Saúde

Dia mundial do orgasmo: benefícios à saúde!

Publicado em: 31/07/2021Última atualização: 31/07/2021
Publicado em: 31/07/2021Última atualização: 31/07/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Ter uma vida sexual ativa e saudável é o objetivo de muitas pessoas, conforme especialistas explicam, a satisfação completa nesse assunto se dá a partir de quatro fases: o desejo (surge a partir de estímulos sensoriais), a excitação (reação fisiológica levando à concentração sanguínea na área genital), o orgasmo (sensação de prazer intenso) e resolução (regressão ao estado normal do corpo antes do ato). 

Dentre essas etapas, o orgasmo é um dos mais comentados, seja em uma conversa comum entre amigos, buscando trocar dicas para atingir o clímax com maior facilidade ou durante um desabafo sobre problemas em “chegar lá” nos consultórios de terapeutas sexuais. Isso ocorre devido ao prazer ser uma experiência individual 

Pensando nisso, o Minuto Saudável vai te ajudar a celebrar o dia mundial do orgasmo, sabendo as principais informações sobre esse assunto. Confira!

O que é um orgasmo?

Mão de mulher agarrando o lençol.
A sensação de prazer máximo no sexo é aquilo que chamamos de orgasmo.

Um orgasmo pode ser definido como uma resposta do sistema nervoso para finalizar o ato sexual ou masturbação, ou seja, é o principal momento de ápice durante a relação. Em geral, um orgasmo tende a ser muito rápido, perdurando entre 5 a 15 segundos. 

Apesar de ser tido como o objetivo do sexo ou masturbação nem sempre é possível atingir um orgasmo, visto que é algo multifatorial resultando de aspectos como a eficiência dos estímulos (físicos, psicológicos e de sentidos), autoestima, confiança no parceiro (a), entre outros motivos. 

Quando se está perto de ter um orgasmo, alguns sinais costumam ser notados, sendo os mais comuns o aumento de batimentos cardíacos e frequência respiratória, assim como contrações e espasmos musculares involuntárias.

No entanto, embora ocorra a presença desses sinais, reconhecer um orgasmo varia de pessoa para pessoa, visto que homens e mulheres podem sentir um orgasmo de maneira mais vigorosa, apresentando reações  fortes como gemidos ou ruídos altos e inclinação do tronco. Enquanto para outros (as), o orgasmo pode ser mais brando, e em alguns casos nem percebido. 

Para aqueles (as) que têm dificuldade para alcançar um orgasmo na maioria das relações ou na masturbação, é válido buscar ajuda profissional para identificar o que está ocasionando o problema.

Publicidade
Publicidade

Benefícios do orgasmo

Casal sorrindo.
Pesquisas demonstram que o estresse do dia a dia, pode ser amenizado com orgasmos diários!

Devido às diversas reações e substâncias que são liberadas durante um orgasmo, as vantagens de chegar ao clímax vão além do prazer. Por isso, confira quais são os principais benefícios de ter um orgasmo:  

Combate o estresse

Os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) são reduzidos consideravelmente no organismo de adultos que têm orgasmo com frequência. Dessa forma, quem tem momentos de prazer regularmente se sente mais relaxado e lida melhor com questões desagradáveis no dia a dia.  

Além disso, outra vantagem é a diminuição da acne, já que muitas pessoas podem ter espinhas devido à alta quantidade de cortisol no corpo. 

Melhora a qualidade do sono

É muito comum que após chegar ao orgasmo, homens e mulheres sintam-se mais tranquilos e com vontade de dormir, isso ocorre em virtude do relaxamento muscular proporcionado pelos hormônios oxitocina e prolactina.

Pele e cabelos mais saudáveis

Segundo estudo publicado pela Universidade do Queens, no Reino Unido, durante o ápice sexual há o aumento das substâncias dehidroepiandrosterona (hormônio esteroide produzido pela córtex adrenal, glândula posicionada acima dos rins) e estradiol (forma do hormônio estrogênio) no organismo, contribuindo para a renovação do tecidos, ajudando assim na aparência mais jovial e tonificada da pele e fios mais brilhantes e macios.

Outro fator que colabora também para que a derme e o cabelo fiquem mais viçosos, é a dilatação dos vasos e o aumento do fluxo sanguíneo que ocorre na hora do orgasmo.  

Potencializa a imunidade

O orgasmo tem a capacidade de aumentar a quantidade de anticorpos do tipo IgA (imunoglobulina A) no corpo, que se encontra principalmente nas mucosas respiratórias e gastrointestinais. 

Portanto, atingir o ápice sexual contribui para manter a imunidade alta e proteger o organismo de infecções, gripes e resfriados.

Menos dores

Dentre os hormônios secretados pelos neurotransmissores durante o clímax, está a oxitocina (conhecido como o hormônio do amor) e a endorfina (efeito analgésico) que auxiliam na redução da tensão e dores musculares.  

Além disso, as contrações e espasmos durante o orgasmo também acentuam o relaxamento profundo do corpo e aliviam a dor. 

Publicidade
Publicidade

Orgasmo feminino

Mulheres podem ter diferentes tipos de orgasmo, sendo uma sensação única para cada uma, porém é preciso cuidado para não pensar no orgasmo feminino como algo complexo e difícil de ser alcançado, ocasionando na desistência de atingir o clímax.

Tratando-se daquilo que o corpo da mulher manifesta durante um orgasmo, é possível destacar o enrijecimento dos mamilos (ficando mais sensíveis), o aumento da contração e lubrificação vaginal, crescimento do clitóris, grandes e pequenos lábios ficam maiores devido ao fluxo sanguíneo na região.

Uma dúvida muito comum é sobre a ejaculação feminina, que ocorre em virtude da intensa contração das paredes vaginais e de todos os músculos ao redor, levando as glândulas de Skene (localizadas ao redor da abertura da uretra, sendo cercadas por parte do tecido que compõe o clitóris) a liberarem ácido prostático, que é diluído em alguma urina que vem da bexiga.

É válido ressaltar que apesar de todas as mulheres possuírem as glândulas responsáveis por isso, nem todas irão ejacular (o que não significa que ela não atingiu o orgasmo). 

Orgasmo masculino

Identificado pela ocorrência da ejaculação, o orgasmo de homens costuma acontecer com maior facilidade. Tudo se inicia a partir da estimulação física e psicológica que leva ao aumento do hormônio testosterona, fazendo com que o homem se sinta excitado.  

Em seguida, o aumento do fluxo sanguíneo para a região genital produz a ereção do pênis e aumento do tamanho dos testículos. Na sequência, às atividades sexuais ocorrem até chegar ao clímax.   

O processo de ejaculação tem dois estágios, a primeira chamada de emissão, em virtude de reações fisiológicas com o objetivo de armazenar o sêmen na parte superior da uretra (com o objetivo de impedir que o fluido vá para a bexiga, uma pequena válvula se fecha) para ser direcionado para fora. Por isso, há a contração da próstata, vesículas seminais e canal deferente. 

Vale destacar que esse processo nem sempre acontece no tempo médio, caracterizando um distúrbio. Normalmente, pode ser uma condição de ejaculação precoce (ocorre após estímulo sexual mínimo) ou ejaculação retardada (demora a expelir o semêm mesmo sentindo muito prazer). 

Esses distúrbios acabam gerando frustração tanto para o homem quanto para a parceira (o), por isso,se o quadro persistir por mais de 6 meses, é indicado buscar um (a) médico urologista. 

Publicidade
Publicidade

O que é anorgasmia? 

O termo anorgamia refere-se a uma condição de incapacidade de ter orgasmo, sendo assim uma pessoa que na maioria das relações sexuais não consegue atingir o máximo prazer pode estra sofrendo desta condição. 

Embora isso possa acontecer com ambos os gêneros, mulheres são as mais propensas a ter anorgamia. Segundo pesquisa realizada pelo Projeto de Sexualidade da Universidade de São Paulo (Prosex), que integra a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 55,6% das mulheres têm dificuldade para chegar ao clímax. Dentre as causas mais relatadas no estudo, destacam-se problemas para ter excitação e dor durante o ato sexual. 

Dessa forma, é necessário procurar ajuda especializada para resolver os fatores que levam a falta de orgasmo na relação, pois apesar desse momento não ser, para todos, sempre o objetivo do sexo, o orgasmo é indicativo de saúde, não só do ponto de vista sexual, já que alterações físicas e psicológicas tem grande influência nesse aspecto.  

Dicas para atingir o orgasmo 

De acordo com especialistas, o primeiro passo é a manutenção da saúde física e mental, já que hábitos como a prática regular de atividade física e o cuidado com a alimentação colaboram para o bem-estar e aumentam, as funções metabólicas, gerando, assim, mais energia necessária para uma vida sexual ativa e, por conseguinte, atingir o ápice.

Além disso, explorar o corpo através da masturbação de forma saudável é um aliado para conhecer pontos de prazer e saber orientar o parceiro (a) na hora da relação. Quando estiver se tocando, o uso de apetrechos sexuais também pode ajudar na excitação e para ter um orgasmo. 

Outra ação interessante, é sair da rotina realizando fantasias para ajudar no processo psicológico do desejo, aumentando a excitação e contribuindo para manter o foco somente na atividade sexual (distrações nesse momento costumam a dificultar o orgasmo).

Por fim, conversar com o parceiro (a) é sempre importante, pois aumenta a intimidade e esclarece dúvidas sobre o que cada um gosta ou não durante o sexo, assegurando que a relação seja prazerosa para ambos. 


Sexo é saúde, por isso não deve-se ter vergonha para discutir o assunto ou realizar terapia para melhorar a qualidade do seu prazer. 

Gostou desse artigo? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você. Leia mais e continue informado(a). 

Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade