Breno H. M. (Minuto Saudável)
26/09/2018 14:28

Descubra quais são as causas do furúnculo

A principal causa do furúnculo é a infecção por Staphylococcus aureus. A bactéria vive na pele humana e, quando fica apenas na pele, não causa problemas, mas qualquer corte e ferimento (mesmo a picada de um mosquito) abre caminho para que ela entre.

Apesar de parecidos, furúnculos não são espinhas, mas como espinhas causam feridas na pele, elas podem servir de caminho para que a bactéria infeccione o folículo e cause o furúnculo.

MSRA: bactéria resistente ao antibiótico

A MSRA, Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus, ou seja, Staphylococcus aureus resistente a meticilina é uma cepa da bactéria que é resistente a antibióticos do grupo das penicilinas.

A meticilina é um antibiótico do grupo das penicilinas que não é mais usado, pois outras penicilinas mais estáveis possuem o mesmo ou melhor efeito. Porém, a MSRA foi nomeada quando descobriram cepas da bactéria Staphylococcus aureus resistentes a meticilina. Hoje em dia, o nome é usado para cepas da bactéria resistentes ao grupo inteiro das penicilinas.

Esta bactéria não é mais agressiva do que a S. aureus normal, mas os meios de tratamento são reduzidos. Normalmente, esta cepa é encontrada em hospitais. Apesar de ela não ser mais perigosa para as pessoas do que a versão normal, por ser mais comum em hospitais, ela é perigosa para pacientes que podem ter seu sistema imunológico enfraquecido.


Saiba mais sobre furúnculos!

27/09/2018 17:10

Breno H. M. (Minuto Saudável)

Redator, é jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Produz matérias sobre exercícios, saúde masculina e exames.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*