Um dos momentos mais esperados na gestação é sentir o bebê se mexer. Muitas mulheres conseguem sentir os movimentos do bebê por volta da 16ª e 20ª semana de gestação (final do 4º e durante o 5º mês). Os movimentos costumam ser leves, mas perceptíveis. Em uma segunda gestação isso pode acontecer mais cedo.
Outro momento marcante acontece quando a mulher está com 18 semanas de gestação. A partir de agora, será mais fácil conseguir ver os órgãos genitais no exame de ultrassom.
Se for uma menina, seu útero e trompas já estarão formadas. Se for menino, será ainda mais fácil de enxergar o órgão genital na ultrassom.
Quando a gestante está com 18 semanas de gestação, significa que ela está no final do 4º mês de gravidez. É um momento importante e muito esperado, em que a mãe começa a perceber suaves movimentos do bebê dentro da barriga.
Nessa fase, o bebê já cresceu bastante e está pesando cerca de 150g e mede em torno de 12 cm, o tamanho aproximado de uma batata-doce. É claro que isso pode variar dependendo da estatura dos pais.
A mãe já consegue sentir os movimentos do bebê, pois os ossinhos dele estão se fortalecendo e começam a surgir os músculos. Por isso, costuma ser natural que os movimentos do bebê sejam mais perceptíveis.
Esse momento é importante, pois já começa a se formar no bebê suas impressões digitais, característica que irá diferenciar ele de todos os outros e mostrar que ele é único.
O bebê começa a fazer movimentos respiratórios, bocejar e soluçar, já como um treino para quando for precisar mesmo respirar. A placenta ainda é responsável por dar a ele o oxigênio necessário.
Seu coraçãozinho começa a bater duas vezes mais rápido que o da mamãe. Ele também começa a ouvir sons internos, como os batimentos cardíacos da mãe e o ruído da passagem de sangue pelo cordão umbilical.
Dentro de pouco tempo, o bebê já consegue ouvir os sons externos como a voz dos pais.
Nessa fase, o intestino do bebê está se desenvolvendo e começa a produzir as primeiras fezes (o mecônio), que são formadas pelo líquido amniótico que ele engole.
Nesse momento o bebê está se desenvolvendo rapidamente, o que acaba exigindo bastante do organismo da mãe. Portanto, alguns sintomas podem ser percebidos:
É comum nessa fase, com tantas mudanças acontecendo de forma rápida, que a mãe eventualmente sinta-se mais fraca.
Além do seu coração estar trabalhando em torno de 40% a 50% mais do que antes, a barriga da mulher já começa a crescer e pesar. Além disso, o bebê se desenvolve a todo vapor. Isso tudo consome muita energia.
Por isso, é importante que a gestante procure repousar bastante nessa fase, além de se alimentar bem para repor suas energias. Também deve evitar fazer esforços e ter cuidado com a sua postura para evitar dores nas costas.
Na gestação, é comum a pressão sanguínea diminuir devido a ação dos hormônios e do aumento de sangue circulando no corpo (em média 1,5 litro a mais). Isso pode causar vertigens e mal-estar.
Com o útero em crescimento, ele começa a exercer pressão nos vasos sanguíneos, podendo também causar desconforto.
Para aliviar esse sintoma, é importante que a gestante procure levantar lentamente para evitar possíveis acidentes, além de se alimentar em intervalos menores para controlar os níveis glicêmicos.
Essa fase é marcada por um aumento nos níveis de hormônio. Isso pode causar o aparecimento de manchas e espinhas, principalmente no rosto. Não é uma regra, mas pode acontecer dependendo do organismo de cada mulher.
Nessa fase, a azia costuma dar uma trégua. Apesar de isso ser bom, por outro lado, o apetite pode aumentar. Consequentemente, podem aparecer os desejos estranhos de comer determinados alimentos.
Além do aumento do apetite, a gestante pode ganhar peso de forma acelerada nesse período. A vontade de comer a todo momento e o bebê crescendo rapidamente acaba acelerando o ganho de peso.
Ainda que seja normal o ganho de peso, é importante consumir alimentos saudáveis.
A secreção vaginal branca e sem cheiro durante a gravidez costuma ser normal. Ela pode estar relacionado com as mudanças fisiológicas que acontecem nesse período.
Porém, a gestante deve estar atenta em qualquer alteração na secreção como a presença de mau cheiro, coceira ou dor abdominal. Nesses casos, deve-se procurar seu (sua) médico(a), pois pode ser um caso de infecção.
Em geral, com 18 semanas já dá para perceber que a mulher está grávida, pois a barriga começa a ficar arredondada.
Ela ainda não é grande, mas já dá para perceber uma saliência, que irá crescer cada vez mais rápido agora.
Agora que provavelmente você já sabe o sexo do bebê, já pode começar a pensar no enxoval. Que fase maravilhosa!
Se ainda não conseguiu descobrir, fique tranquila e tente segurar mais um pouco a ansiedade pois logo você saberá. Aproveite esse momento tão especial para curtir em família cada movimento do bebê.
Continue acompanhando o Minuto Saudável para saber mais sobre cada fase da gestação.
Dra. Fernanda Freire
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.