Dieta Low-Carb: conheça os alimentos permitidos e proibidos

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Não há um consenso exato do que seria a dieta low-carb, mas ela se caracteriza por evitar a ingestão de carboidratos, tais como grãos — até mesmo os integrais —, massas, pães e bolos, e substituir por fibras e gorduras.

O protagonista dessa dieta são os vegetais, que constituem 70% da base alimentar. O restante é completado com alimentos como carnes, ovos e queijo.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais alimentos podem fazer parte da dieta e quais devem ser evitados. Mas é importante ressaltar, que a consulta com o nutricionista é fundamental para que o cardápio respeite as necessidades individuais e não prejudique a saúde do paciente. Confira aqui uma listagem geral:

O que é permitido na dieta low-carb?

Todos os alimentos abaixo podem ser ingeridos, sem restrição. Se após a refeição você ainda estiver com fome, você pode repetir sem problemas. Apenas cuidado para não ultrapassar a quantidade máxima de carboidratos por dia.

  • Carnes: vaca, porco, galinha, peixes e outros;
  • Ovos: todos os tipos de ovos são bons, porém o melhor é o ovo caipira;
  • Verduras e Legumes: espinafre, brócolis e outros;
  • Nozes e sementes:  amêndoas, castanhas, nozes, semente de abóbora, girassol e outros;
  • Laticínios: queijo, manteiga, creme de leite e iogurte;
  • Gorduras e óleos: banha, óleo de coco, azeite de oliva e óleo de peixe;
  • Bebidas: café, chá, água.

Alimentos permitidos, mas com ressalvas

Se você não deseja perder tanto peso, sua dieta pode ter um pouco mais de carboidratos, confira quais são eles:

  • Tubérculos: batata, batata-doce, beterraba, cenoura e outros;
  • Grãos sem glúten: arroz, aveia, quinoa e outros;
  • Leguminosas: lentilha e feijão;
  • Frutas: morango, abacate, pêssego, melão e coco;
  • Chocolate: consumir de preferência aqueles com mais 70% de cacau;
  • Vinho: evitar as versões que possuem muito açúcar. Uma boa opção é o Vinho do Porto.

O que é proibido na dieta low-carb?

A lista a seguir aponta todos os alimentos que devem ser evitados ao extremo pelos praticantes da dieta low-carb. Conheça quais alimentos você terá que dizer adeus:

  • Açúcar Refinado: refrigerantes, suco das frutas não permitidas, sorvete, doces, bolos e tudo aquilo que contém açúcar refinado ou glucose de milho;
  • Grãos com glúten: trigo, centeio e cevada;
  • Gordura Trans: alimentos com gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, como a margarina, devem ser cortados;
  • Produtos light e “low-fat: muitos produtos light possuem quantidades ainda maiores de carboidratos do que os “normais”, por isso evite;
  • Alimentos industrializados e processados: essa categoria também costuma ter muitos carboidratos, então fique bem longe.
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