O mês de março, popularmente conhecido como o mês da mulher, é o período do ano escolhido para a realização de diversas ações voltadas para a saúde de pessoas com útero. Dentre as principais iniciativas, está o Março Amarelo.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a endometriose, seus riscos, sintomas e a importância de manter consultas regulares com um(a) ginecologista.
Essa é uma doença comum entre pessoas no período fértil, mas, apesar disso, a normalização de alguns de seus sintomas resulta na demora em procurar atendimento médico.
Para descobrir mais sobre a endometriose, seus sintomas, diagnóstico, tratamentos disponíveis e como apoiar a campanha do Março Amarelo, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo, você vai encontrar:
A endometriose é uma doença ginecológica provocada pela presença do endométrio (revestimento uterino que se desprende e é expelido durante a menstruação) em regiões fora do útero. A condição tem caráter inflamatório e o crescimento indevido do tecido endometrial pode atingir os ovários, o intestino e a bexiga.
Acredita-se que a causa da condição é multifatorial, ou seja, diversos fatores podem contribuir para seu aparecimento, o que faz com que não seja possível determinar uma causa específica para a endometriose. Entre os possíveis fatores que contribuem para o surgimento da condição estão:
Os principais sintomas da endometriose são:
Além disso, os sintomas podem variar conforme o local em que o tecido endometrial se encontra. Ademais, algumas pessoas podem não apresentar sintomas e, ainda, há casos nos quais os sintomas só aparecem anos após o começo do desenvolvimento da condição.
Procure auxílio médico ao aparecimento de quaisquer dos sintomas citados acima.
Leia também: Pouca menstruação: quais são as causas? Afeta a fertilidade?
O diagnóstico da endometriose é feito a partir de exames clínicos e confirmado a partir de exames de imagem e laboratoriais, como ultrassonografia, ressonância magnética, exames de sangue e laparoscopia.
Além disso, o diagnóstico da doença pode levar anos, pois grande parte da população acredita que é comum sentir dores intensas, e muitas vezes incapacitantes, durante a cólica menstrual.
O tratamento é estabelecido de acordo com a idade, o desejo que a mulher tem de engravidar ou não, os locais comprometidos e a extensão do problema.
Dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo apontam que cerca de 176 milhões de pessoas com útero sofrem de endometriose. No Brasil, esse número pode ultrapassar 7 milhões.
Você apoia a campanha do Março Amarelo ao compartilhar vídeos, artigos e outros materiais de fontes confiáveis e reconhecidas a respeito da endometriose, ressaltando a importância das consultas frequentes com o(a) ginecologista e incentivando o autocuidado em pessoas próximas, como familiares, amigos e colegas.
Além disso, outra maneira de colaborar com a campanha é participando de ações, eventos e webinars a respeito do assunto.
Conheça as demais campanhas de saúde de março:
A campanha do Março Amarelo visa divulgar mais informações sobre a endometriose. Não normalize a gravidade das dores da cólica menstrual e, caso note o aparecimento de sintomas, consulte um(a) ginecologista.
Continue acessando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, doenças e seus tratamentos.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.