Remédios

Enbrel: para que serve, como aplicar e efeitos colaterais

Publicado em: 03/12/2019Última atualização: 02/06/2020
Publicado em: 03/12/2019Última atualização: 02/06/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Os avanços da medicina estão garantindo mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para as pessoas.     

Entre esses progressos científicos estão os medicamentos biológicos, desenvolvidos pela biotecnologia desde a década de 1980, em que o princípio ativo é produzido a partir de organismos vivos. Um dos exemplos é o Enbrel. 

Veja para que serve e outras informações de uso:

O que é Enbrel?

Enbrel é um medicamento antirreumático biológico apresentado em injeção. O tempo médio para o início da sua ação é de 2 semanas a partir da 1ª aplicação. 

A receita para a compra desse remédio é branca, ou seja, Enbrel só pode ser adquirido com uma prescrição médica, apesar de não reter a receita.. 

Ele composto de 2 partes: em pó e líquido (diluente) que devem ser misturadas conforme a orientação da(o) enfermeira(o), farmacêutica(o) e da bula. 

A dose recomendada geralmente é de 50mg por semana, podendo ser aplicada de uma vez ou fracionada (2 vezes de 25mg, por exemplo). No entanto, a dose pediátrica (que, conforme a bula, compreende pessoas menores de 18 anos) é diferente daquela para pessoas adultas.

Para as doses fracionadas, é necessário que haja um intervalo de 3 a 4 dias entre cada administração e os esquemas de aplicação variam conforme cada caso. Por isso, se houver dúvidas, busque orientação médica. 

Enbrel pode desencadear alguns efeitos colaterais como febre, inflamações e alergias, que em geral têm curta duração e se resolvem espontaneamente. No entanto, crianças pequenas (com menos de 2 anos), pessoas com infecção generalizada e que fazem tratamento de hepatite alcoólica não devem ser medicadas com esse remédio.   

Publicidade
Publicidade

Para que serve o medicamento Enbrel?

Esse remédio é indicado para o controle dos sintomas dos casos moderados e severos de artrite reumatoide, agindo na diminuição da dor, dos inchaços e da inflamação causada pela doença. A artrite idiopática juvenil moderada ou severa (que acontece entre 14 e 18 anos) também pode ser tratada com Enbrel.

O fármaco ainda pode ser indicado para tratar a Espondilite Anquilosante Ativa, uma inflamação que atinge as articulações do quadril, ombros e outras partes do corpo.  

Enbrel também pode tratar outras doenças relacionadas à inflamação nas articulações como a Espondiloartrite axial grave não radiográfica, artrite psoriásica e outras doenças inflamatórias articulares conforme indicação médica.

Publicidade
Publicidade

Enbrel serve para Alzheimer?

Não há estudos que comprovem que o Enbrel possa prevenir o Alzheimer ou melhorar o quadro de quem já é portador dessa doença. 

Há um tempo, os pesquisadores do laboratório fabricante de Enbrel suspeitaram que o medicamento pudesse retardar os sinais de Alzheimer ou então tratar quem já possui a enfermidade. 

Mas, após estudos internos, os mesmos pesquisadores desmentiram essa tese, já que o remédio não atua diretamente no tecido cerebral. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda que Enbrel seja utilizado para outras finalidades, a não ser o que é indicado na bula do medicamento. 

Quais os efeitos colaterais?

De forma comum e muito comum, podem ocorrer reações no local de aplicação, como vermelhidão, hematomas, coceira, dores e inchaço, que devem apresentar melhora em 4 dias, no máximo. Outro efeito colateral comum é o enfraquecimento do sistema imunológico, o que torna a pessoa mais suscetível a infecções por vírus, bactérias e fungos.

Além disso, a bula lista como comuns as seguintes reações adversas:

  • Reações alérgicas;
  • Formação de autoanticorpo;
  • Febre;
  • Prurido (coceira).

Além dessas, em casos mais raros, Enbrel ainda pode causar ou piorar os quadros de: 

  • Alergias; 
  • Febre; 
  • Diminuição da quantidade de plaquetas no sangue; 
  • Inflamação na parte branca dos olhos (esclerite); 
  • Inflamação nos nervos (neurite); 
  • Tuberculose; 
  • Anemia; 
  • Insuficiência cardíaca; 
  • Convulsões; 
  • Lúpus; 
  • Hepatite autoimune;
  • Descamação da pele (necrólise epiderme). 

Vale mencionar que esses efeitos adversos não necessariamente vão ocorrer, pois cada pessoas pode reagir de formas diferentes à medicação. A intensidade e duração dos sintomas, quando ocorrem, também podem variar.

Toda alteração ou manifestação sintomática deve ser informada à(ao) profissional responsável.

Contraindicações 

Esse remédio é contraindicado para pessoas: 

  • Que possuem alergias a um dos componentes da fórmula; 
  • Que estão com infecções generalizadas; 
  • Que façam tratamento de hepatite alcoólica; 
  • Menores de 2 anos. 

Também é importante dizer que a tampa da seringa do Enbrel possui látex e, portanto, esse medicamento não deve ser usado por quem é alérgico ao componente. 

Já as pessoas que possuem problemas cardíacos e esclerose múltipla podem utilizar o Enbrel com cautela e supervisão constante da(o) médica(o) responsável. 

Outro grupo que deve usar Enbrel com prudência são portadores(as) de diabetes, isso porque esse fármaco contém uma pequena taxa de açúcar na sua composição.  

Publicidade
Publicidade

Engorda?

A bula do medicamento não possui nenhuma indicação que o Enbrel possa provocar alterações na quantidade de gordura corporal ou no peso da(o) paciente. 

Como usar uma caneta de aplicação?

Se tiver dúvidas sobre a forma correta de aplicação desse medicamento, você deverá procurar o auxílio de um(a) profissional da saúde. Também é importante ler atentamente a bula e, antes da aplicação, lavar as mãos e higienizar corretamente a área de aplicação. 

Para aplicar esse fármaco, siga estes passos: 

  • Retire o medicamento do refrigerador; 
  • Retire uma seringa e deixe-a sobre uma mesa ou pia de apoio por 15 minutos ou até que o fármaco esteja em temperatura ambiente (isso deixa a injeção menos dolorida);
  • Escolha o local de aplicação (pode ser na parte da frente e de fora da coxa, na região do abdômen deixando 5 cm de distância do umbigo ou então na parte de trás e de fora do braço). Evite áreas machucadas, sensíveis ou com cicatrizes e estrias;
  • Lave as mãos e limpe o local de aplicação com um lenço umedecido; 
  • Retire a tampa da seringa tomando cuidado para não fazer muita força e entortar ou quebrar a agulha; 
  • Faça uma prega na pele com a sua mão não dominante; 
  • Com a mão dominante, segure a seringa como se fosse um lápis; 
  • Insira a agulha com um movimento rápido. A agulha deve formar um ângulo que varia entre 45° e 90°. Cuide para não empurrar a agulha com muita força;
  • Solte a prega na pele quando a agulha estiver totalmente inserida. Com a mão livre, você pode segurar a seringa para dar mais estabilidade; 
  • Aperte o canhão da seringa lentamente para injetar o líquido no corpo; 
  • Quando a seringa estiver vazia, retire a agulha tentando manter o mesmo ângulo em que ela foi colocada; 
  • Se houver um pequeno sangramento, use um pedaço de algodão ou gaze para contê-lo; 
  • Faça o descarte correto dos materiais usados no processo. Não reutilize o material.

O SUS fornece o medicamento Enbrel?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferecia o Enbrel até o mês de julho de 2019, quando o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União romperam a parceria com o laboratório que fabrica esse remédio, substituindo-o pela medicação biossimilar.

Vale lembrar que pacientes que precisam de medicações e não podem arcar com o tratamento podem entrar com processos judiciais, visando a obtenção gratuita. Nesses casos, é preciso apresentar um orçamento judicial.

No Consulta Remédios, basta preencher o formulário e a equipe irá enviar uma cotação do medicamento, facilitando o processo de acesso ao tratamento.

Preço e onde comprar

Esse remédio é apresentado de duas formas: Enbrel e Enbrel PFS

A primeira versão contém 25mg e custa cerca de R$3.900*. Já o Enbrel PFS é formulado com 50mg e pode ser comprado por R$8.299,99*.

O Enbrel é encontrado em redes de farmácias presentes nos grandes centros ou então sob encomenda nos centros menores.  

* Preços consultados em outubro de 2019.


O Enbrel é um medicamento indicado para tratar tipos de artrite. Ele pode causar vários efeitos colaterais e por isso só deve ser ingerido com a recomendação médica. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios. Confira nossas postagens!!! 

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade