Cebolinha, salsinha, coentro e outras ervas aromáticas são muito utilizadas na culinária em vários lugares do mundo como países europeus e orientais.
A primeira iguaria de nossa lista é também muito popular aqui no Brasil. Afinal de contas, com a criatividade brasileira, a cebolinha virou tempero em risotos, sopas, carnes, massas, batatas e omeletes.
Aliás, você sabia que, biologicamente, a cebolinha é do mesmo gênero do que o alho? Quer saber outras informações sobre esse ingrediente? Então confira o texto:
Cebolinha é uma planta verde e rasteira que é utilizada como forma de tempero na culinária.
Acredita-se que os persas tenham sido os primeiros a cultivá-la, já que há registros da cebolinha que datam de 3.200 anos a.C. na região onde esse povo habitava.
Geralmente, a cebolinha atinge cerca de 30cm de altura e é cortada em rodelas ou picada para ser acrescentada em diversos pratos quentes e frios.
Esse ingrediente é muito benéfico para a saúde. Isso porque, além de conter poucas calorias, ainda possui nutrientes importantes para uma alimentação saudável.
Para as classificações da biologia, há duas espécies de cebolinha que são da mesma família. Ambas são muito parecidas e por vezes até mesmo confundidas. Mas vale ressaltar que há pequenas diferenças entre elas.
Confira a comparação abaixo:
Nos dois casos, a flor também é comestível e pode ser usada pela culinária para enfeitar pratos e dar um toque de elegância.
A cebolinha é uma hortaliça muito saudável. Cerca de 100g (cerca de 1 xícara) têm aproximadamente 25kcal, 5,6g de carboidratos, 3,5g de fibra alimenta, 10mg de lipídios e apenas 4mg de sódio. Outras propriedades dessa planta são:
Com tantas propriedades, a cebolinha também possui vários benefícios para a saúde. Conheça os principais:
A cebolinha tem inúmeras utilidades, sendo usada principalmente para dar sabor aos pratos. Mas, além de temperar, ela pode ser uma aliada no reforço nutricional, ajudando na obtenção de nutrientes.
De modo geral, seu uso deve ser feito um pouquinho antes de servir o prato ou no final dos cozimentos. Assim, ela mantém o sabor, a cor e o aroma sem perder as propriedades.
A cebolinha pode ser congelada sem perder o seu sabor e seu aroma característico. Para facilitar na hora de cozinhar e ocupar menos espaço no seu congelador, pode-se picá-la ainda fresca e colocar em potinhos ou em sacos plásticos. Não é necessário descongelar: basta retirar do freezer e colocar na comida.
Nessas condições, a cebolinha pode ser usada até 3 meses depois que foi picada e congelada.
Pessoas que são intolerantes aos vários tipos de cebolinhas, cebolas e alhos não devem ingerir esse ingrediente.
O consumo também não é recomendado para quem possui graus agudos de gastrite, pois pode haver piora dos sintomas.
Pode. Não há, de forma geral, nenhuma contraindicação para as grávidas que não tenham alergia à planta.
O principal cuidado, seja para as gestantes ou não, é em relação à correta higienização. Isso porque as plantas rasteiras (como a cebolinha) podem ser portadoras de parasitas que transmitem doenças como a toxoplasmose.
Porém, quando é higienizada corretamente, essa planta pode trazer até benefícios para a gestação, já que é rica em água e contém propriedades como vitaminas e antioxidantes.
Cultivar cebolinhas não ocupa espaço e nem é muito trabalhoso. Quando comprada, ela geralmente ainda vem com as raízes. Para plantá-la, é necessário cortar as partes brancas do caule (cerca de um ou dois palmos acima da raiz). Você também precisa de um vaso, um pote ou uma garrafa PET com furinhos embaixo.
Depois de organizar todo esse material, está na hora de colocar a mão na terra:
Após 3 dias do plantio do caule da cebolinha, exponha a planta ao sol. Entre 7 e 10 dias depois, a cebolinha já deve estar nascendo novamente.
Ela é uma planta que se adapta em temperaturas superiores a 15ºC e que adora tomar banho de sol, desde que esse não esteja muito quente a ponto de queimar as pontas, como acontece entre os horários das 10h da manhã às 16h.
Durante as estações da primavera e do verão, a cebolinha tende a dar flores (a cor varia conforme a espécie) que também podem ser aproveitadas.
A cebolinha é um ingrediente muito popular na culinária brasileira. Esse tempero pode ser utilizado em vários pratos em todas as estações do ano.
A planta é boa para a saúde, contendo nutrientes como a vitamina A e C.
Quer saber mais sobre alimentação? Confira os outros textos do Minuto Saudável!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.