Ao chegar na 34ª semana de gestação, a mamãe e o bebê estão se preparando para o parto. As atividades estão cada vez mais complicadas de serem realizadas. Subir escadas ou entrar no carro pode ser mais trabalhoso devido ao tamanho da barriga.
Por isso, nestas últimas semanas, a gestante deve evitar fazer muito esforço, diminuindo o ritmo de modo que se sinta confortável.
Na reta final, a grávida tende a cansar-se mais facilmente. Por isso, é recomendado descansar ao longo do dia (pelo menos por alguns minutinhos).
Essas pausas podem ser uma oportunidade para fortalecer os laços maternos. A mamãe pode cantar, ler histórias e fazer carinhos na barriga, já que o neném começa a reconhecer todos esses estímulos.
Além disso, exercitar os hobbies e cuidar de si é fundamental.
Ler, conversar com as amigas(os), pintar, fazer atividades físicas leves, passear e assistir filmes são atividade que podem ajudar a grávida a distrair-se e amenizar a ansiedade.
Mas manter os cuidados e atenção à gestação é importante. Fazer o exames pré-natais e seguir as orientações médicas diminuem as chances de complicações durante o trabalho de parto.
Por isso, todo o período da gravidez deve ser acompanhado por um(a) obstetra e todas as dúvidas devem ser sanadas com o(a) profissional.
Com 34 semanas de gestação, o bebê já estará quase na metade do 8º mês, faltando, em média, entre 4 e 6 semanas para o nascimento. Nessa fase, o bebê está quase todo desenvolvido e seu tamanho aproximado é o de um pé de couve grande.
Com 34 semanas de gravidez, alguns órgãos do bebê (como o pulmão) estão passando pela maturação e só funcionarão depois do parto.
A coloração dos olhos ainda não está definida. A íris será completamente pigmentada algumas semanas após o nascimento. Por isso, é comum que a tonalidade dos olhos dos bebês varie nos primeiros meses de vida.
Nessa fase, o bebê já pode ter unhas e cabelos, que tendem a crescer cada vez mais. Alguns precisam cortar as unhas ainda na maternidade, logo após o parto, para evitar que se machuquem.
Os ossos já estão formados e fortes, mas o crânio ainda não está completamente formado e há um motivo. Ter a cabeça mais molezinha vai ajudar o bebê a sair pelo canal vaginal durante o parto normal.
Os sistemas nervoso, circulatório e imunológico estão completamente desenvolvidos. Se o bebê nascer prematuramente com 34 semanas, tem grandes chances de sobreviver, ainda que precise de aparelhos nas primeiras semanas.
Como faltam algumas semanas para o nascimento, a mulher deve ficar atenta para os sintomas do parto, que são: dilatação do canal vagal, contrações com frequência menor que 10 minutos e rompimento da bolsa d’água.
Esses sinais são bons indicativos para saber se o trabalho de parto começou. Se houver dores intensas acompanhadas de febre e sangramentos vaginais, deve-se buscar um serviço médico com urgência.
O bebê ao completar 34 semanas de gestação deve pesar, em média, entre 2kG e 2,5kG. Nessa mesma fase, ele deve estar medindo, em média, 39cm e quase todos os órgãos e sistemas estão formados. O neném e a mamãe estão preparando-se para o parto.
Agora, o bebê já está grande e não tem muito espaço para mexer-se dentro da barriga. Mesmo assim, a mãe deve sentir alguns movimentos com intervalos máximos de 12 horas.
Cada fase da gravidez tem sintomas específicos. Confira as manifestações mais comuns durante a 34ª semana:
Nesta fase final, muitas mulheres podem ficar inchadas, já que o corpo tende a reter mais líquido durante a gestação.
Outra causa para o inchaço é o crescimento do útero que impede o sangue de circular corretamente nos membros da região inferior. Por isso, pés e pernas podem ser os mais afetados pelo inchaço gestacional.
Elevar as pernas, na altura do joelho, para ajudar a circulação sanguínea e evitar alimentos que sejam ricos em sódio são dicas para amenizar o inchaço.
As dores na costas são um dos sintomas mais comuns durante a gestação. Esses desconfortos são causados pelo aumento da barriga que muda o eixo de equilíbrio corporal.
Além disso, os hormônios produzidos e liberados durante essa fase contribuem para as dores nas costas
A gestante também pode sentir dificuldades para encontrar uma posição confortável para dormir à noite.
Para amenizar esses desconfortos, indica-se evitar carregar peso e sempre cuidar da postura quando estiver sentada ou deitada. Fazer compressas e massagens leves nos locais doloridos também pode melhorar o incômodo.
Leia mais: Grávida pode tomar dipirona? Prejudica o bebê?
Com 34 semanas, é normal que a mulher sinta cólicas, especialmente depois de andar. Isso acontece porque o neném já está encaixado para nascer.
Ou seja, com a cabeça virada para o canal vaginal, o bebê acaba pressionando essa região, o que causa dores e desconfortos.
Algumas dores no útero também podem ser causadas pelas contrações de treinamento, que têm como objetivo preparar a gestante para o momento do parto.
Essas contrações são rápidas (menos de 1 minuto) e podem vir acompanhadas da sensação de “barriga dura”.
Entretanto, se a cólica for muito intensa e acompanhada de sangramentos ou febre, a gestante deve ser levada para um hospital com urgência.
O corpo da mulher não está apenas se preparando para o parto, mas para manter o bebê vivo após o nascimento, ou seja, a produção de leite materno já começou.
Assim, é normal que se note um pequeno aumento nos seios, que também podem ficar doloridos e causar desconfortos para a mãe.
Com 34 semanas de gestação, é normal que o nervosismo e a ansiedade estejam presentes. A mamãe deve tentar relaxar e distrair-se para conter a expectativa da espera do neném.
Alimentação rica em frutas, verduras e legumes, repouso e ingestão de 2L de água por dia são recomendações para ter mais saúde na gestação.
No Minuto Saudável tem muitos conteúdos sobre gravidez. Acompanhe nossas postagens!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.