Ao chegar na 34ª semana de gestação, a mamãe e o bebê estão se preparando para o parto. As atividades estão cada vez mais complicadas de serem realizadas. Subir escadas ou entrar no carro pode ser mais trabalhoso devido ao tamanho da barriga.
Por isso, nestas últimas semanas, a gestante deve evitar fazer muito esforço, diminuindo o ritmo de modo que se sinta confortável.
Na reta final, a grávida tende a cansar-se mais facilmente. Por isso, é recomendado descansar ao longo do dia (pelo menos por alguns minutinhos).
Essas pausas podem ser uma oportunidade para fortalecer os laços maternos. A mamãe pode cantar, ler histórias e fazer carinhos na barriga, já que o neném começa a reconhecer todos esses estímulos.
Além disso, exercitar os hobbies e cuidar de si é fundamental.
Ler, conversar com as amigas(os), pintar, fazer atividades físicas leves, passear e assistir filmes são atividade que podem ajudar a grávida a distrair-se e amenizar a ansiedade.
Mas manter os cuidados e atenção à gestação é importante. Fazer o exames pré-natais e seguir as orientações médicas diminuem as chances de complicações durante o trabalho de parto.
Por isso, todo o período da gravidez deve ser acompanhado por um(a) obstetra e todas as dúvidas devem ser sanadas com o(a) profissional.
34 semanas de gestação: qual o tamanho do bebê?
Com 34 semanas de gestação, o bebê já estará quase na metade do 8º mês, faltando, em média, entre 4 e 6 semanas para o nascimento. Nessa fase, o bebê está quase todo desenvolvido e seu tamanho aproximado é o de um pé de couve grande.
Desenvolvimento do bebê
Com 34 semanas de gravidez, alguns órgãos do bebê (como o pulmão) estão passando pela maturação e só funcionarão depois do parto.
A coloração dos olhos ainda não está definida. A íris será completamente pigmentada algumas semanas após o nascimento. Por isso, é comum que a tonalidade dos olhos dos bebês varie nos primeiros meses de vida.
Nessa fase, o bebê já pode ter unhas e cabelos, que tendem a crescer cada vez mais. Alguns precisam cortar as unhas ainda na maternidade, logo após o parto, para evitar que se machuquem.
Os ossos já estão formados e fortes, mas o crânio ainda não está completamente formado e há um motivo. Ter a cabeça mais molezinha vai ajudar o bebê a sair pelo canal vaginal durante o parto normal.
Os sistemas nervoso, circulatório e imunológico estão completamente desenvolvidos. Se o bebê nascer prematuramente com 34 semanas, tem grandes chances de sobreviver, ainda que precise de aparelhos nas primeiras semanas.
Como faltam algumas semanas para o nascimento, a mulher deve ficar atenta para os sintomas do parto, que são: dilatação do canal vagal, contrações com frequência menor que 10 minutos e rompimento da bolsa d’água.
Esses sinais são bons indicativos para saber se o trabalho de parto começou. Se houver dores intensas acompanhadas de febre e sangramentos vaginais, deve-se buscar um serviço médico com urgência.
Qual o peso ideal para um bebê de 34 semanas?
O bebê ao completar 34 semanas de gestação deve pesar, em média, entre 2kG e 2,5kG. Nessa mesma fase, ele deve estar medindo, em média, 39cm e quase todos os órgãos e sistemas estão formados. O neném e a mamãe estão preparando-se para o parto.
Agora, o bebê já está grande e não tem muito espaço para mexer-se dentro da barriga. Mesmo assim, a mãe deve sentir alguns movimentos com intervalos máximos de 12 horas.
Quais são os sintomas da gravidez?
Cada fase da gravidez tem sintomas específicos. Confira as manifestações mais comuns durante a 34ª semana:
Inchaço
Nesta fase final, muitas mulheres podem ficar inchadas, já que o corpo tende a reter mais líquido durante a gestação.
Outra causa para o inchaço é o crescimento do útero que impede o sangue de circular corretamente nos membros da região inferior. Por isso, pés e pernas podem ser os mais afetados pelo inchaço gestacional.
Elevar as pernas, na altura do joelho, para ajudar a circulação sanguínea e evitar alimentos que sejam ricos em sódio são dicas para amenizar o inchaço.
Dor nas costas
As dores na costas são um dos sintomas mais comuns durante a gestação. Esses desconfortos são causados pelo aumento da barriga que muda o eixo de equilíbrio corporal.
Além disso, os hormônios produzidos e liberados durante essa fase contribuem para as dores nas costas
A gestante também pode sentir dificuldades para encontrar uma posição confortável para dormir à noite.
Para amenizar esses desconfortos, indica-se evitar carregar peso e sempre cuidar da postura quando estiver sentada ou deitada. Fazer compressas e massagens leves nos locais doloridos também pode melhorar o incômodo.
Leia mais: Grávida pode tomar dipirona? Prejudica o bebê?
Cólicas
Com 34 semanas, é normal que a mulher sinta cólicas, especialmente depois de andar. Isso acontece porque o neném já está encaixado para nascer.
Ou seja, com a cabeça virada para o canal vaginal, o bebê acaba pressionando essa região, o que causa dores e desconfortos.
Algumas dores no útero também podem ser causadas pelas contrações de treinamento, que têm como objetivo preparar a gestante para o momento do parto.
Essas contrações são rápidas (menos de 1 minuto) e podem vir acompanhadas da sensação de “barriga dura”.
Entretanto, se a cólica for muito intensa e acompanhada de sangramentos ou febre, a gestante deve ser levada para um hospital com urgência.
Seios doloridos
O corpo da mulher não está apenas se preparando para o parto, mas para manter o bebê vivo após o nascimento, ou seja, a produção de leite materno já começou.
Assim, é normal que se note um pequeno aumento nos seios, que também podem ficar doloridos e causar desconfortos para a mãe.
Com 34 semanas de gestação, é normal que o nervosismo e a ansiedade estejam presentes. A mamãe deve tentar relaxar e distrair-se para conter a expectativa da espera do neném.
Alimentação rica em frutas, verduras e legumes, repouso e ingestão de 2L de água por dia são recomendações para ter mais saúde na gestação.
No Minuto Saudável tem muitos conteúdos sobre gravidez. Acompanhe nossas postagens!!!