Saúde

Fevereiro roxo: alerta sobre Alzheimer, lúpus e fibromialgia

Publicado em: 21/02/2023Última atualização: 13/04/2023
Publicado em: 21/02/2023Última atualização: 13/04/2023
fevereiro-roxo-minuto-saudavel.webpfevereiro-roxo-minuto-saudavel.webp
Publicidade
Publicidade

Fevereiro Roxo é uma campanha cujo objetivo é disseminar informações relativas a sintomas e tratamento sobre AlzheimerLúpusFibromialgia, que apesar de aparentarem não ter ligação entre si, todas são doenças sem cura.

Criada em 2014 na região sudeste do país, a campanha tem sido apoiada por diversas instituições de saúde e ONGs da área, sempre visando expandir mais o evento e fazer com que as informações cheguem a mais pessoas.

Pensando nisso, o Minuto Saudável separou algumas informações importantes acerca do assunto para você entender mais sobre a campanha e as doenças que ela busca prevenir. Boa leitura!

Índice - neste artigo você vai encontrar as seguintes informações:

  1. O que é Fevereiro Roxo?
  2. Como surgiu?
  3. Qual a importância do Fevereiro Roxo?
  4. Sinais e sintomas
  5. Como prevenir

O que é o Fevereiro Roxo?

Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o diagnóstico correto e tratamento, em especial: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.

O lema da campanha é “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”, e isso é estampado no objetivo da campanha, pois seu propósito é compartilhar informações confiáveis, que proporcionem conhecimento para os pacientes terem uma rotina de tratamento eficaz.

Apesar de serem doenças sem cura, o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes. Dito isso, entenda mais um pouco sobre cada uma delas:

Doença de Alzheimer

Alzheimer é uma doença crônica degenerativa que afeta a memória, a capacidade de raciocínio, o comportamento e outras funções mentais.

A doença é caracterizada por deficiências cognitivas que afetam a capacidade de funcionar socialmente, dessa forma, outros sintomas incluem depressão, ansiedade, confusão e alucinações.

Não existe um estudo científico que confirme as causas do Alzheimer, porém especialistas acreditam que a doença é geneticamente determinada.

Leia mais: Alzheimer: tem cura? Causas, tratamentos, sintomas, fases

Publicidade
Publicidade

Fibromialgia

fibromialgia é uma doença reumática, ou seja, afeta o aparelho locomotor, de forma que inclui ossos, músculos, articulações, entre outros.

Caracterizada pelas fortes dores em diferentes regiões do corpo, a condição não também não tem cura.

Publicidade
Publicidade

Lúpus

Chamada cientificamente de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES),Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, que provoca o ataque do sistema imunológico ao próprio corpo.

A doença pode afetar muitos órgãos do corpo humano, assim como pele, rins e até o cérebro. Seu sintoma mais comum são as lesões avermelhadas, mas podem ter vários outros sintomas como febre alta, queda de cabelo e sensibilidade à luz.

O Lúpus não tem uma causa científica definida. Porém, estudos recentes concluíram que a doença pode ter influências específicas que vão de hormonais, genéticas e até mesmo ambientais.

Como surgiu?

A campanha foi criada em 2014 na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais como forma de disseminar informação para a população sobre as doenças citadas. Explicando pelo lema, um diagnóstico precoce garante uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Leia também: Fevereiro laranja: um alerta sobre a leucemia

Qual a importância do Fevereiro Roxo?

Assim como as outras campanhas voltadas para diagnóstico de doenças, o Fevereiro Roxo tem como importância disseminar informações corretas e de fácil entendimento sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Dessa forma, as pessoas podem buscar ajuda se precisar, pois já estarão informadas acerca do assunto.

Publicidade
Publicidade

Sinais e sintomas

É preciso conhecer bem os sintomas das doenças para procurar ajuda profissional e  garantir um diagnóstico precoce. Confira:

Doença de Alzheimer

No caso da doença de Alzheimer, existem diversos sinais e sintomas que podem indicar que a doença já se instalou no corpo do paciente. Confira os principais:

  • Perda de memória;
  • Dificuldade de realizar tarefas que antes eram corriqueiras;
  • Falta de orientação e discernimento;
  • Mudança súbita de comportamento.

Fibromialgia

A fibromialgia pode ser confundida com estresse normal causado no dia a dia, entretanto, é possível identificar os sintomas. São eles:

Lúpus

O lúpus pode afetar diversos tecidos do corpo, causando sintomas como:

  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Febre alta;
  • Inflexibilidade no corpo;
  • Sensibilidade a luzes.

Como prevenir

Não existe uma forma de prevenção para o lúpus e a fibromialgia. Apesar de que, para a última, alguns especialistas recomendam atividade física frequentemente como forma de precaução.

Para o Alzheimer, o segredo é ter um estilo de vida saudável. Com uma alimentação adequada, prática de atividades físicas frequentes e principalmente mantendo a mente ativa, por meio de atividades que a estimulem. São simples cuidados que podem postergar o surgimento da doença.

Leia também: Exercício físico pode prevenir Alzheimer e melhorar memória


O Fevereiro Roxo é um mês de conscientização para a fibromialgia, alzheimer e lúpus. Por isso, fique atento aos sintomas e se precisar, procure aconselhamento profissional para iniciar o tratamento adequado!

Para seguir informado(a) sobre saúde continue acompanhando o portal e redes sociais do Minuto Saudável!


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2023 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade