Todos sabem que exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde. Mas um estudo realizado pela Universidade de Gothenburg, na Suécia, e publicado na revista Science, foi além dessa vez. Os pesquisadores do estudo queriam investigar se a prática de atividade física, de diferentes intensidades por 12 semanas, poderia diminuir os sintomas do transtorno de ansiedade.
Participaram do estudo 286 pacientes, com idades entre 18 e 65 anos e que convivem com a ansiedade há, pelo menos, 10 anos. Ademais, foram incluídos tanto pacientes que fazem tratamento com ansiolíticos e antidepressivos, quanto os que não fazem.
A partir disso, os (as) voluntários (as) foram divididos aleatoriamente em três grupos: o que praticou atividade física leve, o que praticou atividade física moderada e alta e um terceiro de controle, que não praticou nenhum tipo de atividade física.
Os pacientes dos dois grupos que praticaram exercícios leves, moderados e intensos pelas 12 semanas de duração do estudo apresentaram grandes melhoras nos sintomas da ansiedade quando comparados com o grupo de controle, que não praticou qualquer tipo de atividade física.
Na análise posterior à conclusão do estudo, os pesquisadores observaram que os dois grupos que praticaram atividade física de intensidade leve, moderada ou alta nesses doze dias passaram a manifestar sintomas leves de ansiedade.
Portanto, esses resultados fortalecem a visão da prática de atividade física como uma grande aliada da saúde mental e como um complemento eficaz no tratamento contra os efeitos da ansiedade na rotina das pessoas.
Com isso em mente, listamos a seguir as principais perguntas sobre o assunto:
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
- Como a atividade física age controlando a ansiedade?
- Quais distúrbios a atividade física pode ajudar a prevenir?
- Só a atividade física é suficiente para tratar a ansiedade?
- Como começar a praticar atividade física?
Como a atividade física age controlando a ansiedade?
A prática de exercícios físicos desencadeia respostas hormonais em nosso organismo, liberando substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar. Entre elas estão a endorfina e a serotonina, sendo a última um neurotransmissor conhecido como o grande responsável pela sensação de felicidade e de bem-estar.
Os autores da pesquisa feita pela Universidade de Gothenburg afirmam que o fato das atividades físicas terem sido praticadas em grupos e envolverem a socialização, também pode ter sido um fator auxiliar na diminuição dos sintomas moderados e graves da ansiedade.
Quais distúrbios a atividade física pode ajudar a prevenir?
A atividade física pode ajudar a prevenir todos os sintomas relacionados ao transtorno de ansiedade, incluindo os casos crônicos. Praticamente metade dos participantes do estudo convivia com a ansiedade há pelo menos 10 anos e, além disso, um quarto deles estavam de licença médica.
Também foi verificado em alguns pacientes do estudo a diminuição dos sintomas da depressão. Contudo, como o objetivo principal era analisar os efeitos sobre os sintomas da ansiedade, isso não foi explorado com mais profundidade.
Os autores ressaltam que mais estudos devem ser feitos para analisar os efeitos da atividade física na saúde.
Leia também: Quando é preciso tratar a ansiedade? E por quanto tempo?
Só a atividade física é suficiente para tratar a ansiedade?
Os autores do estudo enfatizam que os tratamentos para a ansiedade são diversos e que, dependendo das necessidades de cada paciente, é recomendado o uso de medicamentos e/ou psicoterapia.
Além disso, os dados do estudo revelam que, apesar de eficaz, a prática de atividade física não é superior aos tratamentos já disponíveis. Com isso em mente, a prática de exercício físico regularmente pode ser uma aliada desses outros tratamentos.
A recomendação é consultar um (a) médico (a) para que ele (a) oriente o que é mais benéfico para a sua situação.
Como começar a praticar atividade física?
Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é imprescindível conversar com seu (a) médico (a) para agendar um exame ergométrico. Essa avaliação tem como objetivo determinar seu condicionamento físico atual e descobrir qual atividade é adequada para você. Outros exames também podem ser solicitados para melhor avaliação.
Na hora de praticar os exercícios, tanto em casa, quanto na academia, é necessário ter acompanhamento de profissionais de educação física. Para as atividades em casa, um profissional deve orientar e montar os treinos, já na academia, é recomendado pedir auxílio a um personal trainer.
Lembre de sempre iniciar com atividades mais leves e ir aumentando a intensidade gradativamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana.
____________________
A atividade física pode servir como uma aliada no tratamento da ansiedade, tratamentos com medicamentos e terapia não devem ser interrompidos ou substituídos sem orientação médica.
Para mais conteúdos sobre saúde mental e exercícios físicos, visite as abas saúde e fitness do Minuto Saudável.
Referências
- Como os hormônios são estimulados no nosso corpo pela atividade física? — Globo Esporte;
- Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário — Organização Mundial da Saúde;
- Effects of exercise on symptoms of anxiety in primary care patients: A randomized controlled trial — Journal of Affective Disorders;
- Exercício físico aumenta a endorfina e serotonina —Programa Bem Estar.