Complicações do furúnculo: como a infecção evolui?

0

Desde que o paciente não estoure ou perfure o furúnculo, ele deve ser cicatrizado naturalmente, sem a necessidade de um tratamento específico. É importante evitar o contato com o pus e, se houver contato, deve-se lavar as mãos imediatamente para impedir nova infecção.

Depois de o furúnculo se abrir naturalmente, ele cicatriza sozinho e pode deixar uma marca escura no local, mas não causará mais problemas. O paciente pode esperar por recuperação completa da condição.

Em geral, o furúnculo só causa complicações caso o paciente tente espremê-lo, pois estourar ou furar o furúnculo pode espalhar a bactéria, fazendo-a penetrar mais fundo e entrando na corrente sanguínea. Isso é um problema pois ela pode alcançar ossos e órgãos vitais como o coração. Isso pode levar a sepse, o que é uma condição de infecção generalizada extremamente perigosa.

Quando o furúnculo está perto dos ouvidos ou na região entre a boca e o nariz, chamada “zona perigosa”, é importante ir ao médico para que haja prevenção, já que nessas regiões passam veias que podem levar a bactéria ao cérebro caso ela entre na corrente sanguínea devido à pressão do aperto.


Saiba mais sobre furúnculos!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.