Os avanços da medicina estão garantindo mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para as pessoas.     

Entre esses progressos científicos estão os medicamentos biológicos, desenvolvidos pela biotecnologia desde a década de 1980.    

Essa classe de medicamentos possui como princípio ativo microrganismos ou células geneticamente modificadas.  

Um dos exemplos é o Enbrel. Saiba mais sobre o medicamento e sua ação:

O que é Enbrel?

Enbrel é um medicamento anestésico biológico apresentado em injeção, indicado para a Artrite reumatoide, Artrite idiopática juvenil e Espondilite Anquilosante. Seu tempo mínimo de reação é de 2 semanas a partir da 1ª aplicação. 

A receita para a compra desse remédio é branca, ou seja, Enbrel só pode ser adquirido com uma prescrição médica, apesar de não reter a receita.

Ele composto de 2 partes: em pó e líquido que devem ser misturadas conforme a orientação da(o) enfermeira(o), farmacêutica(o) e da bula. 

A dose recomendada geralmente é de 50mg por semana, podendo ser aplicada de uma vez ou fracionada (2 vezes de 25mg, por exemplo).  


Enbrel pode desencadear alguns efeitos colaterais como febre, inflamações e alergias, que em geral têm curta duração e se resolvem espontaneamente. No entanto, crianças pequenas, gestantes, pessoas com infecção generalizada e que fazem tratamento de hepatite alcoólica não devem ser medicadas com esse remédio.   

Para que serve o medicamento Enbrel?

Esse remédio é indicado para o controle dos sintomas dos casos moderados e severos de artrite reumatoide, agindo na diminuição da dor, dos inchaços e da inflamação causada pela doença. A artrite idiopática juvenil moderada ou severa (que acontece entre 14 e 18 anos) também pode ser tratada com Enbrel.

O fármaco ainda pode ser indicado para tratar a Espondilite Anquilosante Ativa, uma inflamação que atinge as articulações do quadril, ombros e outras partes do corpo.  

Enbrel serve para Alzheimer?

Não há estudos que comprovem que o Enbrel possa prevenir o Alzheimer ou melhorar o quadro de quem já é portador dessa doença. 

Há um tempo, os pesquisadores do laboratório fabricante de Enbrel suspeitaram que o medicamento pudesse retardar os sinais de Alzheimer ou então tratar quem já possui a enfermidade. 

Mas, após estudos internos, os mesmos pesquisadores desmentiram essa tese, já que o remédio não atua diretamente no tecido cerebral. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda que Enbrel seja utilizado para outras finalidades, a não ser o que é indicado na bula do medicamento. 

Quais os efeitos colaterais?

No local de aplicação pode ocorrer vermelhidão, hematomas, coceira, dores e inchaço que devem apresentar melhora em 4 dias, no máximo. Outro efeito colateral comum é o enfraquecimento do sistema imunológico, o que torna a pessoa mais suscetível a contrair vírus, bactérias e fungos.

Além dessas reações, Enbrel ainda pode causar ou piorar os quadros de: 

  • Alergias; 
  • Febre; 
  • Diminuição da quantidade de plaquetas no sangue; 
  • Inflamação na parte branca dos olhos (esclerite); 
  • Inflamação nos nervos (neurite); 
  • Tuberculose
  • Anemia
  • Insuficiência cardíaca; 
  • Convulsões; 
  • Lúpus; 
  • Hepatite autoimune;
  • Descamação da pele (necrólise epiderme). 

Contraindicações 

Esse remédio é contraindicado para pessoas: 

  • Que possuem alergias a um dos componentes da fórmula; 
  • Que estão com infecções generalizadas; 
  • Que façam tratamento de hepatite alcoólica; 
  • Menores de 4 anos. 

Também é importante dizer que a tampa da seringa do Enbrel possui látex e, portanto, esse medicamento não deve ser usado por quem é alérgico ao componente. 

Já as pessoas que possuem problemas cardíacos e esclerose múltipla podem utilizar o Enbrel com cautela e supervisão constante da(o) médica(o) responsável. 

Outro grupo que deve usar Enbrel com prudência são portadores(as) de diabetes, isso porque esse fármaco contém uma pequena taxa de açúcar na sua composição.  

Engorda?

A bula do medicamento não possui nenhuma indicação que o Enbrel possa provocar alterações na quantidade de gordura corporal ou no peso da(o) paciente. 

Como usar uma caneta de aplicação?

Se tiver dúvidas sobre a forma correta de aplicação desse medicamento, você deverá procurar o auxílio de um(a) profissional da saúde. Também é importante ler atentamente a bula e, antes da aplicação, lavar as mãos e higienizar corretamente a área de aplicação. 

Para aplicar esse fármaco, siga estes passos: 

  • Retire o medicamento do refrigerador; 
  • Retire uma seringa e deixe-a sobre uma mesa ou pia de apoio por 15 minutos ou até que o fármaco esteja em temperatura ambiente (isso deixa a injeção menos dolorida);
  • Escolha o local de aplicação (pode ser na parte da frente e de fora da coxa, na região do abdômen deixando 5 cm de distância do umbigo ou então na parte de trás e de fora do braço). Evite áreas machucadas, sensíveis ou com cicatrizes e estrias;
  • Lave as mãos e limpe o local de aplicação com um lenço umedecido; 
  • Retire a tampa da seringa tomando cuidado para não fazer muita força e entortar ou quebrar a agulha; 
  • Faça uma prega na pele com a sua mão não dominante; 
  • Com a mão dominante, segure a seringa como se fosse um lápis; 
  • Insira a agulha com um movimento rápido. A agulha deve formar um ângulo que varia entre 45° e 90°. Cuide para não empurrar a agulha com muita força;
  • Solte a prega na pele quando a agulha estiver totalmente inserida. Com a mão livre, você pode segurar a seringa para dar mais estabilidade; 
  • Aperte o canhão da seringa lentamente para injetar o líquido no corpo; 
  • Quando a seringa estiver vazia, retire a agulha tentando manter o mesmo ângulo em que ela foi colocada; 
  • Se houver um pequeno sangramento, use um pedaço de algodão ou gaze para contê-lo; 
  • Faça o descarte correto dos materiais usados no processo.     

O SUS fornece o medicamento Enbrel?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferecia o Enbrel até o mês de julho de 2019, quando o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União romperam a parceria com o laboratório que fabrica esse remédio, substituindo-o pela medicação biossimilar.

Vale lembrar que pacientes que precisam de medicações e não podem arcar com o tratamento podem entrar com processos judiciais, visando a obtenção gratuita. Nesses casos, é preciso apresentar um orçamento judicial.

No Consulta Remédios, basta preencher o formulário e a equipe irá enviar uma cotação do medicamento, facilitando o processo de acesso ao tratamento.

Preço e onde comprar

Esse remédio é apresentado de duas formas: Enbrel e Enbrel PFS

A primeira versão contém 25mg e custa cerca de R$5.276,76*. Já o Enbrel PFS é formulado com 50mg e pode ser comprado por R$10.998,00*. 

O Enbrel é encontrado em redes de farmácias presentes nos grandes centros ou então sob encomenda nos centros menores.  

* Preços consultados em outubro de 2019.


O Enbrel é um medicamento indicado para tratar tipos de artrite. Ele pode causar vários efeitos colaterais e por isso só deve ser ingerido com a recomendação médica. 

O Minuto Saudável traz outras informações sobre remédios. Confira nossas postagens!!! 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *