Saúde

Março Amarelo: o que é e como apoiar?

Publicado em: 10/03/2022Última atualização: 10/03/2023
Publicado em: 10/03/2022Última atualização: 10/03/2023
Foto mostra detalhe de camiseta cinza de uma mFoto mostra detalhe de camiseta cinza de uma mulher com uma fita amarela.ulher com uma fita amarela.Participe da campanha procurando por informações e compartilhando com as pessoas ao seu redor.
Publicidade
Publicidade

O mês de março, popularmente conhecido como o mês da mulher, é o período do ano escolhido para a realização de diversas ações voltadas para a saúde de pessoas com útero. Dentre as principais iniciativas, está o Março Amarelo

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a endometriose, seus riscos, sintomas e a importância de manter consultas regulares com um(a) ginecologista.

Essa é uma doença comum entre pessoas no período fértil, mas, apesar disso, a normalização de alguns de seus sintomas resulta na demora em procurar atendimento médico.

Para descobrir mais sobre a endometriose, seus sintomas, diagnóstico, tratamentos disponíveis e como apoiar a campanha do Março Amarelo, continue acompanhando o artigo! 

Índice — Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que é e o que causa a endometriose?
  2. Sintomas de endometriose
  3. Como diagnosticar e tratar?
  4. Endometriose em dados
  5. Como apoiar a campanha do Março Amarelo?

O que é e o que causa a endometriose?

endometriose é uma doença ginecológica provocada pela presença do endométrio (revestimento uterino que se desprende e é expelido durante a menstruação) em regiões fora do útero. A condição tem caráter inflamatório e o crescimento indevido do tecido endometrial pode atingir os ovários, o intestino e a bexiga.

Acredita-se que a causa da condição é multifatorial, ou seja, diversos fatores podem contribuir para seu aparecimento, o que faz com que não seja possível determinar uma causa específica para a endometriose. Entre os possíveis fatores que contribuem para o surgimento da condição estão:

  • Causas genéticas, visto que o risco de desenvolvimento é 7 vezes maior entre as mulheres com mãe ou irmã diagnosticadas com a doença;
  • Fatores imunológicos;
  • Estresse;
  • Ansiedade
Publicidade
Publicidade

Sintomas de endometriose

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dismenorreia (cólica menstrual) intensa, que pode impossibilitar a mulher de realizar tarefas diárias e não cessa ao tomar medicamentos;
  • Dores pélvicas e no inferior do abdome;
  • Dores durante e após a relação sexual; 
  • Dor para urinar e/ou evacuar; 
  • Dificuldades para engravidar;
  • Fadiga;
  • Diarreia.

Além disso, os sintomas podem variar conforme o local em que o tecido endometrial se encontra. Ademais, algumas pessoas podem não apresentar sintomas e, ainda, há casos nos quais os sintomas só aparecem anos após o começo do desenvolvimento da condição.  

Procure auxílio médico ao aparecimento de quaisquer dos sintomas citados acima. 

Leia também: Pouca menstruação: quais são as causas? Afeta a fertilidade?

Publicidade
Publicidade

Como diagnosticar e tratar?

Ilustração em tons de amarelo mostra formato de um útero com flores.
Conheça os sintomas e não normalize ciclos menstruais doloridos: algo pode estar errado e somente um especialista poderá dizer se as dores são ou não normais

O diagnóstico da endometriose é feito a partir de exames clínicos e confirmado a partir de exames de imagem e laboratoriais, como ultrassonografia, ressonância magnética, exames de sangue e laparoscopia.  

Além disso, o diagnóstico da doença pode levar anos, pois grande parte da população acredita que é comum sentir dores intensas, e muitas vezes incapacitantes, durante a cólica menstrual. 

O tratamento é estabelecido de acordo com a idade, o desejo que a mulher tem de engravidar ou não, os locais comprometidos e a extensão do problema. 

Endometriose em dados

Dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo apontam que cerca de 176 milhões de pessoas com útero sofrem de endometriose. No Brasil, esse número pode ultrapassar 7 milhões.

Publicidade
Publicidade

Como apoiar a campanha do Março Amarelo?

Você apoia a campanha do Março Amarelo ao compartilhar vídeos, artigos e outros materiais de fontes confiáveis e reconhecidas a respeito da endometriose, ressaltando a importância das consultas frequentes com o(a) ginecologista e incentivando o autocuidado em pessoas próximas, como familiares, amigos e colegas.

Além disso, outra maneira de colaborar com a campanha é participando de ações, eventos e webinars a respeito do assunto.

Conheça as demais campanhas de saúde de março:


A campanha do Março Amarelo visa divulgar mais informações sobre a endometriose. Não normalize a gravidade das dores da cólica menstrual e, caso note o aparecimento de sintomas, consulte um(a) ginecologista. 

Continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, doenças e seus tratamentos. 


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade