A Cinomose é uma doença grave que acomete alguns animais, principalmente cachorros. No caso desse tipo de pet, ela consiste na infecção por um vírus da família Paramyxoviridae, conhecido como Vírus da Cinomose Canina (CDV).

De maneira geral, a doença afeta diversos órgãos do corpo do bichinho, provocando sintomas como febre, náuseas, corrimento nasal, dificuldade para respirar, pneumonia e até mesmo convulsões.

A transmissão é feita por meio da saliva, urina ou sangue, tanto pela proximidade com outros animais infectados quanto pelo contato com um ambiente contaminado.

Para auxiliar o tratamento do problema, existem alguns medicamentos que podem ser administrados.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto! 

Índice — neste artigo você vai encontrar:

  1. Qual o tratamento para Cinomose?
  2. É verdade que quiabo cura Cinomose canina?
  3. Remédio para Cinomose e Parvovirose
  4. Remédio para Cinomose caseiro

Qual o tratamento para Cinomose?

Não há, atualmente, um remédio específico para o vírus da Cinomose. Em geral, o tratamento consiste em cuidar dos sintomas da doença e prevenir que outras infecções ocorram de forma paralela. 

Assim, o objetivo é diminuir o mal-estar do bichinho e fortalecer sua imunidade. Para que o próprio sistema imunológico atue na eliminação da doença. 


Para isso, alguns medicamentos podem ser utilizados, como antibióticos para tratar possíveis infecções secundárias, vitaminas para fortalecer o sistema imunológico, anti-virais para diminuir a atividade do vírus, fluidoterapia, entre outros.

Especificamente, alguns mecanismos que podem ser utilizados para auxiliar na redução dos sintomas são:

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos utilizados para combater infecções provocadas por bactérias. 

Apesar de não serem eficazes no combate a vírus, como o da Cinomose, essa classe de fármacos é indicada para tratar infecções secundárias no pet.

Dessa maneira, é administrada para ajudar e evitar que o outras doenças sobrecarreguem ainda mais o sistema imunológico do bichinho.

Entre alguns dos remédios que podem ser empregues estão:

  • Trissulmax;
  • Diaziprim oral;
  • DoxyGard.

Antieméticos

Os antieméticos são medicamentos utilizados na prevenção e combate de sintomas de náuseas e vômito, comuns da Cinomose.

Entre algumas opções que podem ser utilizadas estão:

  • Antiemético Drasil;
  • Antiemético Cerenia;
  • Antiemético Vonau Vet.

Anticonvulsivos

As convulsões (movimentos involuntários e incontroláveis) são um tipo de manifestação clínica que podem ocorrer em casos de Cinomose e afetar gravemente a saúde do pet. 

Por isso, medicamentos anticonvulsivantes, ou seja, que previnem e tratam crises convulsivas, são utilizados durante o tratamento quando há necessidade.

As substâncias mais empregues no combate do problema são:

Antitérmicos e analgésicos

Medicamentos antitérmicos são aqueles que ajudam na prevenção e redução da febre, ou seja, do aumento da temperatura corporal. Já os analgésicos são fármacos que reduzem a percepção de dor.

Tanto a febre quanto dores no corpo são sintomas que podem ocorrer devido à Cinomose. Entre os medicamentos desse tipo que podem ser utilizados estão:

Suplementos nutricionais

Para fortalecer o sistema imunológico do pet e o auxiliar a combater o vírus, alguns suplementos nutricionais podem ser administrados.

Eles têm como objetivo fornecer nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, etc) e complementar a alimentação, ajudando a reforçar a saúde do bichinho.

Alguns suplementos que podem ser utilizados são:

  • Suplemento Vitamínico Food Dog Dietas Hiperproteicas;
  • Suplemento Nutralife Intesive;
  • Suplemento Organnact Sbelt Dog. 

Soro Hiperimune

O soro hiperimune é uma substância que contém os anticorpos específicos contra algum tipo de vírus e pode ser utilizado como auxiliar no tratamento da Cinomose.

Eles são utilizados em casos para um combate rápido ao vírus, sem que seja necessário esperar o tempo de o próprio sistema imunológico produzir os anticorpos. 

Geralmente são utilizados quando a doença ainda não teve acometimento neurológico, ou seja, quando ainda não afetou nervos cranianos.

Quando aplicado no bichinho, os anticorpos presentes na substância têm a capacidade de neutralizar o vírus, ajudando no combate da doença.

Uma das opções disponíveis desse tipo de substância é o Soroglobulin, específico para Cinomose, ou Soroglobulin Max, que serve para a Cinomose e também Parvovirose canina e Coronavirose canina. 

Antivirais

Antivirais são medicamentos que atuam no combate direto a vírus específicos e, apesar de serem medicações raras, atualmente já existem algumas doenças que podem ser combatidas com esse tipo de fármaco.

No caso da Cinomose, ainda não há um antiviral específico que trate a doença. Entretanto, estudos recentes indicam resultados promissores com o uso de Ribavirina — um antiviral utilizado em humanos para o tratamento da Hepatite C.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Estadual Paulista, tanto a Ribavirina de forma individual quanto em associação com DMSO (Sulfóxido de dimetilo) — composto químico — apresentaram boa resposta, resultando em até 80% de melhora nos cães que receberam a medicação. 

Estudos ainda estão sendo realizados, mas os fármacos podem ser administrados em alguns casos, sempre com orientação de um(a) profissional veterinário(a).

É verdade que quiabo cura Cinomose canina?

Nos últimos anos, popularizou-se na internet a notícia de que servir suco de quiabo para cachorros com Cinomose curaria a doença, levando diversos tutores e tutoras a dar o alimento para o animal.

É importante ressaltar que não há estudos científicos que comprovem a eficácia da ingestão de quiabo no tratamento da Cinomose

O quiabo, de fato, apresenta propriedades positivas, como ser fonte de vitaminas e hidratação (assim como outras bebidas). Isso pode auxiliar no combate a desidratação do cão e fazer com que o pet aparente estar melhor.

Entretanto, vale lembrar que a doença é um problema grave e pode até mesmo ser fatal. Por isso, deve ser acompanhado por um(a) profissional, que indicará as melhores opções de medicamentos e tratamentos ideais para cuidar do bichinho.

Remédio para Cinomose e Parvovirose

Tanto a Cinomose quanto a Parvovirose são doenças que podem afetar cães, provocadas por vírus. Em ambos os casos não há, atualmente, remédios específicos que combatam as condições.  

Dessa maneira, os tratamentos consistem na minimização dos sintomas e fortalecimento do sistema imunológico, para que o próprio bichinho possa combater o vírus e recuperar-se.

Para essas doenças podem ser aplicados antibióticos, para infecções secundárias, e também medicamentos que combatam sintomas, como anti-inflamatórios, antitérmicos, analgésicos, entre outros.

Mecanismos como fluidoterapia também podem ser utilizados, já que tem o objetivo de repor líquidos e repor a desidratação, um dos possíveis sintomas das doenças.

Além disso, em casos de Parvovirose, é indicado realizar o isolamento do pet, para que ele não transmita a doença para outros animais. 

Remédio para Cinomose caseiro

Não existe um remédio caseiro que cure a Cinomose. 

Alimentos como o quiabo, que se popularizaram com a ideia de que tratam a doença, não são considerados de fato tratamentos, até podem atuar, em alguns casos, como suplemento vitamínico, mas apenas ajudando no fortalecimento do sistema imunológico do animal.

Para cuidar de maneira segura do pet, é preciso consultar um veterinário ou veterinária, que irá indicar os melhores recursos terapêuticos para o quadro clínico do bichinho.


A Cinomose é uma doença grave que afeta cachorros e muitas vezes pode ser fatal. 

Porém, mesmo não havendo um medicamento específico para a cura do problema, com os cuidados corretos há chances de o bichinho recuperar-se, principalmente se o problema for detectado e tratado logo no início.

Por isso, vale sempre estar atento(a) aos sintomas apresentados pelo animal e buscar ajuda de um veterinário ou veterinária caso algo não esteja bem. 

Quer saber mais sobre remédios para pet? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado(a)!

Fontes Consultadas


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.