O IMC, sigla para Índice de Massa Corporal, é uma medida obtida por meio de um cálculo que indica se uma pessoa está com baixo peso, peso ideal, sobrepeso ou obesidade.
O índice é muito importante na área da saúde, pois é um indicador de possíveis doenças, visto que estar abaixo ou acima do peso ideal pode trazer riscos à saúde.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha utilizar o índice para diagnosticar o estado nutricional da população, pois se trata de um método não invasivo e que possui baixo custo.
Acompanhar o IMC de crianças é tão importante quanto acompanhar o dos adultos, pois é uma maneira de identificar, prevenir e tratar possíveis problemas relacionados ao peso. Além disso, o cálculo ajuda a acompanhar o crescimento infantil.
A seguir, você confere um pouco mais a respeito do índice para as crianças, seus valores de referência, qual o ideal e como calcular.
O IMC de crianças é calculado por meio de percentis (tipo de medida que desdobra uma amostra de 0 a 100). E, ao contrário dos valores para os adultos que valem para todas as idades, o resultado do índice infantil é comparado em tabela com o de outras crianças da mesma idade e gênero. Os valores de referência são:
Definir um IMC ideal para as crianças é difícil, pois sua interpretação depende do peso, altura, idade e gênero. Além disso, duas crianças de idades diferentes podem obter o mesmo resultado e uma ser considerada no peso ideal, enquanto a outra é considerada em sobrepeso.
Portanto, é possível afirmar que o IMC de crianças ideal é aquele que se encontra entre o percentil 5 e 85 para cada idade e gênero.
O cálculo do IMC de crianças é feito pela mesma fórmula tradicional utilizada para obter o resultado dos adultos, ou seja, peso sobre altura ao quadrado. A diferença está na forma de interpretar os resultados, que é feita por uma tabela específica de acordo com o gênero.
Ao obter o resultado do cálculo, o (a) profissional da saúde verifica em qual percentil ele se encontra na tabela de IMC por idade e assim dá o diagnóstico de peso baixo, peso ideal, sobrepeso ou obesidade.
Leia também: Bioimpedância: como é, para que serve o exame, qual o preço?
Quando o IMC de crianças se encontra em valores abaixo ou acima da faixa de normalidade, há um risco maior de desenvolvimento de problemas de saúde. Confira o que fazer quando o resultado está abaixo ou acima do esperado a seguir:
Um resultado abaixo da faixa de normalidade do IMC de crianças pode ser um indicativo de doenças que causam perda de peso e, em casos mais graves, de desnutrição. Entre os perigos causados por essas condições estão:
É recomendado consultar um (a) pediatra, um (a) nutricionista ou um (a) nutrólogo para que o (a) profissional faça uma avaliação do peso e do estilo de vida do (a) paciente e sugira alterações.
Já um resultado mais alto do que o esperado indica o sobrepeso ou a obesidade. E entre os possíveis riscos de ambas as condições estão:
Além disso, crianças obesas têm maior risco de se tornarem adultos obesos. Neste caso, também é recomendado procurar auxílio de um especialista como o (a) pediatra, o (a) nutricionista ou o (a) nutrólogo, para avaliação do peso e do estilo de vida do (a) paciente e início do tratamento.
Para chegar ao IMC ideal para cada idade, são necessárias mudanças de hábitos não apenas das crianças, mas também do ambiente familiar. Confira mais sobre a seguir:
Uma alimentação balanceada é considerada a base para um equilíbrio no IMC. Inclua frutas, verduras e legumes no cardápio e diminua o consumo de refrigerantes, comidas industrializadas e de alimentos ricos em açúcar.
Além disso, os adultos devem servir de exemplo para as crianças, incentivando e mantendo a mesma alimentação balanceada que os (as) pequenos (as).
Para atingir o IMC ideal, a recomendação é fazer pelo menos 1 hora de atividade física por dia. Além disso, como forma de incentivar as crianças, faça exercícios em família.
Entre as outras recomendações de mudanças de hábito para chegar ao IMC ideal para as crianças estão:
____________________
O cálculo do IMC pode ser feito por conta própria, contudo, apenas o (a) profissional da saúde pode diagnosticar condições e estabelecer tratamentos a partir dele. Caso surjam maiores dúvidas, entre em contato com um (a) médico (a).
Continue acessando as redes sociais e o site do Minuto Saudável para mais informações sobre saúde, bem-estar e emagrecimento saudável!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.