Estela (Minuto Saudável)
15/03/2019 08:00

Resenha Colírio Systane UL: para que serve, como funciona, é bom?

Ao longo do dia, enfrentamos diversos fatores que podem prejudicar a saúde de nossos olhos.

O tempo seco, a poluição, o ar condicionado ou passar horas a fio em frente ao celular, televisão e computador podem deixar nossos olhos irritados, vermelhos e sem a lubrificação correta.

Para ajudar a amenizar esses sintomas tão desconfortáveis, podemos contar com a ajuda de alguns tipos de colírios lubrificantes, ou lágrimas artificiais, como é o Systane UL.

Neste resenha, explicamos como esse colírio funciona, para que serve e mostramos a opinião de quem já utiliza no dia a dia.

Continue a leitura para conferir!

Índice — neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é e para que serve o Systane UL?
  2. Como funciona?
  3. Tipos de colírio
  4. Quando usar um lubrificante oftálmico?
  5. Soro fisiológico ou colírio?
  6. Como usar o Systane UL?
  7. Precauções: quais cuidados devem ser tomados?
  8. Posso aplicar o Systane UL usando lentes de contato?
  9. Composição
  10. Efeitos colaterais do colírio Systane UL
  11. Existem contraindicações?
  12. Systane UL precisa de receita?
  13. Qual o preço do colírio Systane UL?
  14. Systane UL faz mal?
  15. Resenha: opinião de quem usa o colírio Systane UL
  16. Systane Lid Wipes
  17. Como cuidar da saúde dos olhos?

O que é e para que serve o Systane UL?

O Systane UL é um colírio que protege a superfície ocular, proporciona conforto e lubrificação.

Por diversos fatores, a lubrificação natural pode ser prejudicada. Dessa forma, o produto protege os olhos contra os danos causados pelo tempo seco, poluição, cosméticos, ar condicionado e exposição prolongada a aparelhos eletrônicos.

Systane UL é utilizado também para aliviar qualquer desconforto, como a sensação de ardor, areia ou de um corpo estranho nos olhos, sendo bastante indicado para pacientes que possuem a síndrome dos olhos secos.

Esse colírio é um produto estéril, isto é, passa por vários processos de esterilização, e que pode ser de uso prolongado. Não possui contraindicações, mas é importante que o uso seja feito com o acompanhamento de um oftalmologista.

Sua composição, segundo os fabricantes, possui agentes similares às lágrimas que nosso organismo produz, sendo por isso um colírio lubrificante capaz de proteger os olhos.

Segundo a farmacêutica Dra. Francielle Mathias, o Systane UL é um colírio que se enquadrada como produto para saúde, não sendo considerado um medicamento por não conter na composição um princípio ativo definido, apresentando apenas substâncias que simulam a lágrima.

Existe uma resolução da Anvisa com regras de transição para colírios lubrificantes e lágrimas artificiais, passando de produtos para saúde para medicamentos específicos. Porém, ela ainda não foi aplicada para produtos que já tinham registro. Assim, muitos lubrificantes permanecem como produtos para saúde, como é o caso da Systane UL”, explica.

Como funciona?

O Systane UL consegue proporcionar esses benefícios por ser capaz de criar uma barreira elástica nos olhos que reconstrói as lágrimas, podendo repor as substâncias que estão em falta por ausência das lágrimas e de lubrificação, sendo por isso classificado como lágrima artificial.

Existem algumas variações entre os tipos de lágrimas artificiais. Algumas possuem conservantes, outras alteram a composição química das lágrimas para ajudar no tratamento de doenças, podem controlar e estabilizar o óleo do filme lacrimal ou proporcionar uma espécie de revestimento dos olhos.

Seria nesse último tipo em que o Systane UL se encaixa.

Essa ação do colírio se dá através de sua composição, que contém, por exemplo, Hidroxipropil guar, macromoléculas que possuem propriedades lubrificantes e que aliviam os sintomas de ressecamento no olho e formam uma camada protetora nos olhos e nas células danificadas.

Na embalagem do Systane UL, o produto é classificado como um colírio de alta performance, o que significa, segundo a farmacêutica Francielle, que ele contém em sua fórmula componentes que elevam a sua qualidade.

Nesse caso, trata-se de algumas substâncias já mencionadas, como o hidroxipropil Guar 8, o polietilenoglicol 400 e propilenoglicol, que juntos proporcionam esse resultado.

Esses componentes associados proporcionam um aumento da viscosidade do colírio após aplicação e consequentemente um tempo maior de contato dos componentes ativos com a superfície ocular. Além disso, há também uma redução do embaçamento inicial após a aplicação do colírio”, explica.

Tipos de colírio

Existem vários tipos de colírio e eles podem ser divididos de acordo com a composição ou o efeito que proporcionam à saúde dos olhos.

Pelos sintomas, os colírios podem ser divididos em colírios para olhos secos, vermelhidão, coceira e alergias, alívio da dor e inchaço, além de infecções.

Os principais são os que contêm anti-inflamatórios corticoides, antibióticos, os com ação vasoconstritora e os colírios lubrificantes (lágrimas artificiais).

Entenda cada tipo:

Colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais

São usados, de modo geral, para ajudar no tratamento de pessoas com a síndrome dos olhos secos, sendo esta a categoria que o Systane UL se encontra.

Ajudam no alívio de desconfortos causados por fatores como tempo seco, ar condicionado, uso de lentes de contato, sensação de areia no olho e ardência.

Colírios com corticoide

Os colírios com corticoide, um anti-inflamatório, são indicados pelo oftalmologista quando o paciente apresenta alguma complicação que exige o uso deste medicamento.

O uso nunca deve ser feito sem orientação médica, pois pode trazer complicações graves como efeito colateral do medicamento a longo prazo, como o glaucoma.

O ideal é que após o tratamento da condição esse colírio seja descartado. A venda só é feita com prescrição médica.

Colírios com antibiótico

Assim como os colírios com corticoide, o colírio que possui antibiótico também é vendido apenas com a receita.

São indicados para o tratamento de infecções causadas por bactérias, como a conjuntivite bacteriana, por exemplo.

O uso desses colírios deve ser feito sempre de acordo com o orientado pelo médico, pois o uso por períodos prolongados podem causar efeitos colaterais.

Colírio vasoconstritor

Também são chamados de colírios descongestionantes, recomendados para pessoas que apresentam alguma irritação leve ou vermelhidão causada por reação a fumaça, lentes de contato e poeira.

Podem ser indicados também para pacientes em quadros de rinite e resfriados.

Colírios anestésicos

Os colírios anestésicos são utilizados em procedimentos médicos oftalmológicos para proteger o paciente da dor e sensibilidade.

O uso nunca deve ser feito sem orientação e acompanhamento médico, pois pelo fato de prejudicar a sensibilidade ocular, o paciente fica mais sujeito a sofrer lesões na região (como ao coçar o olho) e causar lesões na córnea.

Quando usar um lubrificante oftálmico?

O uso de um lubrificante oftálmico pode ser necessário quando a pessoa apresenta alguns sintomas que provocam grande desconforto ocular. Normalmente, o uso é recomendado pelo oftalmologista após avaliação desses sintomas.

Assim, esse profissional consegue verificar qual o melhor colírio para cada caso em específico.

No caso do Systane UL que é bastante utilizado por pacientes com a síndrome dos olhos secos, por exemplo, o uso é feito quando a pessoa apresenta os principais sintomas da síndrome, tais como:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de secura nos olhos;
  • Olhos pesados;
  • Fotofobia;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de queimadura ou ardência;
  • Sensação de corpo estranho, como se tivesse areia ou outro objeto no olho.

Soro fisiológico ou colírio?

Algumas pessoas podem utilizar o soro fisiológico para higiene das lentes de contato ou no estojo em que elas ficam guardadas, sendo essa solução útil de diversas formas. No entanto, para utilizar diretamente nos olhos, não é a melhor opção.

Por não ter conservantes, após aberto não deve ser usado em áreas sensíveis como os olhos, pois o risco do soro causar contaminações é maior.

Isso porque ele não contém nenhum componente capaz de impedir a proliferação de microrganismos, diferente do que acontece com os colírios.

Além disso, os colírios são medicamentos fabricados para atender as necessidades específicas de cada problema ocular e são recomendados pelo oftalmologista, portanto são seguros para a saúde dos olhos.

Como usar o Systane UL?

O Systane UL é um colírio de uso adulto, no qual não há indicação na bula em relação a frequência em que deve ser aplicado nos olhos. Em relação a quantidade, é recomendado de 1 a 2 gotas a cada aplicação.

A quantidade em que deve ser aplicado ao longo do dia é algo que deve ser discutido com o oftalmologista, sendo importante respeitar a frequência e não utilizar o produto em excesso.

É importante lembrar sempre de manter as mãos bem higienizadas, lavando-as antes da aplicação do colírio. Assim, o risco do frasco sofrer alguma contaminação é reduzido, evitando complicações oculares.

Com as mãos bem limpas, o passo a passo deve ser o seguinte:

  1. Incline levemente a cabeça para trás e puxe a pálpebra inferior para pingar o colírio nessa espécie de bolsa que se cria;
  2. Com o conta-gotas posicionado acima do olho com a ponta pra baixo, esprema o frasco até cair as gotas (1 a 2 gotas);
  3. Com a cabeça ainda inclinada, permaneça com os olhos fechados por alguns minutinhos, sem piscar ou apertar os olhos.

Precauções: quais cuidados devem ser tomados?

O uso de colírios exige alguns cuidados em relação a higiene e armazenamento para evitar complicações. Quem utiliza o Systane UL deve saber das seguintes advertências:

Não compartilhe com outras pessoas

Certos itens são sempre de uso individual e o colírio é um deles, pelo risco de doenças que podem ser transmitidas, como a conjuntivite bacteriana e a herpes ocular. Muitos casos de contaminação ocular acontecem pelo uso compartilhado de colírios.

Observe a composição antes de usar

O Systane UL não possui contraindicações, mas pode fazer mal a pessoas alérgicas aos componentes. Por isso, antes de utilizar, observe a composição e converse com o oftalmologista para entender quais os riscos e interações medicamentosas podem ocorrer.

Mantenha cuidados com o frasco

Ao aplicar o colírio, é importante ter cuidado para não encostar a ponta do frasco no olho ou em qualquer outra superfície, para evitar contaminação.

Após o uso, é importante colocar a tampa e ter cuidado para não sujar a ponta do frasco. Se, ao comprar, o lacre de segurança estiver ausente e violado, não utilize o colírio.

O mesmo deve ser feito caso seja identificado alguma alteração na cor ou cheiro do produto.

Armazene corretamente e verifique a validade

O Systane UL deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15 ºC a 30 ºC.

Para quem gosta de levá-lo sempre na bolsa ou mochila, para ter o colírio sempre em mãos, é importante atentar-se nesses fatores, para não deixar o produto exposto a condições que possam afetar sua funcionalidade.

A validade depende da quantidade de cada frasco. Os frascos que contêm 10mL e 15mL possuem validade de até 18 meses, o de 1,5mL (amostra grátis) tem vencimento de 12 meses.

Em caso de reação, interrompa o uso

Se após utilizar o Systane UL ocorrer alguma reação adversa, como o surgimento de uma irritação ou vermelhidão, o uso deve ser interrompido.

Caso o desconforto ocular seja persistente mesmo com o uso do colírio, o recomendado é que seja realizada uma consulta com o oftalmologista para investigar a causa do problema.

Posso aplicar o Systane UL usando lentes de contato?

Quem usa lentes de contatos precisa ter um cuidado ainda maior com o uso de colírios, pois alguns deles podem danificar as lentes.

No entanto, não é o caso do Systane UL, que pode ser utilizado por quem usa lentes de contato.

De modo geral, os colírios que possuem medicamento na composição, como corticoides e antibióticos, por exemplo, não devem ser usados enquanto o paciente está com a lente.

Nesses casos, o ideal é retirá-las, aplicar o colírio e esperar no mínimo 20 minutos para colocá-las novamente ou conforme a orientação do médico.

Além disso, alguns colírios podem ter conservantes que podem aderir à lente de contato, podendo causar desconforto, irritação e até mesmo outros problemas oculares. A frequência do uso também pode causar problemas as lentes.

O ideal é verificar sempre com o oftalmologista, ler atentamente o rótulo e conversar com o farmacêutico durante a compra do colírio e esclarecer essa dúvida.

Os colírios que não oferecem esse risco de danos, podem ser usados enquanto a pessoa está com as lentes de contato.

Eles podem ser até mesmo indicados pelo oftalmologista, ajudando ainda mais na lubrificação, considerando que as lentes podem causar maior ressecamento dos olhos.

Composição do Systane UL

O Systane UL apresenta a seguinte composição a cada 1mL:

  • Hidroxipropil Guar 8;
  • Polietilenoglicol 400;
  • Ácido Bórico;
  • Propilenoglicol;
  • Sorbitol;
  • Cloreto de Sódio;
  • Cloreto de Potássio;
  • Poliquaternium-1;
  • Aminometilpropanol;
  • Hidróxido de Sódio e/ou Ácido Clorídrico;
  • Água purificada.

Segundo a farmacêutica Francielle Mathias, é o Hidroxipropril Guar associado ao polietilenoglicol 400 e propilenoglicol que tornam o Systane UL um colírio lubrificante, sendo estes componentes responsáveis pelo alívio do ressecamento dos olhos.

O poliquaternium-1, presente na composição, é um conservante importante para evitar contaminações.

Entre essas substâncias, explica Francielle, não existem componentes que possam prejudicar as lentes de contato, por isso são recomendados pelos próprios oftalmologistas.

Efeitos colaterais do colírio Systane UL

O Systane UL, por ser um tipo de colírio lubrificante e por não ter a presença de medicamentos corticoides e antibióticos, possui um risco bem menor de causar efeitos colaterais.

Quando utilizado corretamente, isto é, sem ser compartilhado com outras pessoas, bem armazenado e dentro do prazo, as chances de reações adversas são pequenas.

No entanto, não está livre de causar efeitos colaterais. Pode, portanto, provocar vermelhidão, irritação nos olhos e alterações na visão de quem o usa.

Ao sentir qualquer sintoma ou desconforto com o Systane UL, é importante suspender o uso imediatamente e procurar um oftalmologista.

Existem contraindicações?

O Systane UL não possui nenhuma contraindicação específica, não é recomendado apenas quando o paciente apresenta alguma alergia a um dos componentes do colírio.

No entanto, para evitar qualquer reação adversa, é importante conversar com um oftalmologista.

Systane UL precisa de receita?

Não. É possível comprar o Systane UL sem receita, pois ele é um colírio lubrificante, que simula a lágrima e ajuda a evitar o ressecamento.

Por não ter nenhum princípio ativo que exija receita, pode ser comprado sem a prescrição médica.

No entanto, não são todos os colírios são vendidos sem receitas, como conta a farmacêutica Francielle Mathias:

Existem vários tipos de colírios além dos lubrificantes, como os colírios com antibióticos, que tratam infecções bacterianas; e os colírios com corticoides, que tratam inflamações. Essas substâncias podem ter reações adversas e precisam de acompanhamento e prescrição médica para ser utilizadas”.

Qual o preço do colírio Systane UL?

O valor do Systane UL pode variar de acordo com a região e a rede de farmácias. Também tem uma pequena diferença entre os frascos de 10mL e 15mL.

De acordo com o nosso comparador de preços, o Consulta Remédios, o preço do Systane UL pode variar de R$ 24,22 e R$ 44,75.

É legal saber também que o Systane UL faz parte do Vale Mais Saúde, um programa gratuito de adesão ao tratamento que oferece desconto em medicamentos. Dessa forma, os pacientes conseguem comprar o colírio com um valor ainda menor.

Para ter o desconto, é preciso apresentar a prescrição médica do medicamento Novartis e estar cadastrado no programa.

No caso do Systane UL, vendido sem receita, o paciente deve informar o CPF ou o número do cartão Vale Mais Saúde na compra em uma das farmácias credenciadas.

*A pesquisa de preços foi realizada no dia 01/03/2019. Os valores podem sofrer alterações.

Systane UL faz mal?

De modo geral, os lubrificantes oculares, como é o caso do Systane UL, são bem seguros. Eles são fabricados com componentes específicos para proteção da saúde dos olhos.

Por terem conservantes, impedem que bactérias e outros microrganismos se proliferem no frasco após abertos.

No entanto, é importante que o uso não seja feito de forma exagerada. Alguns médicos acreditam que não seja seguro usá-los mais de quatro vezes ao dia.

Já os colírios sem conservantes, por apresentarem menos aditivos, seriam mais seguros em frequências de uso maiores.

Em relação aos efeitos colaterais, o uso pode provocar visão embaçada ou causar alguma reação alérgica em pessoas que são sensíveis a algum componente do produto.

Resenha: opinião de quem usa o colírio Systane UL

É comum o uso de colírios para amenizar sintomas como olhos secos, vermelhidão, sensação de corpo estranho e outros problemas causados por falta de lubrificação.

O Systane UL é uma das opções utilizadas pelas pessoas.

Para mostrar como ele funciona e como pode ajudar nesses problemas oculares, conversamos com a Francielle, o Gabriel e a Marcela, que utilizam ou já utilizaram o colírio.

A Francielle possui miopia e astigmatismo e, além do uso do óculos, utiliza também lentes de contato. Recentemente, descobriu um ressecamento mais agravado nos olhos, mas que já está em tratamento.

Ela também já fez uso de outros colírios lubrificantes, atualmente utiliza outro de forma contínua. O uso do Systane UL por ela era feito de forma esporádica, quando sentia algum desconforto.

O Gabriel, no entanto, já utiliza o Systane UL há 15 anos. Ele possui miopia e não utiliza lentes de contato. Assim como a Francielle, já utilizou outros lubrificantes de outras marcas e usa o Systane UL para aliviar alguns desconfortos como irritação e ressecamento.

Por ter feito uma cirurgia para correção da miopia há 5 anos, a Marcela não apresenta nenhum problema oftalmológico atualmente, diferente do Gabriel e da Francielle.

Apesar da cirurgia ter sido bem sucedida, recentemente notou que os olhos ficaram mais secos e que o uso do colírio é necessário para aliviar esse incômodo.

Com essas três perspectivas sobre o colírio, colocamos nas perguntas a seguir o que eles acharam do produto. Confira:

Uso e rendimento

A Francielle utilizava o Systane UL de forma esporádica, mas de 2 a 3 vezes ao dia quando sentia bastante desconforto por causa das lentes de contato, não tendo qualquer efeito colateral com o uso do colírio. Por não ter feito um uso contínuo, não sabe dizer exatamente o rendimento dele.

A Marcela, que utiliza no dia a dia o Systane UL, diz que o rendimento é em torno de um mês e meio. Ela utiliza, em média, 3 vezes ao dia. Quando o tempo está muito seco ou quando está na praia, sente a necessidade de usar o produto com maior frequência.

O Gabriel, que é quem utiliza o colírio por mais tempo, usa normalmente umas 2 vezes ao dia, quando sente algum desconforto. Para ele, o Systane UL dura cerca de um mês e também nunca provocou nenhum efeito colateral.

É bom?

Os três avaliaram se o Systane UL é bom de acordo com suas experiências, tempo de uso, alívio imediato e sintomas apresentados.

A Marcela, que utiliza para ajudar na lubrificação, coceira e sensação de areia nos olhos, tem uma boa experiência com o colírio.

Ele é muito bom. Por ser mais oleoso, parece que o colírio dura mais nos olhos”, conta. Após a aplicação do colírio, relatou também que sente alívio imediato.

As percepções de Gabriel sobre o produto também são positivas.

O Systane UL é um produto que traz alívio imediato, de fácil aplicação e sem efeitos colaterais aparentes. Para quem tem olhos ressecados e com facilidade de irritação, é um produto recomendável e também possui um custo menor em relação aos concorrentes”, diz.

Para a Francielle, o uso do colírio também ajudou no alívio imediato, mas no caso dela, por ter um ressecamento mais agravado, o Systane UL não ajudou a manter a lubrificação por muito tempo.

Para mim, o Systane UL promovia alívio e lubrificava no momento, mas não era um efeito muito duradouro”, diz Francielle.

Systane Lid Wipes

Além do colírio, o Systane também é encontrado na versão lenços umedecidos para higienizar a região das pálpebras, o Systane Lid Wipes.

Ele pode ser usado como um cuidado a mais para a saúde dos olhos, já que serve para retirar a maquiagem dos olhos sem causar agressão à pele dessa região, normalmente mais sensível.

É dermatologicamente testado e hipoalergênico, o que significa que tem uma chance muito pequena de causar alergia.

É recomendado para o uso antes de dormir, já que dormir com maquiagem também pode fazer mal para a saúde ocular.

Systane UL é um produto da Alcon, empresa líder global nos cuidados com a visão.

Como cuidar da saúde dos olhos?

Na correria do dia a dia, muitas vezes negligenciamos os cuidados que devemos ter com a saúde dos nossos olhos.

No entanto, pequenas mudanças já ajudam a evitar complicações oculares. Separamos algumas dicas:

Proteja seus olhos

O uso de óculos de sol, além de proteger contra os raios UVA e UVB, também é útil para impedir que os olhos sofram com os danos provocados pela exposição ao vento e poluição.

Por isso, tenha sempre com você um óculos de sol e certifique-se de que se trata de um óculos com qualidade o suficiente para proporcionar essa proteção.

Não coce os olhos

Por mais difícil que seja resistir a coceira, é importante que seja feito um esforço maior para aguentar quando esse sintoma é presente nos olhos.

Coçar os olhos, além de poder estimular ainda mais o desconforto, pode causar lesões na córnea e aumentar ainda mais as chances de uma doença se desenvolver, principalmente quando a pessoa leva as mãos aos olhos sem estarem bem higienizadas.

Faça intervalos se estiver há muitas horas em frente ao computador

Não é saudável passar horas em frente ao computador ou às telas.

Esse comportamento pode proporcionar cansaço aos olhos devido a luz e também por não piscarmos na quantidade suficiente, o que acaba deixando os olhos mais secos.

O ideal é realizar pausas a cada 1 hora, tentando desviar o olhar para uma paisagem longe ou fechar os olhos por alguns segundos.

Use colírios quando necessário

Se o desconforto causado pela falta de lubrificação é recorrente, ou se o seu olho está sempre vermelho ou irritado, procure um médico para investigar a causa e verifique a possibilidade de utilizar algum colírio para ajudar a amenizar esses sintomas.

É importante ter cuidado com o uso desses produtos, até mesmo com os que não possuem receita, para não ter complicações ainda mais graves.

Faça visitas periódicas ao oftalmologista

Se você possui algum problema ocular, é importante que mantenha uma frequência de consultas com o oftalmologista, para garantir a saúde dos olhos e acompanhar a evolução ou estabilidade da doença.

Caso você não tenha histórico de doenças, o ideal é ir ao especialista uma vez por ano.

Não durma com maquiagem

Alguns cosméticos podem fazer mal aos olhos, provocando alergias e irritação, por isso, na hora de dormir, retire sempre a maquiagem.

Se ao utilizar algum produto notar algum incômodo, o ideal é interromper o uso.

Não compartilhe objetos pessoais

Maquiagens (rímel, delineador, lápis de olho, sombras etc.), pincéis e outros acessórios que são utilizados na região dos olhos também não devem ser compartilhados para evitar contaminações.


Para ajudar nos cuidados da saúde de nossos olhos, às vezes precisamos do uso de algum colírio. O Systane UL é uma entre as opções disponíveis para essa finalidade.

Buscamos nessa resenha mostrar como esse produto funciona e se ele é realmente bom, de acordo com a opinião de quem já utilizou.

Se você também o utiliza, compartilhe também com a gente sua opinião. Obrigada pela leitura!

Fontes consultadas

  • Marcela Stalchmidt, 27 anos, Publicitária
  • Gabriel Rossetto Marques, 21 anos, Analista de Sistemas
  • Dra. Francielle Tatiana Mathias (CRF/PR 24612), farmacêutica generalista (CRF/PR 24612) com mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2018)

23/04/2019 12:09

Estela (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*