A erva de bugre é uma planta medicinal nativa do Brasil e também encontrada na Argentina e no Paraguai. A planta, que está listada na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus), traz inúmeros benefícios à saúde e pode ser uma boa opção para incluir no seu cardápio!
Pensando nisso, listamos as principais informações a respeito dessa espécie tão popular:
A erva de bugre, conhecida popularmente como Guaçatonga (Casearia sylvestris Sw), é uma espécie nativa que pode ser encontrada do Norte ao Sul do Brasil. Por se adaptar facilmente a diversos climas, o tamanho da plantinha pode variar de acordo com a região. Ela pode ser encontrada como arbusto ou como árvore que pode chegar a até 6m de altura.
Suas folhas e cascas são as partes mais utilizadas na medicina popular. Enquanto a folha pode ser usada para tratar queimaduras, herpes e lesões na pele, a casca é útil no controle da febre e da diarreia.
Rica em flavonóides, casearinas e óleos essenciais, a planta é aliada no tratamento de várias disfunções. Confira a seguir alguns dos benefícios e propriedades do uso da planta:
A planta tem ação diurética e é muito consumida por causar a sensação de saciedade. Apesar de ser popularmente utilizada aliada do emagrecimento e da diminuição do inchaço abdominal, ainda não há comprovação científica que o consumo da erva realmente emagreça.
Portanto, até onde se sabe, a erva de bugre não emagrece, ela apenas ajuda a tratar a retenção de líquido. Vale lembrar que a retenção de líquido pode ser sintoma de algumas doenças e complicações de saúde, portanto, consulte seu (a) médico (a).
O preparo do chá de erva de bugre é simples, basta colocar duas colheres de sopa da erva em 1L de água fervida, tampar e deixar em infusão por 10 minutinhos. Assim que amornar, é só coar e beber. A recomendação de consumo é de 2 a 3 xícaras por dia, em qualquer horário. A bebida pode ficar armazenada na geladeira por até 3 dias.
Além de poder ser consumido como bebida, pode-se fazer o bochecho do chá para o tratamento de gengivite, afta ou estomatite e pode ser aplicado na pele com um algodão para o tratamento de feridas superficiais.
O consumo dessa planta não é indicado para grávidas e mulheres que estão amamentando. Também não é indicado consumi-la durante a menstruação.
Deve-se evitar consumi-la por longos períodos devido a uma possível interação com a Vitamina K e risco de intoxicação.
Devido ao seu fácil cultivo, é possível de ser facilmente encontrada em jardins. Mas, por ser semelhante a outras plantas, é recomendado não a utilizar caso não se tenha certeza de que realmente se trata da erva de bugre.
Também pode ser encontrada (folhas secas) em lojas de produtos naturais, mercados e em plataformas online como o Consulta Remédios.
____________________
Com diversos benefícios para a saúde, a plantinha pode ser uma aliada na alimentação saudável, porém é importante não consumi-la em excesso. No caso de dúvidas consulte um (a) médico (a) ou nutricionista para descobrir se você pode incluí-la no cardápio.
Para descobrir mais sobre outras plantas medicinais e alimentação saudável, continue acessando os conteúdos do Minuto Saudável.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.