A acupuntura já é conhecida por servir como tratamento para diversas condições, como dores crônicas, depressão e distúrbios do sono.

Mas além disso, segundo uma nova pesquisa publicada no BMJ Open, a técnica de medicina chinesa também pode servir para controlar algumas manifestações da menopausa, por exemplo, problemas com o sono, ondas de calor (fogachos) e alterações no humor.

Leia mais: Quais os sinais e sintomas da menopausa? Saiba como reconhecer

A descoberta pode ser uma boa notícia para as mulheres com idade entre 45 e 50 anos (fase em que os sintomas da menopausa costumam ocorrer).

Isso porque a acupuntura pode ser uma alternativa para quem não deseja ou não pode fazer a terapia de reposição hormonal (TRH) como forma de tratamento. A TRH, inclusive, levanta questionamentos sobre os potenciais riscos ao paciente — alguns estudos já chegaram a relacionar o uso de hormônios ao aumento de risco de câncer de mama.

Leia mais: Reposição hormonal oral aumenta risco de tromboembolismo

Com isso, métodos alternativos como a acupuntura podem passar a ser considerados pela medicina, com a finalidade de oferecer mais qualidade de vida às mulheres neste período.

O que os pesquisadores descobriram

O estudo dinamarquês reuniu 70 mulheres na menopausa, e dividiu-as entre aquelas que iriam realizar sessões de acupuntura e as que não iriam.


Um dos grupos recebeu as agulhadas durante cinco semanas, em sessões com um tempo médio de 15 minutos. A técnica foi realizada por médicos de família (especialidade voltada para atenção básica, mas que necessita entendimento de diversas áreas da medicina), a partir de diferentes práticas da terapia.

Após o tempo de análise, os pesquisadores observaram que as participantes que fizeram acupuntura tiveram seus sintomas reduzidos em comparação com o grupo que não fez.

Entre os sintomas que apresentaram um sinal de melhora, estão: fogachos, suor noturno e diurno, problemas na pele e no cabelo, dificuldade de dormir, além de sintomas emocionais.

Por fim, a maioria das mulheres (cerca de 80%) relataram que se sentiram melhor com o tratamento de acupuntura, que de forma geral aliviou os sintomas da menopausa.


Os benefícios que a técnica chinesa pode proporcionar para as pessoas, de maneira geral, têm relação com a busca pela manutenção da saúde do organismo.

Fonte: Health Day


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *