Breno H. M. (Minuto Saudável)
26/09/2018 14:34

Complicações do furúnculo: como a infecção evolui?

Desde que o paciente não estoure ou perfure o furúnculo, ele deve ser cicatrizado naturalmente, sem a necessidade de um tratamento específico. É importante evitar o contato com o pus e, se houver contato, deve-se lavar as mãos imediatamente para impedir nova infecção.

Depois de o furúnculo se abrir naturalmente, ele cicatriza sozinho e pode deixar uma marca escura no local, mas não causará mais problemas. O paciente pode esperar por recuperação completa da condição.

Em geral, o furúnculo só causa complicações caso o paciente tente espremê-lo, pois estourar ou furar o furúnculo pode espalhar a bactéria, fazendo-a penetrar mais fundo e entrando na corrente sanguínea. Isso é um problema pois ela pode alcançar ossos e órgãos vitais como o coração. Isso pode levar a sepse, o que é uma condição de infecção generalizada extremamente perigosa.

Quando o furúnculo está perto dos ouvidos ou na região entre a boca e o nariz, chamada “zona perigosa”, é importante ir ao médico para que haja prevenção, já que nessas regiões passam veias que podem levar a bactéria ao cérebro caso ela entre na corrente sanguínea devido à pressão do aperto.


Saiba mais sobre furúnculos!

27/09/2018 17:11

Breno H. M. (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*