Luiza (Minuto Saudável)
10/05/2019 08:00

Água com limão emagrece? Descubra os benefícios e como fazer

Famosa na internet, a água com limão vem ganhando bastantes adeptos nos últimos tempos.

Mas você conhece os benefícios e os riscos da bebida?

O limão é uma fruta rica em vitaminas e minerais, que facilitam processos biológicos, como a digestão.

Além disso, a bebida é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.

Ficou curioso para saber mais sobre as propriedades do limão? Então confere o texto completo!

Para que serve o suco do limão?

O limão pode ser considerado um superalimento, não só por adicionar sabor aos alimentos, como também pelos benefícios traz à saúde. A fruta possui diversos nutrientes que auxiliam o bom funcionamento do organismo. Entre as utilidades do limão, podemos citar a melhoria da digestão e a eliminação de toxinas.

O suco de limão, então, pode servir para dar mais sabor às refeições e outros sucos, adicionar vitaminas à alimentação e reforçar o organismo.

De modo secundário, ele é usado para auxiliar no emagrecimento, na saúde imunológica e na manutenção da pele jovem.

Benefícios da água com limão

O limão é considerado uma fruta rica em vitamina C e outras substâncias capazes de beneficiar indiretamente o nosso organismo.

Porém, não existe um consenso científico que garanta que a água com limão provoque emagrecimento, apenas benefícios indiretos, como explicaremos a seguir.

Combate os radicais livres

O limão é um alimento considerado antioxidante, rico em flavonoides (componentes naturalmente presentes nas plantas, frutas e vegetais).

Essas substâncias inibem a ação dos radicais livres (responsáveis por danos a células saudáveis, causando inflamações no organismo) e, por isso, desaceleram o envelhecimento de células.

Fortalece o sistema imunológico

Considerada uma fruta rica em vitamina C, o limão possui diversos fitonutrientes (compostos que ajudam a melhorar a imunidade), considerados antibacterianos e antivirais.

Além disso, o limão possui em sua composição ferro, cálcio, fósforo, riboflavina e tiamina.

Juntos, esses nutrientes e substâncias auxiliam no bom funcionamento do organismo, deixando as defesas mais fortes.

Melhora a circulação sanguínea

O limão é uma fruta que possui um alto nível de hesperidina (composto orgânico formado por açúcar) em sua composição.

Essa substância atua fortalecendo as paredes capilares (pequenos vasos sanguíneos), além de aumentar a elasticidade das artérias, agindo como um anticoagulante natural.

Ajuda na saúde da pele

Conhecido por ser uma fruta rica em flavonoides, o limão atua combatendo radicais livres e, por isso, possui ação antioxidante.

Isso significa que o limão possui uma grande ação de combate ao envelhecimento das células, melhorando o aspecto da pele, bem como a imunidade do corpo em geral.

Além disso, ele é conhecido por possuir altas quantidades de vitamina C, propiciando a produção de colágeno e, consequentemente, gerando mais elasticidade e firmeza para pele.

É possível perceber em sua composição uma substância chamada kaempferol, conhecido por ser um flavonoide altamente antioxidante.

Leia mais: Água de coco (de caixinha, natural): benefícios, calorias, engorda?

Tem ação diurética

Conhecido por seu alto teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, o limão é considerado um alimento diurético, que favorece a eliminação de líquidos e toxinas presentes no organismo.

Dessa forma, o alimento é recomendado para desintoxicar o corpo.

Água com limão emagrece?

Não. O correto de se dizer é que o limão favorece a redução do inchaço, uma vez que ao beber água com limão, seu corpo estará sendo estimulado a eliminar os líquidos retidos.

Leia mais: Dicas para mudar os hábitos e emagrecer com saúde

Além disso, o limão possui importantes propriedades diuréticas, que facilitam a eliminação de toxinas pela urina, melhoram a digestão e reduzem os processos inflamatórios.

Porém, o emagrecimento é decorrente de outros bons hábitos que a pessoa venha introduzir no seu cotidiano, como praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação.

Leia mais: Suco detox: emagrecedor, para perder barriga, como fazer, receita

Água com limão causa gastrite?

Em geral, não causa, mas pode agravar ou gerar sintomas em quem já sofre com a condição.

A gastrite é uma inflamação do estômago, que pode ser aguda ou crônica. A parede estomacal pode ficar danificada devido aos sucos gástricos produzidos pelo estômago, que enfraquecem o tecido de revestimento do órgão, causando dor.

Porém, existem pessoas que afirmam que o ideal é não consumir água com limão, pois pode piorar a acidez do estômago. Já outras pessoas afirmam que a bebida não causa e nem piora problemas estomacais.

Dessa forma, o ideal é procurar um especialista, uma vez que cada paciente deve ser tratado de forma específica.

É bom tomar água com limão em jejum?

Algumas pessoas fazem o uso de água com limão em jejum com o objetivo de emagrecer. Indica-se utilizar o suco de meio limão em um copo com água (200mL), sem açúcar, cerca de 30 minutos antes do café da manhã.

Porém, ao tomar água com limão em jejum, seu corpo pode sofrer um impacto com a acidez, sendo mais prejudicial do que benéfico para algumas pessoas.

Ou seja, caso você venha introduzir a água com limão no seu dia a dia, o ideal é que seja feito entre ou após refeições, para evitar problemas que possam manifestar-se.

Quanto tempo depois de tomar água com limão posso comer?

Ao optar por consumir o suco de limão em jejum, indica-se fazer o uso da bebida cerca de 30 minutos antes do café da manhã.

Dessa forma, é possível comer alguma coisa após meia hora da ingestão da água.

Uma dica é utilizar sempre limões frescos, para não perder a vitamina C.

Se for ingerida entre as refeições ou ao longo do dia, a alimentação pode ocorrer normalmente, respeitando um período de no máximo 4 horas sem ingerir alimentos.

Como fazer?

Ao preparar a bebida, adicione o suco de meio limão em um copo com água, pode ser morna ou natural, sem adição de açúcar ou adoçantes.

O ideal, sempre que for utilizar o limão, é espremer o suco e usá-lo de uma única vez.

Isso porque o limão oxida muito rápido, o que faz com que ele perca seus principais benefícios, como a vitamina C, deixando com aquele aspecto escurecido.

Então, se você optar pela bebida menos ácida e for utilizar meio limão, aproveite para utilizar a outra metade no tempero de saladas ou como complemento em outras frutas.

Recomenda-se fazer o uso uma vez ao dia, por pelo menos 1 mês.

Água com limão: gelada ou morna?

O recomendado é utilizar a água morna com o limão. Isso porque a temperatura morna propicia a extração dos flavonoides, ou seja, é possível ter uma melhor absorção dos nutrientes dessa maneira.

Porém, ao tomar a bebida com água gelada, a termogênese (gasto calórico para manter a temperatura do corpo) irá aumentar, causando uma melhora na queima de gorduras.

No entanto, vale destacar que esse aumento da termogênese é, em geral, bastante pequena.

Por isso, a água gelada com limão não basta para resultar em um emagrecimento se não for aliada a outros hábitos.

Qual a melhor hora para tomar água com limão?

Com relação ao horário e a forma de consumo, a água com limão pode ser tomada ao longo do dia, em jejum ou próximo às refeições.

Em geral, os horários mais comuns e mais benéficos para o consumo são:

Entre ou após as refeições

Pode-se utilizar o limão entre refeições, uma vez que seu estômago estará protegido, evitando o impacto da acidez no organismo.

A vitamina C é importante na absorção do ferro, o que faz com que o consumo do limão entre as refeições intensifique o aproveitamento de nutrientes.

Durante o dia

A bebida pode ser utilizada durante o dia, como uma substituição a sucos industrializados e refrigerantes.

As vitaminas e nutrientes presentes serão absorvidos e assimilados pelo organismo, da mesma forma que nos outros horários.

À noite ou antes de dormir

Esta pode ser uma opção para quem deseja eliminar as toxinas acumuladas durante o dia.

Porém, um inconveniente de consumir a bebida neste horário é que, por ser diurético, a vontade de ir ao banheiro durante a noite pode aumentar, prejudicando seu sono.

Água com limão e gengibre

O gengibre é uma boa opção adicional para a água com limão.

Isso porque o gengibre é considerado um alimento termogênico, o que favorece o aumento da temperatura corporal, resultando na aceleração do metabolismo. Ou seja, favorecendo o emagrecimento.

O preparo da água é o mesmo mencionado anteriormente, porém, ao adicionar o gengibre, o recomendado é utilizar entre 10g a 30g descascados e em rodelas ou lâminas.

Porém, o recomendado é não criar expectativas milagrosas com a bebida, apesar de os 2 ingredientes serem ricos em vitaminas.

Leia mais: Chá de gengibre: para que serve, benefícios, como fazer, emagrece?

Água com limão faz mal?

De acordo com a nutricionista Marla Martins, do Hospital Marcelino Champagnat, a água com limão não faz mal ao organismo. Inclusive, o consumo da bebida pode melhorar o sistema imunológico, a digestão, além de desinchar e atuar como um anti-inflamatório no nosso corpo.

Porém, é importante saber distinguir a quantidade recomendada de exageros. Além disso, cada organismo é único, o que significa que é preciso avaliar a ingestão frequente de maneira individual.


Em geral, água com limão é uma bebida que pode evitar o envelhecimento precoce, melhorar funções hepáticas e o funcionamento do organismo.

Porém, é importante reforçar que a bebida não é milagrosa.

Então, caso esteja buscando o emagrecimento, o recomendado é aliar o hábito a exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Se você já faz uso da bebida, conte para nós sua experiência nos comentários!

09/05/2019 15:14

Luiza (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*