Desde que o paciente não estoure ou perfure o furúnculo, ele deve ser cicatrizado naturalmente, sem a necessidade de um tratamento específico. É importante evitar o contato com o pus e, se houver contato, deve-se lavar as mãos imediatamente para impedir nova infecção.

Depois de o furúnculo se abrir naturalmente, ele cicatriza sozinho e pode deixar uma marca escura no local, mas não causará mais problemas. O paciente pode esperar por recuperação completa da condição.

Em geral, o furúnculo só causa complicações caso o paciente tente espremê-lo, pois estourar ou furar o furúnculo pode espalhar a bactéria, fazendo-a penetrar mais fundo e entrando na corrente sanguínea. Isso é um problema pois ela pode alcançar ossos e órgãos vitais como o coração. Isso pode levar a sepse, o que é uma condição de infecção generalizada extremamente perigosa.

Quando o furúnculo está perto dos ouvidos ou na região entre a boca e o nariz, chamada “zona perigosa”, é importante ir ao médico para que haja prevenção, já que nessas regiões passam veias que podem levar a bactéria ao cérebro caso ela entre na corrente sanguínea devido à pressão do aperto.


Saiba mais sobre furúnculos!

Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Ola..
    Meu filho está com 9 anos e está tendo furunculos frequentemente gostaria de saber se devo entrar com antibióticos pois só este ano já e o quinto furunculo que ele tem ….obg

    1. Olá, Tamires.
      É preciso que seu filho seja avaliado por um(a) médico(a) para verificar a necessidade do antibiótico.
      Muitas vezes, os furúnculos são resolvidos com outros tratamentos, como a aplicação de compressas e pomadas.
      A investigação é necessária para que o medicamento não seja usado indiscriminadamente, podendo gerar resistência ao tratamento.

  2. Olá ! Tive um furúnculo recentemente. Desinformado, acabei espremendo-lo. Não sinto dor, tampouco cócegas. Apenas vejo que tem um caroço pequeno no local pouco anterior a sua abertura. Tentei espremer, mas não saiu. Agora, sua abertura fechou e parece estar cicatrizando. Gostaria de saber se devo me preocupar com o pequeno caroço que ainda ficou no local? é bem pequeno mesmo. Obrigado !

    1. Olá, Bruno.
      Em geral, esse caroço tende a desaparecer gradualmente. Porém, sempre se recomenda a busca por orientação médica.
      Caso o local não melhore ou outros furúnculos surjam, é preciso fazer uma investigação dermatológica..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *