Zinnat é um medicamento antibiótico indicado para o tratamento de infecções da garganta, ouvido e sistema respiratório. 

A seguir, você confere informações importantes sobre o medicamento, para que serve, como usar, contraindicações e efeitos colaterais. Confira!

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Para que serve o Zinnat?
  2. Princípio ativo 
  3. Como o Zinnat age?
  4. Apresentações do Zinnat
  5. Como usar o Zinnat?
  6. Contraindicações 
  7. Efeitos colaterais
  8. Dúvidas frequentes
  9. Preços e onde comprar

Para que serve o Zinnat?

O medicamento Zinnat é recomendado para o tratamento de condições causadas por bactérias, sensíveis ao princípio ativo. São elas:

Princípio ativo

O princípio ativo do medicamento é a cefuroxima, antibiótico pertencente ao grupo das cefalosporinas de segunda geração (a cada geração, o medicamento fica mais específico, ou seja, o medicamento de segunda geração é mais específico do que o de primeira). 

Como o Zinnat age?

Como vimos anteriormente, o Zinnat é um antibiótico, tipo de medicamento que age diretamente em microrganismos causadores de infecções com o objetivo de eliminá-los do organismo. 

A cefuroxima, princípio ativo do Zinnat, tem ação ampla contra bactérias sensíveis a ele e é indicado para microrganismos gram-positivos e gram-negativos (tipo de microrganismos classificados de acordo com a cor que obtêm após um processo químico).

Apresentações do Zinnat

O medicamento pode ser encontrado em pó para solução oral e em comprimido revestido. Confira mais a respeito das indicações e características de cada uma dessas versões a seguir:


Em pó

Essa apresentação do medicamento é comercializada em frascos de 50mL e 70mL com 250mg/5mL de princípio ativo. Ela acompanha um copo e uma seringa dosadora. 

É recomendado para uso adulto e pediátrico, para crianças acima dos 3 meses de idade e além disso, é a versão recomendada para indivíduos que não conseguem engolir comprimidos.

Comprimido revestido

Já a apresentação em comprimido revestido pode ser encontrada nas doses de 250mg e 500mg. A forma de 250mg é comercializada em caixas com 10 ou 14 comprimidos, enquanto a de 500mg está disponível em caixas com 10, 14 ou 20 comprimidos. 

Essa forma é recomendada para uso adulto e de crianças a partir dos 6 anos de idade. 

Como usar o Zinnat?

O comprimido de Zinnat é de uso oral, pode ser ingerido com água e não deve ser fragmentado, aberto ou mastigado. Essa apresentação do medicamento tem melhor efeito quando administrada após uma refeição. 

A posologia do comprimido varia de acordo com a condição para qual o medicamento foi prescrito e a idade do (a) paciente. A dose usual para adultos costuma ser de 2 comprimidos de 250mg por dia (de 12 a 12 horas). Além disso, a dose pode ser reduzida caso o (a) paciente apresente problemas nos rins. 

Já a forma em pó, também de uso oral, deve ser diluída em sucos de fruta ou bebidas lácteas, mas, não deve ser diluída em líquidos quentes. Assim como a forma em comprimido, essa apresentação também tem melhor efeito quando administrada após uma refeição.

A dose diária da apresentação em pó também varia de acordo com a condição e com a idade do paciente, sendo a dose usual para adultos de 5mL (250mg) 2 vezes ao dia (de 12 em 12 horas). E também pode ser reduzida no caso de insuficiência renal

Ademais, o tratamento com ambas as apresentações do medicamento costuma durar cerca de 7 dias, podendo variar de acordo com a prescrição médica e quadro do (a) paciente.

É importante ressaltar que o tratamento deve ser feito por todo o período indicado pelo (a) médico (a), pois o medicamento necessita de um tempo para eliminar por completo as bactérias da infecção. 

Portanto, não interrompa o tratamento ao se sentir melhor ou continue a usar o medicamento após o período indicado na receita médica. 

O comprimido pode ser administrado com água.

Leia também: Cefalexina: é antibiótico? Veja para que serve e como usar

Contraindicações

O uso do medicamento é contraindicado no caso de hipersensibilidade à cefuroxima, a quaisquer outros componentes da fórmula e às cefalosporinas. 

Efeitos colaterais

Assim como todo medicamento, Zinnat pode causar efeitos colaterais. Os efeitos comuns de ambas as apresentações do medicamento são:

Ao apresentar quaisquer dos sintomas mencionados acima, entre em contato com seu (sua) médico (a). Para demais efeitos colaterais, consulte a bula do medicamento.

Dúvidas frequentes

Listamos algumas das principais dúvidas dos (as) pacientes a respeito do Zinnat. Caso surjam outras dúvidas, entre em contato com um (a) médico (a) ou farmacêutico (a). Confira:

Gestantes e lactantes podem usar o Zinnat?

Não há dados suficientes a respeito da segurança do uso de Zinnat por mulheres grávidas, portanto, a recomendação é utilizar o medicamento somente mediante orientação e acompanhamento médico. 

Já as lactantes devem informar ao (à) médico (a) que estão amamentando, pois os componentes do medicamento podem ser passados para o (a) bebê por meio do leite materno.

Zinnat trata sinusite?

Sim, o medicamento é recomendado para o tratamento da sinusite causada por microorganismos sensíveis a seu princípio ativo. 

Pode ingerir o Zinnat antes das refeições?

Sim. Porém, como mencionado anteriormente, segundo a bula, o efeito do medicamento é melhor quando ingerido após uma refeição. 

Zinnat pode causar reação alérgica?

Sim, Zinnat pode causar reação alérgica. No entanto, a reação alérgica é um efeito colateral muito raro do uso do medicamento, ocorrendo em menos de 0,01% dos (as) pacientes. 

Preços e onde comprar

O preço do medicamento varia de acordo com sua apresentação, posologia e quantidade de comprimidos*:

Na plataforma Consulta Remédios você compara preços e verifica se o medicamento está disponível nas farmácias mais próximas a você.

Como o fármaco é prescrito com receita branca duas vias para antibiótico e precisa da retenção de uma delas, sua venda não é permitida pela internet. 

Já a versão em sachês do medicamento foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho de 2022 devido a problemas de estabilidade e não há previsão de volta da venda. Segundo a GSK, fabricante do fármaco, essa apresentação do medicamento tem pouca demanda no país. 

*Preços consultados em junho de 2022, sujeito a alterações.

Leia também: Tipos de receita médica: o que significa cada cor?

____________________

O tratamento com antibióticos deve ser feito corretamente, seguindo todas as orientações de dose, horários e duração do tratamento presentes na prescrição médica, pois, caso administrado em excesso pode acarretar em resistência bacteriana. 

Aqui no Minuto Saudável, você encontra mais conteúdos a respeito de saúde, medicamentos, alimentação saudável e bem-estar. Continue acompanhando o site e nossas redes sociais. 

Referências


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.