Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 83 mil pessoas já morreram em 2019 por problemas o coração.

Mas um estudo afirma que algumas atividades simples, como dobrar roupas e cuidar do jardim, podem diminuir os riscos de problemas cardíacos em mulheres com mais de 63 anos.

Leia mais: Mulheres jovens sofreram mais ataques cardíacos nos últimos anos

Essas atividades consideradas leves reduziram em até 22% dos casos de derrames ou insuficiência cardíaca entre as participantes.

Além disso, na pesquisa, elas também diminuíram as chances de ataque cardíaco em até 42%.

Para os pesquisadores, o resultado foi significativo pois se descobriu que todos os movimentos podem beneficiar a saúde das mulheres mais velhas, e não somente os esportes ou exercícios da academia.

O estudo, feito nos Estados Unidos, pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI, sigla em inglês) em parceria com o National Institutes of Health, observou cerca de 5.800 mulheres, entre 63 e 97, durante 5 anos.

Leia mais: Ser sociável melhora a qualidade de vida de pessoas mais velhas


Como cuidar da saúde do coração?

Além da prática de exercícios físicos, por mais simples que sejam, algumas dicas também podem ajudar a evitar problemas cardiovasculares:

  • Alimentação: reduza os açúcares e o sal, que podem favorecer o infarto e o AVC. O colesterol também está associado a doenças do coração e pode ser controlado pela ingestão correta de alimentos;
  • Não fume: o tabagismo pode levar ao infarto, além de derrame cerebral e câncer de pulmão;
  • Relaxe: o estresse pode aumentar o batimento do coração podendo, em alguns casos, levar ao infarto ou AVC.

As atividades físicas, mesmo que consideradas leves, podem ajudar a evitar doenças e problemas no coração. O tabagismo e o consumo de gorduras e açúcares devem ser evitados. Em caso de dúvidas ou sintomas como dor no peito, procure um cardiologista.

Fonte: National Institutes of Health


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *