Com 21 semanas de gestação, já se passou da metade da gravidez, pois é o quinto mês.
Nesse estágio, a mulher apresenta uma barriga já bem redondinha e durinha, mas ainda não tão grande como deve ficar até o final dos 9 meses. Afinal, é no terceiro trimestre que o bebê mais engorda.
O peso ganho durante esses meses dependente muito da dieta de cada mãe. Mas, mantendo uma alimentação equilibrada e saudável, em média, é provável que ela tenha engordado entre 4kg a 8kg até então.
Durante essa fase, é possível que a mamãe e o bebê não estejam no mesmo fuso horário, digamos assim. De dia, quando a mulher está mais agitada e movimentando-se mais, o bebê pode ficar mais tranquilo e quietinho.
De noite, pode acontecer essa troca: quando a mãe estiver mais tranquila e descansando, o bebê tende a ficar mais agitado e mexendo-se bastante.
Confira abaixo mais mudanças na gestante e no bebê nessa 21ª semana de gestação:
O desenvolvimento do bebê na 21ª de gestação é marcado pela formação dos glóbulos brancos (leucócitos), células que fazem parte do sistema imunológico.
O crescimento do bebê já não é tão acelerado como nos primeiros meses. O desenvolvimento dos sistemas, órgãos, tecidos e ossos continua a cada semana, mas em um ritmo diferente.
É observado também, já nessa fase, que a pele do bebê é muito fina, avermelhada e enrugadinha. A vermelhidão se dá devido aos vasos sanguíneos que ficam aparentes.
Ele também não tem ainda muita gordura corporal, mas nos próximos meses isso tende a mudar, já que engorda bastante a cada semana. Com mais gordura no corpo, sua pele tende a ficar mais rosadinha e menos transparente.
O bebê também mexe bastante. Com muito espaço no útero, por ainda ser pequeno, o feto pode dar cambalhotas na barriga da mãe. Isso acontece principalmente à noite, período de maior agitação.
Outro movimento que os médicos podem identificar nessa fase é do bebê se coçando, pois com 21 semanas, é possível ver que as unhas já estão formadas.
No entanto, por ter a pele revestida por uma mucosa, mesmo com as unhas grandinhas o bebê não consegue se arranhar.
Além disso, ele também pode engolir o líquido amniótico, que já consegue ser digerido pelo seu sistema digestivo. Assim, as primeiras fezes do bebê são formadas e ficam no intestino até o nascimento.
Por serem livres de bactérias, essas fezes (chamadas de mecônio) não causam gases no bebê.
O feto com 21 semanas de gestação pode ter um peso que varia de 300g a 400g e o seu tamanho é de aproximadamente 25cm (do calcanhar até a cabeça). Algumas pessoas podem comparar o seu tamanho nessa fase a de uma banana grande.
A gestante nessa semana pode começar a manifestar um sintoma que é uma queixa comum na gravidez: as falhas de memória. São recorrentes os relatos de mulheres que se sentem mais esquecidas durante a gestação.
Algumas mulheres também relatam o surgimento de um aumento no corrimento vaginal, mas sem presença de cheiro, cor e sintomas que poderiam indicar uma infecção.
Também é possível haver um maior inchaço nos pés e pernas, especialmente nos dias mais quentes. Por isso, o ideal é deixar as pernas elevadas sempre que possível, para melhorar a circulação. Ingerir bastante líquido também ajuda a aliviar o sintoma.
Os seios tendem a crescer bastante no início da gestação, mas com 21 semanas é provável que esse crescimento não aconteça mais. Os mamilos podem ficar mais saltados e as aréolas maiores e mais escuras. Por isso, é recomendado o uso de sutiãs confortáveis, com alças que proporcionem boa sustentação.
Contamos nesse artigo como está o desenvolvimento do bebê com 21 semanas de gestação e as mudanças que acontecem no corpo da gestante.
Confira outras informações sobre gravidez e como são as outras semanas gestacionais aqui no Minuto Saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.