A micose na unha (conhecida também por onicomicose) é o tipo mais comum de infecção fúngica que afeta os homens. Elas podem surgir nos pés e nas mãos, mas também em qualquer região da pele e no couro cabeludo.

De modo geral, o pé (especialmente o dedão) é a parte mais vulnerável a esse tipo de infecção. 

Isso porque pode ser a região em que as pessoas mais falham nos cuidados, por exemplo, ao deixar de secar bem após o banho, ao usar meias que não absorvem umidade ou usar constantemente sapatos fechados.

O ambiente úmido e abafado é perfeito para a proliferação dos fungos, que penetram na pele e se instalam embaixo e ao redor das unhas.

Confira abaixo um pouco mais sobre as causas, o tratamento e os remédios para micose na unha:

O que é e o que causa a micose na unha?

A micose na unha é uma infecção causada por fungos presentes na região. Vários tipos de fungos podem acarretar micose no local, tais como os dermatófitos, as leveduras e os fungos filamentosos não dermatófitos.

Os dermatófitos são fungos filamentosos (de estrutura mais fina e longa) que se nutrem de queratina.

As leveduras são fungos unicelulares que possuem uma reprodução acelerada. Normalmente, afetam com maior frequência as unhas das mãos. 


Já os fungos filamentosos não dermatófitos são aqueles encontrados na natureza, em superfícies como o solo. Por isso, podem afetar mais os pés, quando a pessoa anda descalça nessas superfícies.

Alguns desses fungos podem estar presentes na pele do homem de forma inofensiva, mas ao passar por modificações e mutações, provocam a micose. Nesses casos, a micose tem uma progressão lenta e a pessoa pode demorar bastante para notar a doença. 

Outros fungos que causam micose na unha estão presentes no chão, em volta de piscinas, vestiários ou em animais de estimação, como cachorros e gatos.

Nesse caso, quando entram em contato com a pele, causam sintomas mais evidentes que progridem rapidamente. 

Um dos sinais desse tipo de micose é o descolamento da unha, coceira, assadura e descamação da pele ao redor dela. No entanto, nem sempre a coceira é um sintoma presente.

Remédio para micose na unha dos pés e das mãos

A micose nas unhas dos pés e das mãos é tratada com remédios que combatem a infecção provocada pelos fungos, chamados de antifúngicos. Esses medicamentos podem ser encontrados em diferentes apresentações, como em pomadas, comprimidos e esmaltes.

Quem deve receitá-lo ao paciente, após o diagnóstico da micose, é um profissional da área da dermatologia. 

Dependendo do caso, pode ser necessário associar o uso de comprimidos e pomadas. 

É importante saber que nesses casos o tratamento costuma ser longo. Para a micose na unha dos pés, o tempo de uso dos remédios pode ser de 6 a 12 meses. Nas mãos, o período é mais curto, de 3 a 6 meses em média.

Esse é o tempo necessário para eliminar totalmente a infecção e ter uma renovação completa da unha afetada. Nos pés, o tratamento é lento, pois as unhas apresentam um crescimento mais demorado quando comparado às das mãos.

Além do uso dos medicamentos, a pessoa também deve ter um cuidado maior em relação ao uso de sapatos, evitando usar sempre os mesmos em dias consecutivos.

Confira algumas opções de remédios para micose na unha: 

Comprimidos

Os comprimidos receitados no tratamento da micose na unha, geralmente, são os que possuem princípios ativos como Itraconazol, Cloridrato de terbinafina e Fluconazol. Podem ser encontrados pelos seguintes nomes comerciais:

Pomadas e sprays

As pomadas e sprays são também opções bastante utilizadas para o tratamento de micoses nas unhas.

Os princípios ativos presentes nesses medicamentos incluem também Cloridrato de terbinafina, Fluconazol e outros como Tioconazol, Clotrimazol e Itraconazol. Alguns dos nomes comerciais são:

Esmaltes

Além de pomadas, sprays e comprimidos, o tratamento da micose na unha também pode ser feito com o uso de antifúngicos em esmaltes, com aplicação direta na unha assim como os outros produtos de uso tópico. 

O princípio ativo usado nesses esmaltes é o Cloridrato de amorolfina, encontrado em nomes comerciais como Dermoceryl, Loceryl, Onicoryl e outros.

Remédios caseiros para micose na unha funcionam?

Tratamentos caseiros não podem ajudar a combater os fungos e não curam a micose. Por isso, ao usá-los, a pessoa não está tratando a condição e apenas amenizando o quadro.

Algumas receitas caseiras para micose na unha levam alho e hortelã, que possuem propriedades antifúngicas e antissépticas, dando a impressão que a doença está melhorando, mas isso é de forma temporária e sem atingir uma cura.

Usar apenas remédios caseiros não é algo recomendado por profissionais dermatologistas, pois o tratamento da micose na unha costuma ser longo e feito com remédios que realmente combatem a infecção.

Para não ter riscos, a pessoa não deve substituir um tratamento prescrito pelo médico para usar apenas receitas caseiras.


Para saber qual o melhor remédio para micose na unha, seja nos pés ou nas mãos, é importante buscar uma avaliação de um médico ou médica dermatologista.

Esse profissional saberá avaliar se é o caso de usar um antifúngico em pomada, comprimido ou esmalte.

Na prevenção da doença, as pessoas devem ter um cuidado maior com alguns hábitos de higiene.

Após o banho, devem sempre secar muito bem todo o corpo, especialmente os pés e outras áreas de dobras, como virilhas e axilas. 

Ao fazer as unhas, no salão ou em casa, é importante separar sempre um material de uso próprio ou esterilizá-los muito bem antes de fazer o uso compartilhado.

Outras medidas que ajudam a evitar a proliferação de fungos é não usar roupas molhadas por muito tempo (seja por suor, chuva ou outra razão) e calçados abafados, que deixem o pé úmido e sem respiração. Em vestiários e saunas, é importante evitar andar descalço. 

Quem está em tratamento de micose nas unhas não deve compartilhar toalhas e sapatos. Casais que dormem juntos também devem evitar o contato direto dos pés.

Essas são algumas dicas para evitar a micose nas unhas ou contágio. Se perceber alguma alteração ou sintomas nas unhas, procure um dermatologista. 

Para mais dicas de saúde bem-estar, continue acessando o Minuto Saudável!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *