frequência de chutes e soluços.

Os órgãos estão começando a formar o sistema imunitário, e os pulmões estão se formando lentamente.

A barriga da mãe começa a ficar cada vez maior a medida em que o bebê ganha peso, com isso a pele se estica e a mulher começa a sentir coceira. Esse sintoma é normal, procure sempre evitar coçar, e ao invés disso, fazer massagens com cremes hidratantes.

Com a barriga muito grande e saltada, um novo sintoma começa a apontar: a dificuldade de respirar. Com os órgãos cada vez mais comprimidos, o pulmão é o que mais sofre. Esse sintoma costuma passar em algumas semanas, quando o bebê começa a se ajeitar no útero e descer para se encaixar no quadril.

Comparação Repolho
Processo Sistema imunitário
Peso aproximado 1,4 kg
Tamanho 43 cm
Dias de gravidez 210 dias

31ª Semana

A medida em que a criança ganha peso, sua pele começa a ficar menos enrugada, e o lanugo, pelo que cobre o corpo todo do bebê, começa a cair, deixando a pele lisinha e macia.

Sua aparência está cada vez mais próxima a um bebê recém-nascido. Os braços e pernas estão mais compridos e o espaço dentro do útero está cada vez menor. A íris (parte colorida do olho) ganha cor, porém não a cor definitiva.

Na maior parte do tempo, o feto está dormindo, pois sente segurança dentro do útero da mãe, ouvindo seus batimentos cardíacos.

Os ossos estão ficando cada vez mais duros e prontos para suportar seu peso. A medula óssea começa a produzir glóbulos brancos a partir do fígado.

Com a chegada do parto, o bebê altera muitas vezes a posição que fica dentro da barriga, virando para baixo, de ponta cabeça, com os joelhos dobrados.

Nessa fase, a conexão mãe e filho ficam cada vez maior, pois é possível conversar com o bebê e obter resposta, com chutes e empurrões, que são sua principal forma de comunicação.

Na mãe é bem comum ter retenção de líquidos nesta fase, o que acarreta inchaço nas pernas e pés, e também aumento do volume de sangue que circula.

Nessa fase é importante ficar atenta a sinais de parto prematuro. Consulte seu médico se sentir algum dos sintomas abaixo:

  • Dores nas costas que vem e vão;
  • Cólicas parecidas com a da menstruação;
  • Barriga dura em alguns lugares;
  • Contrações esparsas;
  • Perda de líquido;
  • Secreção vaginal fora do normal.

As mamas estão mais inchadas e vazando um liquido parecido com um leite escurecido. Porém, não se desespere se isso não acontecer. Esse líquido se chama colostro, e é a primeira alimentação que a criança vai receber ao nascer, pois é rico em nutrientes para suprir as necessidades do recém-nascido.

Comparação Coco
Processo Definição da cor dos olhos
Peso aproximado 1,5 kg
Tamanho 45 cm
Dias de gravidez 217 dias

32ª Semana

A 32ª semana marca a entrada para o 8º mês, o penúltimo mês de gravidez. O parto está cada vez mais perto.

Os ossos estão endurecendo, menos os ossos do crânio, que só se fecharão depois do nascimento.

O sistema nervoso está cada vez mais desenvolvido, e já dentro do ventre começa sua funcionalidade. O bebê reage à dor, ao toque, ao som, à luz e tem paladar.

O líquido amniótico adquire um sabor mais marcante do alimento ingerido pela mãe, o que faz com que a criança sinta diversos sabores durante o dia.

Estudiosos acreditam que, durante o sono, a criança sonha e começa a acumular memórias, dentro do útero.

Nessa fase, é normal sentir contrações. Também chamadas de contrações de Braxton Hicks, podem ser incômodas. Nessas contrações, a barriga fica mais dura, mas ainda não há dores intensas como as sentidas na hora do parto.

Converse com seu médico sobre essas falsas contrações, sobre suas diferenças e características. As contrações de parto são longas, frequentes, intensas e dolorosas. Já as de Braxton Hicks são contrações de treinamento e muitas vezes indolores.

Essa fase do bebê ganhar peso é de extrema importância para que ele possa sobreviver sem a ajuda da mãe, por isso é importante se alimentar corretamente para garantir que o bebê tenha todos os nutrientes necessários para vir ao mundo.

Beba muito líquido e evite comidas muito salgadas. Lembre-se: seu bebê sente o sabor dos alimentos que você ingere.

Comparação Repolho grande
Processo Cinco sentidos
Peso aproximado 1,7 kg
Tamanho 46 cm
Dias de gravidez 224 dias

33ª Semana

A criança está se movimentando menos nessa fase, por conta do espaço que ficou menor. O líquido amniótico começa a diminuir.

Pelo ultrassom, é possível ver que a cabeça da criança cresceu consideravelmente nesses últimos tempos, isso ocorre pelo grande estirão de crescimento do cérebro.

O bebê continua a ganhar peso e gordura corporal. Sua gordura final é de 15% do peso total da criança ao nascer. Pelo ganho de peso, a pele fica mais rosada e já não é mais possível ver as veias circulando pelo corpo.

Os poucos movimentos da criança dentro do útero, como abrir e fechar as mãos e colocar as mãos e pés na boca, fortalecem os ossos e músculos.

Durante toda a gestação, a mãe pode ganhar de 9 a 12 quilos além do peso do bebê, o que é normal, pois ocorre acúmulo de líquidos e é necessário comer de 3 a 3 horas para sustentar essa outra vida que cresce no útero.

Com isso, nessas últimas semanas, o peso aumenta consideravelmente e a mãe pode sentir isso nas costas e pernas, que sentem dificuldade em sustentar todo o peso.

Evite ficar muito tempo em pé e faça exercícios regularmente, como caminhadas leves, hidroginástica ou yoga são boas opções.

Comparação Abacaxi
Processo Movimentos fetais
Peso aproximado 1,9 kg
Tamanho 48 cm
Dias de gravidez 231 dias

34ª Semana

O soluço do bebê é normal e chega a ficar mais recorrente com o passar do tempo. Esses pulinhos ritmados podem ser incômodos, mas necessários. Sua presença indica a formação completa do sistema nervoso e do diafragma.

Caso não sinta os soluços do seu filho não se preocupe, dependendo da posição da criança  no útero fica impossível perceber. A criança costuma continuar soluçando algumas semanas depois do parto.

Normalmente, a criança nasce com os olhos claros, porém isso muda com o contato da luz solar, lembrando que a cor definitiva pode se definir somente após os 9 meses de idade.

Com o aumento da barriga e a grande extensão do útero, os hormônios estão à flor da pele na mãe, fazendo com que surja um sintoma chamado comichão, que são erupções na pele, mais comum na barriga, seios e quadril.

Para resolver esse incômodo, hidratar a pele regularmente pode ser suficiente. Aplique creme hidratante com frequência para manter os níveis de água na pele estáveis. Caso esse sintoma persista, consulte seu médico para que ele possa te recomendar a ação mais correta.

O surgimento de comichão na palma das mãos ou na planta dos pés pode ser um sinal de colestase. Colestase é uma concentração excessiva de pigmentos biliares na pele, que provoca o comichão, icterícia e o escurecimento da urina. Outros sintomas podem ser: dor abdominal, perda de apetite, vômitos ou febre. Consulte seu médico para que ele possa tratar a colestase adequadamente.

Os cílios estão totalmente crescidos nessa fase e o cabelo cada vez mais comprido, algumas mães têm a sorte de ver o cabelo do bebê ainda no útero, através do ultrassom.

A medida que o bebê se muda para o ‘baixo útero’ a respiração começa a se normalizar e ficar mais fácil.

Dores são comuns, isso indica que os ossos e a musculatura do quadril estão se abrindo. Além desse desconforto, as contrações podem estar presentes.

Fazer as tarefas domésticas ficam cada vez mais difícil, além de se movimentar com mais destreza. Peça ajuda para alguém para realizar tarefas como abaixar, levantar, subir em cadeiras ou pegar algo no alto, além de ser perigoso nesse estágio.

A dica é descansar sempre que der e elevar os pés para ajudar na circulação sanguínea e diminuir o inchaço.

Comparação Melão
Processo Sistema imunitário
Peso aproximado 2,2 kg
Tamanho 50 cm
Dias de gravidez 238 dias

35ª Semana

O bebê se prepara para a hora do parto e já se posiciona com a cabeça para baixo.

Todo os órgãos internos estão formados e prontos para vir ao mundo. O único órgão que ainda não está em funcionamento é o pulmão, que irá funcionar na hora do parto.

A quantidade de líquido amniótico está cada vez menor, fazendo com que diminua a mobilidade do bebê dentro do útero.

A partir da 35ª semana, é importante ficar atenta aos sinais do trabalho de parto.

As contrações são uma sensação de aperto, o útero fica duro por 30 segundos e depois descontrai. Dor abdominal parecidas com cólica são sinais também. Caso esses sintomas tornam-se regulares, de 10 em 10 minutos ou em 5 em 5 minutos, está na hora de ir para a maternidade e ter seu filho.

As malas para a maternidade devem estar prontas e perto da porta! Cada maternidade oferece itens diferentes para a mãe e o filho, consulte o que a maternidade escolhida oferece para que não seja levado mais do que é necessário.

A mãe ainda está fornecendo os anticorpos que o feto precisa para sobreviver, e a mãe continuará fazendo isso mesmo depois do nascimento, através da amamentação.

A ansiedade pode ser um sintoma normal nessa fase, seja pelo fato do bebê estar chegando, ou pelos hormônios.

Com o tamanho da barriga cada vez maior, o ato de dirigir se torna quase impossível. A legislação brasileira não tem restrição para dirigir nos estágios finais da gravidez, porém, caso seja necessário, algumas medidas podem ser tomadas para tornar esse movimento seguro.

O uso do cinto de 3 pontas é imprescindível. Tente deixar um bom espaço entre o volante e a barriga, caso não haja mais espaço, está na hora de parar de dirigir por enquanto.

Comparação Melão grande
Processo Contrações mais regulares
Peso aproximado 2,3 a 2,5 kg
Tamanho 50,9 cm
Dias de gravidez 245 dias

36ª Semana

Essa semana marca o início do 9º mês de gestação. O último mês entra com grandes mudanças na vida do casal que está prestes a ver seu filho pela primeira vez.

A partir da 36ª semana, caso o bebê nasça, não é mais considerado prematuro, mas sim um bebê em plenas condições de sobrevivência.

Dormir fica cada vez mais difícil, pois achar uma posição confortável tanto para a mãe quanto para o bebê parece ser impossível. Médicos recomendam se deitar de lado, com um travesseiro ou almofada entre as pernas.

Caso a gestação seja de gêmeos, a 36ª semana se marca pelo nascimento dos pequenos. Lembrando que cada gestação é diferente, há a possibilidade da gestação gemelar chegar à 39ª semana tranquilamente.

Nessa fase, as mães alteram sua forma de andar, tudo para ficar mais confortável nesses estágios finais. Andar curvada para trás, com as pernas levemente dobradas e os pés para fora é normal, além de andar mais devagar também.

Nesse período, é preciso contar os movimentos fetais. Você deve sentir seu bebê mexer pelo menos 10 vezes durante 12 horas, mais ou menos a partir das 9 da manhã. Caso não sinta movimentos fetais nas 12 horas do dia, consulte o médico para ver se há algo errado.

Comparação Alface
Processo Pronto para o nascimento
Peso aproximado 2,5 a 2,7 kg
Tamanho 51,2 cm
Dias de gravidez 252 dias

37ª Semana

Seu bebê pode já estar na posição certa para nascer, com a cabeça encaixada na pélvis. Caso a criança esteja sentada a indicação é de um parto cesárea.

O bebê age cada vez mais como um recém-nascido: dorme, acorda, mexe as mãos e abre e fecha os olhos. A única coisa que muda entre o feto no útero e o bebê que virá ao mundo é o peso. A criança precisa dessas últimas 3 semanas dentro do útero para ganhar peso e amadurecer o cérebro e os pulmões.

Independente da época do ano, ao nascer, o bebê irá usar um gorro de algodão, para que não haja muita perda de calor pela cabeça.

A falta de ar quase desaparece, porém como o bebê desceu, ele pressiona outras partes do organismo, como a pélvis e a bexiga, o que faz com que as idas ao banheiro se tornem mais frequentes do que nunca. Caso haja muita falta de ar nessa fase, consulte seu médico. Vale lembrar que mulheres grávidas ficam mais suscetíveis a vírus e gripes.

A mala deve estar pronta. Apenas 5% dos bebês nascem na data prevista, a partir dessa semana fique atenta!

Uma grande preocupação nessa fase é a pré-eclâmpsia, que é um aumento excessivo da pressão arterial na gestação, o que pode levar a causar convulsões. Essas convulsões podem deixar sequelas na mãe a na criança, por isso fique atenta aos sintomas, que são: inchaço no rosto e mãos, pressão alta e proteína na urina.

Comparação Pé de acelga
Processo Pronto para o nascimento
Peso aproximado 2,7 a 2,9 kg
Tamanho 51,4 cm
Dias de gravidez 259 dias

38ª Semana

Nesse período, o vérnix, que cobria totalmente o feto, começa a diminuir. Parte desse vérnix se acumula no intestino no feto, que forma o mecônio, um líquido preto que sai na primeira troca de fraldas.

Quanto mais tempo dentro do útero, mais peso a criança ganha, caso a placenta ainda esteja em condições de suprir as necessidades do bebê. A placenta começa a diminuir suas atividades com a proximidade do parto, parando quase totalmente.

Preparar o carro com o carrinho adequado para transportar a criança até em casa é importante nessa fase, já que o nascimento pode ser inesperado.

Os seios da mãe estão maiores e podem já estar cheios de leite, a pele se estica, ficando fina e sensível, sendo possível ver as veias. Os mamilos ficam escurecidos e podem se alastrar ao longo do peito, esses fenômenos podem sumir depois do período de amamentação.

Os movimentos fetais podem diminuir, mas não parar totalmente. Ainda é possível sentir o bebê se movimentar 10 vezes ao dia, porém realiza movimentos mais curtos pela falta de espaço.

Comparação Jaca
Processo Pronto para o nascimento
Peso aproximado 3,2 kg
Tamanho 51,6 cm
Dias de gravidez 266 dias

39ª Semana

No nascimento, o bebê tem cerca de 300 ossos no corpo. Ao longo do crescimento, alguns desses ossos irão se juntar, e se tornar apenas 206 na idade adulta.

Os pulmões estão completamente desenvolvidos, e prontos para respirar. Já seu sistema imunitário ainda não está completamente formado. Ele irá precisar do processo de amamentação para formar completamente seu sistema imunitário.

Muitas mães entram em trabalho de parto na 39ª semana, porém a criança pode ficar até a 42ª semana de gestação dentro do útero, apesar dos médicos não se arriscarem a passar do tempo e prejudicar o bebê. Nesses casos, geralmente fazem um parto cesária antes dessa semana.

Consulte seu médico para escolher o tipo de parto que irá querer. Muitas vezes o que a mãe escolhe não é o mais recomendado para a criança, por isso essa escolha deve ser discutida com o médico. São muitas questões que podem influenciar o tipo de parto.

Uma preocupação válida nessa fase é a anestesia: muitas mães dizem que a anestesia não dói mais que uma simples injeção. Consulte seu médico para ver se cabe ao seu caso.

Comparação Melancia pequena
Processo Pronto para o nascimento
Peso aproximado 3,3 kg
Tamanho 51,9 a 52 cm
Dias de gravidez 273 dias

40ª Semana

Caso chegue à 40ª semana, seu bebê está acomodado e quentinho, pode ser que não queira vir ao mundo tão cedo, porém, ficar mais que o necessário dentro do útero pode ser prejudicial para a mãe e para o bebê. Por isso, muitos médicos induzem o parto na 40ª ou 41ª semanas de gravidez.

Caso não tenha recomendações contrárias a prática de relação sexual nessa fase da gravidez, a recomendação é de namorar bastante, pois as relações sexuais liberam hormônios de relaxamento e pode até acelerar ou induzir o trabalho de parto.

Nessa fase, a placenta pode parar de funcionar completamente. Caso isso ocorra, é necessário induzir o parto ou realizar uma cesária, pois a criança não receberá a oxigenação correta.

A visão e os outros sentidos estão formados, porém, ao nascer, a criança poderá ter dificuldades em focar a visão mais longe do que 40cm. A distância ideal é de 30cm, o que dá do rosto da mãe até os seios. Normalmente, no processo de amamentação, a criança olha para a mãe.

Durante essa semana, ocorrerá a última consulta com o médico. Muitas vezes o médico faz um exame de toque para verificar a dilatação.

Seu filho está prestes a vir ao mundo. Prepare-se emocionalmente e fisicamente para o ocorrido, pois será necessária paciência e atenção.

Comparação Abóbora
Processo Nascimento
Peso aproximado 3,4 kg
Tamanho 53 cm
Dias de gravidez 280 dias

Curta muito seu novo bebê e aproveite para poder respirar em paz e descansar do parto ao lado do seu filho.

Muitas pessoas que já passaram por esse acontecimento podem querer dar conselhos em relação ao nascimento do seu filho, porém cada caso é diferente. Selecione o que será uma boa dica e o que pode atrapalhar nesse processo.

Cada criança se desenvolve no seu tempo, alguns desenvolvimentos podem ocorrer antes ou depois das determinadas semanas, pois cada bebê é único. Não fique preocupado e acompanhe a gravidez junto de seu médico.


Todo o processo de gravidez é único e mágico. Aproveite cada segundo e aprecie essa fase o quanto puder. Ter um filho pode ser uma dádiva, porém é preciso saber como ocorre o processo e escutar atentamente as recomendações médicas.

Se esse texto te ajudou, compartilhe para que possa ajudar mais pessoas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...

Deixe suas opiniões e comentários, nos preocupamos com ela:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.