Saúde

Exercícios físicos podem ajudar no combate da ansiedade e depressão?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 23/02/2022Última atualização: 04/01/2023
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 23/02/2022Última atualização: 04/01/2023
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

A ansiedade tem como característica o medo e temor excessivo diante de um perigo real ou futuro, com uma resposta desproporcional diante da ameaça. Os principais sintomas da condição são dificuldade para respirar, tremor, suor, coração acelerado, medo de perder o controle e dores no estômago.

Por outro lado, os transtornos depressivos correspondem ao humor deprimido, tristeza excessiva, pensamentos negativos sobre si mesmo e sobre a vida e sentimento de desesperança. Além disso, os(as) pacientes também apresentam fadiga, irritabilidade e retraimento.

Há estudos que apontam que pessoas fisicamente ativas, independente da idade, apresentam melhor saúde mental do que pessoas que não realizam nenhum tipo de atividade.

Portanto, a atividade física pode ser um grande aliado para o processo terapêutico, pois corresponde a qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos e demanda maior quantidade de energia. Dessa forma, ela proporciona qualidade de vida e melhorias na condição física e psicológica.

Por outro lado, o exercício físico se refere a toda atividade física planejada, tem uma estrutura e é repetitiva, podendo demandar diferentes graus de energia. Nesse caso, a finalidade é induzir melhor o funcionamento do organismo, aprimorando ou fazendo a manutenção dos componentes físicos.

Para saber mais sobre como os exercícios físicos podem ajudar na depressão e ansiedade, qual a melhor atividade física e como começar a praticar, continue acompanhando o artigo!

Índice — Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Por que os exercícios físicos combatem a depressão e ansiedade?
  2. Quais transtornos a atividade física pode ajudar a prevenir?
  3. Qual a melhor atividade física para quem tem de ansiedade e depressão?
  4. Só a atividade física é suficiente para tratar a ansiedade?
  5. Como começar a praticar atividade física?

Por que os exercícios físicos combatem a depressão e ansiedade?

A prática de exercícios físicos desencadeia respostas hormonais em nosso organismo e libera substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar. Entre elas estão a endorfina e a serotonina, sendo a última um neurotransmissor conhecido como o grande responsável pela sensação de felicidade.

Publicidade
Publicidade

Quais transtornos a atividade física pode ajudar a prevenir?

A atividade física pode ajudar a prevenir todos os sintomas relacionados ao transtorno de ansiedade, incluindo os casos crônicos, onde a pessoa tem afastamento de atividades devido aos sintomas.

Além disso, alguns pacientes apresentam a diminuição dos sintomas da depressão, e de estresse, pois proporciona bem-estar e lazer.

Leia também: Quando é preciso tratar a ansiedade? E por quanto tempo?

Publicidade
Publicidade

Qual a melhor atividade física para quem tem de ansiedade e depressão?

Há evidências que comprovam que tanto atividades aeróbicas quanto de resistência, são benéficas para sintomas de humor em transtornos psiquiátricos. Isso é possível, pois, além de proporcionar qualidade do sono, ela ajuda a aliviar estresse, auxilia no relaxamento, melhora a aptidão física e a resistência.

Portanto, independente de qual atividade física adotada, todas são benéficas para a saúde, não somente para condições psicológicas, mas para redução ou manutenção do peso e melhora na imunidade.

Quem pode prescrever atividade física em quadros de depressão e ansiedade?

A prática de atividade física poderá ser indicada por um(a) profissional de saúde mental, assim como médico(a) clínico(a) ou de outra especialidade. Pois, quando iniciada a atividade, é necessária a realização de um check-up para ser realizado a vistoria física por completo.

Geralmente, os(as) profissionais incentivam o exercício físico para todos os tipos de paciente, pois isso ajuda em melhorias na rotina e em questões emocionais, físicas, sono e memória.

A psicoterapia é um aliado para combater a ansiedade junto com a atividade física
Publicidade
Publicidade

Só a atividade física é suficiente para tratar a ansiedade?

Não. O tratamento para a ansiedade é individualizado, porém, a prática de exercícios pode beneficiar os pacientes não somente para essa condição, mas também para condições de saúde física.

Alguns pacientes necessitam de acompanhamento com psiquiatra, além da psicoterapia que é um elo forte para a redução de sintomas e criação de estratégias que auxiliem a reduzir o sofrimento.

Com base nisso, a prática de exercícios físicos regularmente pode ser um complemento desses outros tratamentos. A recomendação é consultar um(a) médico(a) para que ele(a) oriente o que é mais benéfico para a sua situação.

Como começar a praticar atividade física?

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é imprescindível conversar com seu(a) médico(a) para agendar um exame ergométrico. Essa avaliação determina seu condicionamento físico atual e descobrir qual atividade é adequada para você. Outros exames também podem ser solicitados para melhor avaliação. 

Na hora de praticar os exercícios, seja em casa ou na academia, é necessário ter acompanhamento de profissionais de educação física. Para as atividades em casa, um profissional deve orientar e montar os treinos, já na academia, é recomendado pedir auxílio a um personal trainer.

Lembre de sempre iniciar com atividades mais leves e ir aumentando a intensidade gradativamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana.


A atividade física pode servir como uma aliada no tratamento da ansiedade, tratamentos com medicamentos e terapia não devem ser interrompidos ou substituídos sem orientação médica.  

Para mais conteúdos sobre saúde mental e exercícios físicos, visite as abas saúde e fitness do Minuto Saudável.


Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade