Não é possível engravidar fora do período fértil. Isso porque, para ocorrer a fecundação, é necessário haver a liberação do óvulo, que só ocorre na fase fértil. O que acontece é que nem sempre dá para saber quando ocorrem os dias férteis, pois são estimativas. Isso faz com que a ovulação possa adiantar ou atrasar.
Em alguns casos, o que ocorre é que a relação sexual acontece pouco antes da ovulação. Como o espermatozoide sobrevive até 72 horas no canal vaginal, se o óvulo for liberado, pode acontecer a fecundação.
Por exemplo, se a relação sexual aconteceu no dia 10 e a mulher ovulou no dia 13, é possível que algum espermatozoide tenha sobrevivido e consiga fecundar o óvulo.
O período fértil acontece na metade do ciclo menstrual e dura entre 4 e 6 dias.
A maioria das mulheres tem ciclos de 28 a 30 dias, o que indica que o dia da ovulação é normalmente o 14º dia do ciclo. Então, o período fértil acontece entre o 11º e 17º dia do ciclo.
Contudo, essas datas são apenas estimativas.
Se os ciclos menstruais forem irregulares (com tempo de duração variável) as chances também aumentam. Isso porque, nesses casos, a mulher não consegue calcular corretamente a data do período fértil.
Por isso, não é aconselhável usar somente a tabelinha como método contraceptivo. Ela pode até ser usada, desde que sempre acompanhada de mais um método de prevenção (tabelinha e anticoncepcional ou tabelinha e camisinha, por exemplo).
Além dos cálculos estimados, o organismo feminino dá alguns sinais que podem ajudar a identificar o período fértil:
Quem usa corretamente o anticoncepcional não tem período fértil, pois o medicamento inibe a ovulação. No entanto, mulheres que usam anticoncepcionais (pílula e injeção) de forma desregulada, esquecendo de tomar as doses ou tomando-as em horários muito diferentes, correm risco de engravidar. Isso porque o medicamento perde seu efeito e permite a ovulação.
Leia mais: Como saber se estou ovulando? Dicas e calculadora para engravidar
A probabilidade de engravidar durante o período fértil varia conforme alguns fatores, mas de forma geral, é bem alta. A idade e as condições de saúde da mulher e do homem podem interferir a qualidade dos gametas (óvulo e espermatozoides) disponíveis.
Antes dos 30 anos, a mulher em boas condições de saúde tem cerca de 75% de chances de engravidar.
Aos 40 anos de idade, essas chances caem para menos de 10%, embora ainda precise usar métodos contraceptivos se não quiser engravidar.
Outras complicações, como doenças (principalmente no sistema reprodutor masculino e feminino) também podem dificultar a concepção, mesmo que a mulher esteja no período fértil.
Leia mais: É possível engravidar menstruada? Riscos durante o ciclo menstrual
Não é possível engravidar fora do período fértil. Entretanto, a mulher pode não saber que está ovulando, ter relações sexuais sem a proteção e acabar engravidando.
O Minuto Saudável tem outras informações sobre saúde da mulher. Confira!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.