Pet

Remédio para Cinomose Canina: qual o tratamento adequado?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 22/07/2020Última atualização: 08/11/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 22/07/2020Última atualização: 08/11/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

A cinomose é uma doença grave que acomete carnívoros , principalmente os cães. Em síntese, ela consiste na infecção por um vírus da família Paramyxoviridae, conhecido como Vírus da Cinomose Canina (do inglês, Canine distemper virus - CDV). Não há remédio para a cinomose e o tratamento adequado é definido pelo (a) médico (a) veterinário (a).

De maneira geral, a doença afeta diversos órgãos do corpo do animal, provocando sintomas como febre, corrimento ocular e nasal, tosse, diarreia e até mesmo convulsões.

A transmissão é feita por meio do contato com secreção ocular, saliva, urina, sangue ou fezes, tanto pela proximidade com outros animais infectados quanto pelo contato com ambiente contaminado. Portanto, entenda melhor qual o tratamento para a cinomose!

Qual o tratamento para Cinomose?

Infelizmente, não há, atualmente, um remédio específico para combater o vírus da Cinomose. Em geral, o tratamento é inespecífico e de suporte, consistindo em cuidar dos sintomas da doença e de outras infecções que possam ocorrer simultaneamente, como infecções bacterianas. 

Assim, o objetivo é aliviar os sintomas da doença e estimular a imunidade para que o próprio sistema imunológico combata a infecção. Para isso, alguns medicamentos podem ser utilizados, como antibióticos (para tratar possíveis infecções bacterianas secundárias, como pneumonias e gastroenterites), suplementos vitamínicos para fortalecer o sistema imunológico (como vitamina A e B), antivirais para diminuir a atividade do vírus, entre outros.

Outras terapias podem ser necessárias, como a fluidoterapia para reposição de líquido e correção da desidratação, já que os pacientes infectados pelo CDV podem ter quadros de vômitos e diarreias. Especificamente, entenda como esses medicamentos podem ser utilizados para auxiliar na redução dos sintomas:

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos utilizados para combater infecções provocadas por bactérias. Apesar de não serem eficazes no combate a vírus, como o da cinomose, essa classe de fármacos é indicada para tratar infecções secundárias no pet. 

As doenças virais, como a cinomose, afetam o sistema imunológico dos animais infectados, tornando-os mais sensíveis a outras infecções, como as bacterianas, por isso esses fármacos são comumente utilizados na rotina clínica.

Antieméticos

Os antieméticos são medicamentos utilizados na prevenção e combate de sintomas de náuseas e vômito, comuns da cinomose. Além disso, a utilização dos antibióticos pode intensificar esses sintomas. 

Anticonvulsivos

As convulsões, movimentos involuntários e incontroláveis, são comuns na fase neurológica da doença, sendo um tipo de manifestação clínica que pode afetar gravemente a saúde do pet. 

Por isso, medicamentos anticonvulsivantes, ou seja, que previnem e tratam crises convulsivas, são utilizados durante o tratamento quando há necessidade.

Antitérmicos e analgésicos

Medicamentos antitérmicos auxiliam no controle  da febre,  analgésicos são fármacos que reduzem a percepção de dor. Sendo que tanto a febre, quanto as dores que levam o animal a ficar mais quieto, relutar grandes movimentos ou brincadeiras  são sintomas que podem ocorrer devido à cinomose.

Suplementos nutricionais

Para fortalecer o sistema imunológico do pet e o estimular a combater o vírus, alguns suplementos nutricionais podem ser administrados. Eles têm como objetivo fornecer nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, etc) e complementar a alimentação, ajudando a reforçar a saúde do bichinho.

Soro Hiperimune

O soro hiperimune é um produto biológico que  tem  anticorpos específicos contra algum tipo de vírus e pode ser utilizado como auxiliar no tratamento da cinomose.

Eles são utilizados em casos para um combate rápido ao vírus, sem que seja necessário esperar o tempo do próprio sistema imunológico produzir os anticorpos. 

Geralmente são utilizados quando a doença ainda não teve desenvolvimento da fase neurológica, ou seja, quando ainda não apresentou quadros de convulsão, dificuldade locomotora, etc. Quando aplicado no pet, os anticorpos presentes na substância têm a capacidade de neutralizar o vírus, ajudando no combate da doença. Entretanto, o uso do soro hiperimune não confere proteção além de 10 dias, impossibilitando o seu uso como método profilático.

Antivirais

Antivirais são medicamentos que atuam no combate direto a vírus específicos e, apesar de serem medicações raras, atualmente já existem algumas doenças que podem ser combatidas com esse tipo de fármaco.

No caso da cinomose, ainda não há um antiviral específico que trate a doença. Entretanto, estudos recentes indicam resultados promissores com o uso de Ribavirina — um antiviral utilizado em humanos para o tratamento da Hepatite C.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Estadual Paulista, tanto a Ribavirina de forma individual quanto em associação com DMSO (Sulfóxido de dimetilo) — composto químico — apresentaram boa resposta, resultando em até 80% de melhora nos cães que receberam a medicação. 

Estudos ainda estão sendo realizados, mas os fármacos podem ser administrados em alguns casos, sempre com orientação de um (a) profissional veterinário (a).

Publicidade
Publicidade

É verdade que quiabo cura Cinomose canina?

Nos últimos anos, popularizou-se na internet a notícia de que servir suco de quiabo para cachorros com cinomose curaria a doença, levando diversos tutores e tutoras a dar o alimento para o animal.

É importante ressaltar que até o presente momento NÃO há estudos científicos que comprovem a eficácia da ingestão de quiabo no tratamento da cinomose. 

Vale lembrar que a cinomose é uma doença grave e pode até mesmo ser fatal, se não diagnosticada e tratada precocemente. Por isso, deve ser acompanhado por um (a) veterinário (a), que indicará as melhores opções de medicamentos e tratamentos ideais para cuidar do bichinho.

Somente o veterinário pode receitar o melhor tratamento e remédio para cinomose
Publicidade
Publicidade

Remédio para Cinomose caseiro

NÃO existe um remédio caseiro que cure a Cinomose! 

Alimentos como o quiabo, que se popularizaram com a ideia de que tratam a doença, não são considerados de fato tratamentos. Para cuidar de maneira segura do pet, é preciso consultar um (a) médico (a) veterinário (a), que irá indicar os melhores recursos terapêuticos para o quadro clínico do bichinho.


Tanto a Cinomose quanto a Parvovirose são doenças virais graves que podem afetar cães e ainda não possuem remédios específicos para combatê-las. Porém, mesmo não havendo um medicamento específico para a cura do problema, com os cuidados corretos há chances do bichinho se recuperar, principalmente se o problema for detectado e tratado logo no início. 

Por isso, a melhor forma de evitar que seu bichinho desenvolva cinomose ou parvovirose é prevenir com as vacinas disponíveis no atendimento veterinário. Portanto, leve seu pet às consultas veterinárias de rotina, mantendo sempre a carteira de vacinação atualizada! Assim, ele terá qualidade de vida e muito mais saúde para dividir lindos momentos com você!

Caso seu pet apresente os sintomas dessas doenças, vale sempre estar atento (a) e buscar ajuda de um (a) veterinário (a) caso algo não esteja bem. Quer saber mais sobre a saúde do seu pet? O Minuto Saudável tem outros conteúdos completos para você! Leia mais e continue informado (a)!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Géssica Araújo
Este artigo foi escrito por:

Esp. Géssica Araújo

CRMV/CE: 3684CompletarLeia mais artigos de Esp. Géssica
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade