Remédios

Baricitinib: para que serve, como age e preços

Publicado em: 01/07/2022Última atualização: 18/07/2022
Publicado em: 01/07/2022Última atualização: 18/07/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O Baricitinib, ou baricitinibe, é um medicamento inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinase (JAK) - enzimas com função em processos como a inflamação, resposta imunológica e hematopoese (formação das células do sangue).

Indicado para o tratamento de condições crônicas de saúde, o medicamento age sobre a resposta inflamatória.  

No artigo a seguir, você encontra mais informações a respeito do medicamento, para que serve, seu papel no tratamento da Covid-19 e da alopecia e seus efeitos colaterais. Confira!

Para que serve o Baricitinib? 

Baricitinib é um fármaco recomendado para o tratamento das seguintes condições:

  • Artrite reumatoide ativa moderada a grave, individualmente (monoterapia) ou em conjunto com o metotrexato (medicamento antineoplásico);
  • Dermatite atópica moderada a grave;
  • Covid-19 em adultos internados que precisam de oxigênio.
Publicidade
Publicidade

Como o Baricitinib age?

O medicamento atua no sistema imunológico, bloqueando a atividade da enzima JAK e, consequentemente, prevenindo e reduzindo o processo que resulta na inflamação causada por algumas doenças. 

Além disso, Baricitinib tem rápida absorção pelo organismo, levando cerca de 1 hora para iniciar sua ação no corpo.

Publicidade
Publicidade

Composição

A fórmula do fármaco é composta por seu princípio ativo baricitinibe e excipientes (ingredientes inclusos no medicamento para atingir a forma farmacêutica e estabilidade) que incluem manitol, lecitina de soja, óxido de ferro vermelho e outros. 

Ainda, o medicamento pode ser encontrado na apresentação de comprimidos revestidos de 2mg e 4mg.

Tratamento para Covid-19

Estudos realizados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) indicam que a utilização do Baricitinib pode auxiliar na diminuição do número de mortes por Covid-19 de adultos hospitalizados e que tem a necessidade de suplementação de oxigênio (por máscara, cateter nasal, alto fluxo ou ventilação não invasiva). 

A ação do medicamento no tratamento da infecção é a redução da inflamação. Um estudo realizado pela Lancet, com pacientes da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, verificou que o medicamento reduziu a taxa de mortalidade em cerca de 38%. 

Em abril de 2022, o Baricitinib se tornou o primeiro medicamento para o tratamento da Covid-19 incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade
Publicidade

Tratamento para alopecia

Em junho de 2022, o medicamento foi aprovado para o tratamento de casos graves da alopecia areata, uma condição que causa a perda de cabelo ou pelos do corpo, pela agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA).

Para a aprovação, foram realizados dois estudos (AA-1 e AA-2), com pacientes diagnosticados (as) com a condição e que apresentavam pelo menos 50% de perda de cabelo no couro cabeludo há mais de seis meses.

O resultado de eficácia de ambos os estudos concluíram que os (as) pacientes atingiram 80% de recuperação da cobertura capilar em 36 semanas de tratamento com o medicamento. Além disso, também foram observadas melhoras em pacientes que apresentavam perda de pelos das regiões dos cílios e das sobrancelhas. 

Leia também: Imunossupressão: o que é, quais são as doenças e tratamentos

Como usar o Baricitinib?

O Baricitinib deve ser administrado por via oral, com ou sem alimentos e a posologia do medicamento é de 4mg, uma vez ao dia. Para alguns grupos, como o de pacientes a partir dos 75 anos, com histórico de infecções ou para aqueles com a doença controlada, pode ser prescrita a dose reduzida de 2mg, uma vez ao dia.

Além disso, o medicamento é de uso contínuo e o tratamento só deve ser interrompido mediante orientação médica. O comprimido não deve ser fragmentado, aberto ou mastigado.

O comprimido deve ser administrado por via oral.

Contraindicações

O uso do medicamento é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, não é indicado para mulheres grávidas e para crianças e adolescentes, pois não há dados suficientes sobre a segurança e a efetividade do uso do medicamento para pessoas entre 0 a 18 anos de idade.

Efeitos colaterais do Baricitinib

Assim como ocorre com outros medicamentos, o uso do Baricitinib pode causar efeitos colaterais. Entre os mais comuns estão as infecções do trato respiratório como sinusite, epiglotite, laringite, faringite, rinite, amigdalite e o aumento do colesterol LDL para ≥130mg/dL.

Já os efeitos comuns são náusea, gastroenterite, infecções do trato urinário e herpes.

Para acessar a lista completa de efeitos colaterais, consulte a bula do medicamento. 

Preços e onde comprar

O medicamento pode ser encontrado em farmácias físicas e online. Na plataforma Consulta Remédios, maior marketplace de farmácias do Brasil, você compara preços, verifica se o medicamento está disponível nos estabelecimentos mais próximos a você, compra online e recebe os produtos no conforto de casa.

Baricitinib é comercializado com o nome comercial Olumiant e o preço varia de acordo com a dose do medicamento. A caixa com 30 comprimidos de Olumiant 2mg custa a partir de R$4.044,20, enquanto a caixa com 30 comprimidos de Olumiant 4mg pode ser encontrada a partir de R$5.749,00. 

Leia também: Prednisona: para que serve? Saiba como tomar e se dá sono  

____________________

A automedicação é perigosa e pode trazer diversos malefícios à saúde, portanto, não faça o uso deste ou de outros medicamentos sem prescrição e acompanhamento médico.

No caso de maiores dúvidas a respeito do Baricitinib, entre em contato com um (a) médico (a) ou farmacêutico (a).

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre doenças, tratamentos, saúde e bem-estar.

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade