A limpeza de pele é um procedimento importante para manter a pele saudável e bonita. A exposição à poluição e o uso de alguns produtos em nosso dia a dia acabam sobrecarregando a cútis e nem sempre o skincare é capaz de promover uma limpeza profunda.
É aí que entra a necessidade de investir na versão de consultório, com um (a) especialista. Para saber o que é, quando é recomendada e de quanto em quanto tempo fazer o procedimento, continue acompanhando o artigo.
Índice - Neste artigo você vai encontrar:
A limpeza de pele é um procedimento estético que deve ser realizado em clínicas por profissionais habilitados (dermatologista ou esteticista).
Basicamente, seu principal objetivo é melhorar a aparência da pele, complementar o tratamento de algumas condições (como acne e oleosidade), remover impurezas e conferir mais saúde à cútis.
A exposição aos raios UV e poluição, além de estresse e hábitos nocivos à saúde, estimulam a oxidação dos radicais livres, moléculas que, em excesso, são responsáveis pelo envelhecimento precoce. A pele do rosto, portanto, é a que mais sofre com essa exposição, portanto, recebe e acumula mais impurezas.
Por isso, o procedimento é recomendado para todos os tipos de pele, da seca a oleosa e acneica, pois todas sofrem com os mesmos danos diariamente.
Os diferentes tipos de limpeza de pele possuem técnicas, alcance e objetivos distintos. A seguir, você confere quais são e quando são recomendados:
O tipo convencional é o mais comum e tem como objetivo limpar e renovar a cútis, sendo recomendado para todos os tipos de pele.
Higienização, remoção das impurezas, dilatação dos poros com vapor, extração dos cravos e aplicação de alta frequência para atenuar a irritação e marcas são os passos que compõem a versão convencional.
A do tipo profunda é indicada para remover impurezas, cravos e miliuns, além de tratar espinhas, equilibrar a oleosidade da pele, retirar células mortas e hidratar a pele.
Além do ritual da limpeza do tipo convencional, a esfoliação, aplicação de máscara facial, massagem, hidratação e proteção solar também são incorporados no procedimento.
Indicada para pele acneicas e com manchas, a limpeza ultrassônica remove células mortas e melhora a circulação local.
Por promover limpeza profunda e regeneração, ela se parece muito com um peeling suave. Isso porque, durante o tratamento, um equipamento que emite corrente ultrassônica de vibrações de alta frequência é utilizado.
Na hidrossucção são realizadas as mesmas etapas da limpeza de pele convencional, como o uso de vaporização e esfoliação. Contudo, a diferença entre os dois procedimentos é que, ao invés da extração manual, é utilizado um aparelho que remove cravos e impurezas.
Contudo, essa versão é contraindicada para peles sensíveis ou com doenças inflamatórias.
Independente de qual seja a mais adequada para o seu caso, é necessário fazer uma avaliação prévia para evitar qualquer complicação durante e após o procedimento.
A limpeza de pele proporciona diversos benefícios para a saúde e beleza da pele. A seguir, você confere alguns deles:
A duração média de uma limpeza de pele é de 1h a 1h30, mas esse tempo pode variar de pessoa para pessoa. O procedimento é um pouco mais longo, pois contempla algumas etapas que são importantes para um bom resultado. A seguir, você confere quais são e como cada uma é feita:
A primeira etapa consiste em remover impurezas e resquícios de produtos. Loções específicas para este fim, como as que são à base de aloe vera, são comumente utilizadas.
Em seguida, a vaporização é feita para abrir os poros, facilitar a extração dos cravos e a remoção das impurezas. O vapor utilizado pode ser de ozônio (gás com efeito bactericida e fungicida) ou somente de água.
Nessa etapa, são utilizados produtos abrasivos para retirar as células mortas (camada superficial da pele), o que também ajuda na remoção dos cravos.
Um dos momentos mais desconfortáveis para algumas pessoas é a extração dos cravos. A remoção é feita manualmente, mas de forma cuidadosa para não machucar a pele, e com a ajuda de um algodão ou gaze. Contudo, em casos de milium, uma microagulha pode ser usada para perfurar a bolinha de sebo.
Na finalização, um aparelho de alta frequência ou a aplicação de uma máscara calmante também podem ser usados para amenizar a vermelhidão e a sensibilidade da pele.
Por fim, a pele também recebe um hidratante e proteção solar igual ou superior a 30 FPS para prevenir qualquer irritação.
Nas primeiras 48 horas é comum que a pele fique irritada e que casquinhas se formem. Nesse período, a exposição solar deve ser evitada e o uso de filtro solar, com FPS 30 ou mais, é fundamental.
Além disso, rotina de cuidados, com o uso de sabonete, tônico e hidratante, deve ser mantida para garantir a manutenção do procedimento. Por outro lado, o uso de ácidos deve ser evitado nos primeiros dias ou conforme a orientação de seu (a) esteticista ou dermatologista.
No caso de peles oleosas, mistas e acneicas, a limpeza de pele é recomendada uma vez ao mês. Contudo, peles normais e secas podem realizar o procedimento a cada dois meses.
Leia também: Radiofrequência: o que é, quando é recomendada? Funciona?
Uma das principais vantagens da limpeza de consultório é que produtos e máquinas profissionais são usadas, potencializando assim a limpeza. Por outro lado, a feita em casa, com esfoliante, sabonete facial, tônico e hidratante, é uma ótima forma de manutenção do procedimento até que o próximo seja feito.
Contudo, a etapa de extração de cravos e espinhas, por exemplo, requer a ajuda de um (a) profissional. Isso porque, quando feita de forma incorreta, pode marcar e manchar a pele.
Portanto, o mais recomendado quando se trata de cuidados com a pele é procurar a orientação de um (a) médico (a) dermatologista para saber qual tipo de limpeza de pele é a mais recomendada para você e com que frequência ela deve ser feita.
Em caso de espinhas inflamadas, o ideal é não fazer a limpeza e não extraí-las durante o procedimento para evitar cicatrizes.
Além disso, peles sensíveis, com tendência à irritação, descamação ou com rosácea também devem evitar uma limpeza mais profunda, a fim de prevenir o surgimento de manchas escuras.
Por fim, no caso das gestantes, o recomendado é sempre consultar seu (a) médico (a) antes de fazer esse ou qualquer outro procedimento de pele.
O procedimento não é recomendado para peles bronzeadas ou recentemente expostas ao sol. Por conta da alta concentração de melanina, as chances de surgimento de manchas escuras são maiores.
Pessoas com fototipos mais escuros também devem redobrar os cuidados, pois, nem todos os procedimentos mencionados acima são indicados para esse tipo de pele.
Como vimos ao longo do texto, o procedimento deve ser feito em consultórios ou clínicas especializadas por profissionais habilitados (as), como esteticistas e dermatologistas.
O valor de cada sessão varia de um estabelecimento para o outro, região e de acordo com os procedimentos inclusos, mas tende a custar, em média, R$100,00.
Como vimos, as limpezas de pele são indicadas para manter a nossa pele saudável e com textura macia. Contudo, os cuidados pré e pós-procedimento são essenciais para o sucesso do tratamento. Portanto, mantenha uma rotina de skincare e não esqueça de usar protetor solar diariamente.
Para mais informações sobre procedimentos estéticos, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Dr. Lucas Fustinoni
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.