Saúde

Qual a diferença entre urgência e emergência?

Publicado em: 22/03/2023Última atualização: 22/03/2023
Publicado em: 22/03/2023Última atualização: 22/03/2023
Dois paramédicos fazendo respiração mecânica em paciente deitada na maca.Dois paramédicos fazendo respiração mecânica em paciente deitada na maca.
Publicidade
Publicidade

Quando precisamos resolver um problema de saúde, analisamos primeiro a gravidade da situação. Um exame de rotina não é urgente ou emergencial, como uma anafilaxia ou um osso fraturado, por exemplo. Mas você sabe qual a diferença entre urgência e emergência? E quando recorrer a cada uma delas?

Continue lendo o artigo para saber como diferenciar os dois conceitos e setores para, em uma próxima situação, saber exatamente o que cada um significa e procurar o local mais adequado para o atendimento.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar:

  1. O que é urgência e emergência?
  2. Qual a diferença?
  3. Urgência e emergência pediátrica
  4. Protocolos de urgência e emergência

O que é urgência e emergência?

Imagine chegar no hospital e ter uma mesma fila para todo mundo. Não seria justo, certo? Isso porque uma dor de garganta não tem a mesma gravidade que um AVC, da mesma forma que uma pessoa em trabalho de parto não pode ficar esperando tranquilamente como alguém que está indo fazer um exame de rotina.

Urgência e emergência parecem ser sinônimos, o que não está errado no contexto linguístico. Para a medicina, no entanto, são conceitos que auxiliam na triagem dos pacientes que chegam ao pronto-socorro ou à unidade de pronto atendimento.

As duas palavras indicam casos que precisam de atenção prioritária, mas casos de emergência exigem medidas imediatas, enquanto que os urgentes revelam que o paciente não está correndo risco iminente de óbito.

Ter uma classificação como essa é bastante importante para encaminhar os pacientes para os procedimentos mais adequados e com a melhor otimização do tempo. Isso é ainda mais importante quando pensamos no contexto de uma unidade de saúde que, muitas vezes, precisa operar com recursos e pessoal reduzidos.

Leia também: Pronto-socorro ou pronto atendimento? Qual procurar?

Publicidade
Publicidade

Qual a diferença?

Foto mostra traseira de ambulância branca passando pelo cruzamento de duas ruas.

O que define a destinação de um(a) paciente para urgência ou emergência é a sua probabilidade de vir a óbito. Entenda melhor as diferenças abaixo:

Urgência

A urgência é a palavra que designa um caso grave, mas não extremamente grave, ou seja, é uma situação em que a vida do(a) paciente ainda não corre um risco extremo, embora o quadro possa evoluir para isso em um futuro próximo.

O quadro de saúde que demanda urgência indica também que a situação não pode ser adiada. Portanto, nesses casos, o(a) médico(a) precisa agir rapidamente, dando assistência ao(a) paciente para que seu quadro não evolua e fique ainda mais grave.

Podem ser casos de urgência:

  • Fraturas;
  • Torções e luxações;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Febre maior que 38 graus e por tempo prolongado.

Emergência

Emergência é um estado agravado da urgência, que demanda do(a) médico(a) intervenções imediatas para salvar a vida do paciente. Nesse sentido, a classificação de um caso como “emergencial” já indica que a equipe médica precisará adotar medidas de suporte a vida o mais rápido possível.

Sem o fator “risco de morte”, também podem ser classificados como emergenciais os casos em que há sofrimento intenso, risco de sequelas graves ou lesões permanentes.

Estes são alguns dos casos entendidos como emergenciais:

  • Politraumatismo grave;
  • Parada cardiorrespiratória;
  • Comprometimento da coluna vertebral;
  • Queimaduras que atingem mais de 25% da pele e/ou causam problemas respiratórios;
  • Cianose;
  • Trauma cranioencefálico grave;
  • Convulsões e coma (principalmente se houver relato de uso de drogas);
  • Perfurações na cabeça, no abdome e/ou peito;
  • Anafilaxia;
  • Hemorragias;
  • Infecções graves.
Publicidade
Publicidade

Urgência e emergência pediátrica

Urgência e emergência precisam ser definidos caso a caso e é necessário considerar a idade dos pacientes. Uma gripe, que parece simples para um adulto saudável, pode ser grave ou muito grave para uma pessoa gestante ou para um bebê, por exemplo.

Estes são os principais casos de emergência pediátrica em pronto-socorros:

Protocolos de urgência e emergência

O Ministério da Saúde propõe um protocolo de atendimento que ajuda a classificar a gravidade das situações conforme as necessidades dos pacientes. Esta é a chamada “classificação de risco” utilizada pelos hospitais:

  • Vermelho, prioridade zero ou emergência: situações que necessitam de atendimento imediato;
  • Amarelo, prioridade 1 ou urgência: para casos em que o paciente deve ser atendido o mais rápido possível;
  • Verde, prioridade 2: com prioridade, mas sem risco para ser classificado como urgência;
  • Azul, prioridade 3: são classificadas assim as consultas de baixa complexidade e pelas quais pode haver tempo de espera. Nesses casos, os atendimentos costumam respeitar a ordem de chegada.

Parece complicado, mas é simples: se a vida da pessoa estiver em perigo, é uma emergência. Se a situação for grave, mas mesmo assim não houver dor intensa, possibilidade de lesão irreversível ou risco de óbito, então é uma urgência.

Para saber mais sobre saúde, continue acompanhando o portal do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Publicidade
Publicidade

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade