A higiene do sono é um conjunto de hábitos que podem ser aplicados ao longo do dia e antes de dormir a fim de proporcionar uma noite de sono saudável e tranquila. Essas recomendações têm como objetivo “treinar”, aos poucos, o corpo para a hora de dormir.
Uma boa noite de sono e alguns hábitos antes dele são essenciais para uma melhora na qualidade de vida e para um bom rendimento no trabalho, nos estudos, na atividade física, entre outros. Além disso, dormir bem previne uma série de complicações físicas e psicológicas.
A seguir, você confere um pouco mais sobre essas recomendações, sua importância e dicas de como começar a colocá-las em prática.
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
Uma rotina inadequada de sono compromete todo o organismo e, consequentemente, o desempenho no dia a dia e a saúde, especialmente se a pessoa já tiver alguma doença ou complicação prévia.
Entre as complicações psicológicas recorrentes quando as noites de sono não são boas e saudáveis estão depressão, ansiedade, terror noturno, sonambulismo, insônia, entre outros. Até mesmo quem possui essas condições pode ter o quadro agravado. As consequências físicas também são diversas, e incluem pressão alta (hipertensão) e obesidade.
Leia mais: Melatonina: hormônio do sono é liberado para venda em farmácias
Além de ajudar no desempenho diário no trabalho, nos estudos e na prática de atividade física, os bons hábitos antes de se deitar também ajudam nas relações sociais saudáveis. A absorção de conhecimento e o controle das emoções também dependem de uma boa noite de sono e de alguns hábitos antes dela.
A higiene do sono é, inclusive, uma ótima alternativa antes de iniciar qualquer tipo de tratamento medicamentoso para distúrbios ou qualquer outra condição que atrapalhe o sono.
Dessa forma, adotando esses hábitos saudáveis ao longo do dia e antes de dormir, nosso ciclo circadiano (em outras palavras, o relógio biológico) se regulariza e outras funções do organismos ficam alinhadas.
A higiene do sono é a adoção de alguns hábitos antes de dormir. Ela pode ser aplicada na rotina diária de qualquer pessoa e de qualquer idade.
A seguir, você confere uma lista com dicas, recomendadas por profissionais, de hábitos para a higiene do sono:
Atenção: Se mesmo adotando esses hábitos ainda houver dificuldade para dormir, procure um (a) médico (a) . Nesses casos, pode haver a necessidade de intervenção psicológica ou psiquiátrica dependendo do caso.
____________________
A higiene do sono é uma ótima opção para quem busca se desconectar do mundo exterior na hora de deitar e dormir. As medidas para começar a adotar esse hábito são simples e não exigem muito, portanto, que tal experimentar?
Para mais informações sobre saúde e bem-estar, continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Cassiele Azevedo
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.