Se houvesse uma fórmula mágica para evitar o surgimento de cravos e espinhas, com certeza seria uma das principais buscas do cotidiano, principalmente de jovens e adolescentes. Atualmente, existem várias receitinhas caseiras e produtos disponíveis para tratar e secar espinhas, manchas, cicatrizes, etc., mas é importante que as pessoas se atentem aos riscos de alergias e agressões à pele. Por isso, o ideal é sempre procurar profissionais de saúde antes de aplicar qualquer coisa.

Além disso, é preciso ter cuidado com as promessas por aí e respeitar também seu tipo de pele! Ou seja, o que é bom para uma pessoa, pode não ser o melhor produto ou receita para você. Portanto, consulte um (a) dermatologista.

Então, pensando em te ajudar a entender melhor o que pode ou não amenizar seu problema, o Minuto Saudável separou algumas perguntinhas bem frequentes juntamente com dicas para a saúde da sua pele, confira!

O que é bom para secar espinhas rapidamente?

Tem muito produto bom para a secar espinhas, mas a escolha vai depender do tipo do problema. Por exemplo, aquelas mais intensas podem necessitar de tratamentos específicos. Já espinhas isoladas, que às vezes aparecem, podem ser amenizadas com algum gel de uso pontual.

Existem produtos disponíveis em farmácias e lojas de beleza, como também várias receitinhas caseiras que saem super em conta, mas exigem cuidado.

Algumas substâncias que agem secando as espinhas são:

  • Peróxido de benzoíla: elimina as bactérias e ajuda a remover a camada de pele morta;
  • Ácido salicílico: também elimina as bactérias; 
  • Óleo de melaleuca: antibacteriano que diminui a vermelhidão e o tamanho da espinha.

Vale lembrar da importância de só usar produtos e medicamentos com orientação de especialistas, evitando possíveis erros e usos inadequados. De acordo com a farmacêutica Francielle Tatiana Mathias, há pomadas específicas para remover espinhas, cravos e até verrugas, sendo que a diferença, muitas vezes, está na concentração da substância. 

Sabonetes

Alguns sabonetes também podem ser utilizados nesse processo. Por exemplo, o Sabonete Asepxia, que age diretamente no combate de espinhas, cravos e também no excesso de oleosidade.


Leia também: Sabonete para pele oleosa: veja 7 produtos poderosos

Gel secativo

Já em relação ao gel secativo, podemos mencionar o Neutrogena Rapid Clear, que é muito eficaz na redução da vermelhidão e tamanho das espinhas. 

Outro gel secativo com ação rápido no tratamento de espinhas, é o Clean&Clear Advantage Gel Antiacne, que ajuda a eliminar as espinhas, fazendo com que elas fiquem menos visíveis em 8 horas.

Curativos ou adesivos

Um produto que é super novidade no mercado, são os Curativos Absorventes NexCare Acne. São feitos com gel hidrocoloide, auxiliando na aparência da pele e reduzindo a vermelhidão da espinha. 

Como secar espinhas de modo caseiro? 

As receitas caseiras são sempre as mais queridinhas quando o assunto é beleza!

É comum que elas sejam feitas com produtos acessíveis que muita gente tem nos armários de casa ou que sejam fáceis de encontrar. Porém, esse processo exige um maior tempo para o preparo.

Mas vamos às receitas!

Chá de confrei

Confrei é uma é uma planta medicinal que possui propriedades cicatrizantes, podendo desempenhar essa função em todo o corpo.

  1. Coloque 4 colheres de sopa de folhas secas de confrei e ½ litro de água em uma panela;
  2. Deixe ferver por 5 minutos e coe logo em seguida;
  3. Coloque o chá pronto em um recipiente e armazene na geladeira por até 3 dias;
  4. Após o preparo do chá, lave bem o rosto com sabonete e água fria antes de iniciar o procedimento;
  5. Umedeça um pedaço de algodão no chá e aplique no local onde se encontra(am) a(s) espinha(s);
  6.  Repita o procedimento 2 vezes ao dia, preferencialmente um pela manhã e outro a noite. 

Compressa de gelo

O gelo é muito conhecido por diminuir a vermelhidão das espinhas. Também pode reduzir a inflamação, aliviando uma possível dor no local.

  1. Coloque o gelo em uma toalha de tecido fino, lembrando sempre de não colocá-lo em contato direto com a pele;
  2. Segure levemente sobre o local por 10 minutos;

Pasta de dente seca espinhas?

Não! Já que falamos de receitas caseiras, podemos mencionar também algumas que não geram os resultados esperados e podem, inclusive, agravar o problema de pele.

Um exemplo disso é a pasta de dente. Ela possui em sua fórmula, componentes que podem intoxicar os poros e consequentemente aumentar o tamanho da espinha. Além disso, podem deixar a região mais dolorida e possivelmente manchando a pele.

O que realmente funciona para secar espinhas?

É muito difícil definir quais produtos e receitas caseiras funcionam para cada pessoa, pois isso depende de uma série de fatores.

Dicas que realmente funcionam e influenciam na saúde de pele são os hábitos de alimentação saudável e a limpeza de pele no dia a dia. 

Por isso, evitar o consumo de doces, frituras, bebidas gaseificadas e lavar a pele diariamente ajudam a reduzir o surgimento de espinhas. 

A limpeza profunda, com adstringentes e produtos oil free ajuda a controlar o surgimento. Não espremer ou estourá-las evita que a pele fique marcada.


As espinhas são algo tão comum quanto a gente imagina. Fazem parte de algumas fases da vida e até podem persistir em outros momentos. 

É importante saber sobre os produtos e receitas caseiras que auxiliam e até os que acabam não auxiliando nesse processo, suas consequências se não bem realizadas e a importância do acompanhamento profissional.

Acesse o Minuto Saudável e acompanhe várias outras dicas para a beleza!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.