Com 6 semanas de gestação, é possível que as outras pessoas nem desconfiem ainda de sua gravidez. Isso porque não há sinal de uma barriga de gestante aparente, assim como há no segundo e terceiro trimestres de gravidez.
São quase 2 meses de gestação até essa 6ª semana e o feto é ainda muito pequenininho. Seu tamanho é de aproximadamente 4mm (comparado ao tamanho de uma semente de romã).
O feto, com 6 semanas de gestação, é um embrião muito pequeno, mas o seu desenvolvimento é acelerado. No ultrassom, já é possível notar algumas estruturas formando-se, como o coração bombardeando sangue, de forma ritmada (como um tambor), por todas as regiões já desenvolvidas.
O tubo neural, durante essa semana, também começa a se fechar sobre o que será, futuramente, a medula espinhal. Há também o desenvolvimento de pequenas dobras de tecido que, ao longo da gestação, se tornará as bochechas, mandíbulas e queixo da criança.
Onde futuramente estarão os olhos do bebê, se enxergam apenas manchinhas pretas. Ainda que muito pequeno e primitivo, algumas estruturas como braços e pernas começam a surgir.
Na gestante, alguns sintomas também se manifestam e se tornam mais frequentes, como os enjoos matinais. Também é comum a mãe ter maior sensibilidade nos seios, como consequência de uma maior circulação sanguínea e aumento na produção de células mamárias.
Normalmente, o primeiro ultrassom acontece após a 11ª semana, quando o desenvolvimento do bebê já está um pouco mais avançado. No entanto, após a 5ª semana já é possível marcar o primeiro exame.
Antes disso, ele não é recomendado porque não é possível identificar nenhum sinal da gestação.
Na 6ª semana, se o ultrassom for realizado, o médico ou médica já poderá observar o saco gestacional. Também consegue verificar se não ocorreu uma gravidez ectópica e identificar os batimentos cardíacos do feto.
No entanto, se a mulher esperar mais algumas semanas, poderá confirmar a idade gestacional e quantos bebês há dentro da barriga.
Durante esse início de gestação, é importante que a mulher mantenha uma rotina de vida saudável, descansando, alimentando-se bem e praticando exercícios leves. Deve manter sempre o acompanhamento médico e buscar ajuda caso tenha algum sintoma incomum, como dores e sangramentos.
Por ter uma maior sensibilidade nos seios, é recomendado sempre o uso de sutiãs e roupas confortáveis, que não apertem a região das mamas.
Com 6 semanas, quase 2 meses de gestação, ainda não é possível ver a barriga da mãe. O feto ainda é muito pequeno e por isso as mudanças físicas quase não são perceptíveis. Para ter uma ideia, o tamanho dele com 6 semanas é de aproximadamente 4mm e o peso de 1g.
Com 6 semanas de gestação, a mamãe ainda está bem no início da gestação. Nesse primeiro trimestre, os sintomas podem ser desconfortáveis, mas em breve a maioria das mulheres vão percebê-los com menos intensidade. O feto, ainda que pequeno, está com o desenvolvimento a todo vapor.
Continue se informando sobre todas as semanas gestacionais aqui no Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.