A qualidade do seu sono é essencial para que você acorde no outro dia revigorado e com disposição para cumprir com todas as suas tarefas diárias.

O problema é que nem todas as pessoas conseguem manter uma boa noite de sono devido a problemas como o estresse, que além de prejudicar o descanso, pode causar diversas doenças, como Alzheimer e problemas cardiovasculares.

Mas, falando em dormir, vários estudos analisaram a relação entre o sono e as relações sexuais para saber de que maneira um pode influenciar o outro.

A resposta para a tal dúvida veio logo em seguida. Sono e sexo dependem um do outro para que funcionem bem na vida da pessoa.

Sexo ajuda a dormir?

Segundo os especialistas, ainda não existem evidências concretas que o sexo te deixa com sono.

Mas, o contato afetivo e sensual durante a relação pode fazer que o cérebro libere algumas substâncias, que ajudam a ter uma melhor qualidade de sono durante a noite.

Isso porque, quando há esse contato afetivo com a outra pessoa, essas substâncias produzidas pelo cérebro são capazes de capaz causar uma sensação agradável de bem-estar e relaxamento.

Portanto, é possível que fazer sexo antes de dormir tenha potencial para melhorar sua qualidade de sono.


Além disso, a aproximação física e afetiva também é boa para a saúde mental. Ou seja, não é apenas o sexo que tem influência numa noite bem dormida.

Sono em dia ajuda o desempenho sexual?

Agora vamos para o outro lado da questão. Afinal, como o sono pode afetar o sexo?

Em um estudo publicado na National Center for Biotechnology Information, pesquisadores analisaram por uma semana um grupos de jovens que estava dormindo somente por 5 horas diárias (lembrando que o recomendado é entre 7 e 9 horas).

Como resultado, os jovens tiveram seus níveis de testosterona (hormônio sexual masculino) diminuídos entre 10% e 15% no organismo.

Com essa baixa nos níveis do hormônio, que tem papel fundamental na produção de espermatozoide, ocorre a diminuição da atividade sexual e da libido (desejo sexual).

Agora que ficou mais claro, viu como um depende do outro?

Mas, lembre-se, o importante é manter um equilíbrio entre as duas coisas e não esquecer que diversas condições podem afetar o sono e o desejo sexual.


Quando falamos em dormir bem, estamos querendo dizer que é preciso ter uma boa qualidade de sono e não dormir por várias horas.

Além disso, sexo e sono estão ligados. Então, para ter a tal sonhada “boa noite” é preciso estar de bem com os dois quesitos.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *