Fitness

Dieta sirtfood: emagrece? Como funciona, cardápio e cuidados

Publicado em: 14/12/2020Última atualização: 14/12/2020
Publicado em: 14/12/2020Última atualização: 14/12/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Em um mundo em que os padrões de beleza são cada vez mais estimados e as buscas por um "corpo perfeito" não cessam, surgem diariamente novas dietas e fórmulas milagrosas de emagrecimento. 

Mas, na verdade, em vez de proporcionar benefícios, podem trazer sérios riscos à saúde quando não há o acompanhamento junto a um(a) especialista.

Nesse sentido, recentemente ficou famosa uma nova modalidade: a dieta sirtfood. Confira e entenda como ela funciona e quais cuidados é preciso tomar:

O que é a dieta sirtfood?

A dieta sirtfood ficou famosa no início do ano de 2020, após a cantora Adele revelar que emagreceu cerca de 45kg com o auxílio desse método. Mas foi criada em 2016, o que explica a quantidade reduzida de estudos a respeito.

Ela tem como base uma restrição calórica por um período de 7 dias (1000kcal diárias) e, então, um período sequente de manutenção (consumo diário de 1500kcal). Além disso, as sirtuínas tem papel importante nesse método e são, inclusive, responsáveis pelo nome “sirtfood”.

Mas o que são sirtuínas?! São enzimas (proteínas) com uma poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória, de forma que previnem o envelhecimento precoce das células. Assim, ajudam a prevenir doenças e favorecem o metabolismo — crucial para o emagrecimento.

Essas enzimas são ativadas, principalmente, a partir da ingestão de alimentos fonte de polifenois. Tais como: café, vinho tinto, frutas vermelhas e azeite.

Ainda, outro ponto importante em que se pauta a dieta é a ingestão dos famosos “sucos detox”, apostando no suco verde com ingredientes que contêm a sirtuína (couve, rúcula etc).

Um copo com um suco verde, com os ingredientes ao lado. Sendo maçã, laranja, limão, brócolis, pimentão e kiwi.
O "suco detox" ou "suco verde" é parte fundamental da dieta sirtfood.

Na sequência, você pode saber mais sobre esse plano alimentar e ver quais cuidados tomar:

Publicidade
Publicidade

Por que a dieta sirtfood promete emagrecer?

Além da restrição calórica prevista na dieta sirtfood (assim como é comum em outras), esse método tem como base a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes e que estimulam as sirtuínas — proteínas que, dentre outras funções, atuam no funcionamento do metabolismo.

Nesse sentido, essas enzimas podem colaborar para uma melhor metabolização da glicose e do tecido adiposo, o que pode favorecer o processo de emagrecimento. Além disso, sua ação colabora diretamente para a extensão da vida celular e longevidade.

Portanto, a proposta da dieta sirtfood é que a pessoa consuma alimentos que auxiliam diretamente a queima de gordura, ao mesmo tempo em que preservam a vida útil das células.

Então, mais do que a mudança na ingestão calórica inicial (1000kcal diárias nos 3 primeiros dias, 1500kcal nos próximos 4), essa dieta preza uma mudança de hábitos alimentares. Ou seja, espera-se que a pessoa passe a consumir alimentos saudáveis e que estimulam a sirtuína.

Como ativar a sirtuína?

As sirtuínas são um grupo de enzimas (proteínas) que colaboram com diferentes funções celulares e biológicas, o que inclui a ação no metabolismo, que favorece o emagrecimento.

Quanto à sua ativação, pode ser feita através de processos como o jejum (prática que só deve ser feita sob orientação profissional) e os exercícios físicos. Porém, a maneira mais eficaz é a partir da ingestão de polifenois (como o resveratrol, a epigalocatequina etc).

Esses, são micronutrientes com poderosa ação antioxidante. Assim, inibem o envelhecimento celular precoce e diminuem os danos às células. Dessa forma, evitam processos inflamatórios e podem até mesmo colaborar para a prevenção de doenças como câncer e diabetes.

Alguns dos ingredientes que são ricos em polifenois são: chá verde, chocolate amargo, azeite, café, vinho tinto, entre vários outros.

Publicidade
Publicidade

Como funciona?

A dieta sirtfood funciona a partir da divisão em dois estágios. Sendo os seguintes:

  • 1ª etapa — trata-se de um período de 7 dias, nos primeiros 3 a pessoa deve ingerir apenas 1000 calorias diárias, devendo beber 3 sucos verdes ao dia e realizar apenas 1 refeição (rica em alimentos fonte de sirtuína). Nos próximos 4 dias, a ingestão calórica passa a ser de 1500 calorias (2 sucos verdes e 2 refeições por dia);
  • 2ª etapa — é considerada como um momento de “manutenção” e dura 14 dias. Nesse período, não há mais a restrição calórica, mas a recomendação é de realizar 3 refeições diárias (ricas em sirtuínas) e beber 1 suco verde todos os dias.

Nesse sentido, o objetivo da primeira fase é promover uma maior perda de gordura. Depois, na segunda etapa, o foco é continuar a perder a gordura (mas em menor escala), de forma que o emagrecimento se torne um processo constante.

Passado esses dois estágios, recomenda-se que a pessoa mantenha uma dieta equilibrada e continue com a ingestão de alimentos in natura e fontes de sirtuína. Sendo possível repetir as etapas quando a perda de peso mais rápida for desejável novamente.

É preciso lembrar, porém, que embora a dieta sirtfood tenha como base principal o consumo de alimentos saudáveis e benéficos ao organismo, ainda assim inclui restrição calórica e uma drástica mudança de hábito. Portanto, não é dispensável o acompanhamento profissional.

Antes de começar qualquer dieta ou plano alimentar, busque um(a) nutricionista para garantir que esse é um método aconselhável e seguro para o seu caso.

O que pode comer na dieta sirtfood?

Como mencionado, a base da dieta sirtfood são os alimentos fonte de sirtuínas. Isso inclui ingredientes ricos em antioxidantes, que colaboram para a prevenção do envelhecimento precoce celular e favorecem o metabolismo. Nesse sentido, pode-se consumir:

  • Chocolate amargo;
  • Cúrcuma;
  • Oleaginosas (amêndoa, avelã, castanha-do-brasil, castanha de caju);
  • Frutas vermelhas e cítricas;
  • Tâmara;
  • Cebola roxa;
  • Alcaparras;
  • Salsa;
  • Rúcula;
  • Couve.

Além disso, também é recomendado o consumo de proteínas: soja, frango, peixes, carne vermelha, tofu, leite, ovos, ervilha, aveia, grão-de-bico, entre outras.

Sempre priorizando preparar os alimentos assados, no vapor, cozidos ou in natura, a fim de preservar os nutrientes do ingrediente.

E claro, não se pode esquecer que a dieta tem como base, também, os “sucos verdes”. De maneira que a pessoa pode apostar em diferentes receitas contendo os itens fonte de sirtuína, com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Como fazer suco verde?

O suco verde (ou suco detox, como também é chamado) é indicado para quem deseja fazer uma limpeza e revigoração do organismo. Geralmente, tem ação antioxidante, anti-inflamatória, colabora com a digestão e pode até melhorar a aparência da pele.

Por isso, ele não precisa ser consumido apenas em dietas (como no caso da sirtfood), mas pode fazer parte da rotina de qualquer pessoa que deseje esses efeitos.

A forma de fazer é bastante simples, selecione os ingredientes que deseja acrescentar no seu suco e bata com água e gelo. Não há limites para a criatividade na hora de fazer a combinação dos itens, você pode escolher alguns como:

  • Abacaxi;
  • Gengibre;
  • Limão;
  • Couve;
  • Pepino;
  • Hortelã;
  • Salsão;
  • Laranja.

Desses, a couve costuma estar presente em todas as receitas. Então, basta escolher os ingredientes para complementar — há uma variedade deles, o que permite variar nos sabores.

Ainda, se desejar, é possível substituir a água mineral por água de coco, por exemplo.

Publicidade
Publicidade

Quais são as frutas que têm polifenois?

No tópico anterior, vimos que as frutas vermelhas e cítricas são poderosos antioxidantes, mas além disso também são fonte de polifenois — micronutrientes que estimulam a ativação da sirtuína, base da dieta sirtfood.

Morangos, framboesas, acerolas e blueberrys em uma embalagem aberta
As frutas vermelhas são uma excelente fonte de polifenois, estimulantes das sirtuínas.

Sendo assim, como exemplo de frutas vermelhas podemos destacar as seguintes: 

  • Morango;
  • Amora;
  • Açaí;
  • Framboesa;
  • Blueberry;
  • Melancia;
  • Cereja.

Já como exemplo de frutas cítricas, temos: limão, laranja, acerola, abacaxi, tangerina, uva, tangerina, caju, jabuticaba, entre outras.

Todas essas são frutas que podem fazer parte da rotina alimentar e são especialmente recomendadas na dieta sirtfood, uma vez que ativam as sirtuínas e contribuem com sua ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Com isso, preservam as células contra o impacto causado pelos radicais livres e podem prevenir o aparecimento de doenças como o câncer.

Quais os cuidados com as dietas da moda?

Nunca é recomendado seguir qualquer tipo de dieta sem orientação de um(a) profissional qualificado(a) e especialista no assunto. Isso porque cada organismo é único e tem necessidades específicas, o que precisa ser levado em consideração na hora da alimentação.

Mas o grande perigo das “dietas da moda”, muito comuns entre as celebridades e influencers, é que costumam incluir restrições absurdas e prejudiciais à saúde. 

E, principalmente, pode-se destacar o fato de que muitas pessoas não veem o que está por trás de alguns processos de emagrecimento: procedimentos estéticos, cirurgias, hormônios, medicamentos e diversas outras interferências que vão muito além de hábitos alimentares.

Sendo assim, é preciso deixar claro de que não há uma “fórmula mágica” para emagrecer mais rápido. Essa é uma questão que varia de pessoa para pessoa, visto que está relacionada com o funcionamento de cada organismo.

Então, não é aconselhado se basear em dietas populares e que, aparentemente, deram certo para algumas pessoas. Mas sim procurar um(a) especialista que elabore um plano alimentar especialmente para você.

Lembrando que o segredo para emagrecer de maneira sadia consiste em bons hábitos, tais como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

https://minutosaudavel.com.br/emagrecer-com-saude/

Existem cardápios prontos para a dieta sirtfood?

Não há um cardápio pré-estabelecido para a dieta sirtfood. Se você pretende iniciar essa dieta, é aconselhado buscar um(a) nutricionista para que ele(a) avalie se essa é a melhor opção para você e, se sim, indique como fazer de forma correta.

Mas uma forma de entender é pensar que durante os 3 primeiros dias, a ideia é que a pessoa ingira apenas 1000kcal, bebendo suco detox e fazendo 1 refeição completa. 

Nesse caso, por exemplo, ela pode optar por tomar os 3 copos de suco verde da seguinte forma: café da manhã, lanche da tarde e jantar. E na refeição, pode comer uma salada (rúcula, couve, agrião) e incluir uma proteína (soja, peixe, frango, ovo, grão-de-bico).

Já nos 4 dias seguintes, a recomendação é beber 2 sucos e fazer 2 refeições. Então, pode-se tomar os sucos durante o lanche da manhã e da tarde, por exemplo.

Durante as outras refeições, uma alternativa é optar por frutas vermelhas para o café da manhã e uma sopa (abóbora, couve, cebola) para os outros momentos, por exemplo.

Além disso, a dieta sirtfood permite o consumo de chocolate amargo e vinho tinto. Portanto, são dois itens que podem estar presentes na alimentação em pequenas quantidades.


Embora algumas pessoas não percebam, dieta é coisa séria. Uma alimentação inadequada, com carência nutricional ou mudanças não próprias para o seu organismo, pode causar muitos prejuízos à saúde. Por isso, sempre busque orientação profissional.

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o Minuto Saudável para ver mais!

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade