Remédios

Comprimidos Efervescentes: conheça os mais comuns

Publicado em: 30/11/2020Última atualização: 17/05/2022
Publicado em: 30/11/2020Última atualização: 17/05/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Comprimidos efervescentes são feitos a partir da combinação de um princípio ativo farmacêutico mais um ácido orgânico e um sal inorgânico. 

Quando depositamos esse comprimido na água, ele sofre uma reação que libera gás carbônico, por isso o efeito de bolhas acontece.

Em geral, eles são recomendados por médicos(as) para quem precisa absorver o remédio rapidamente ou tem dificuldades para engolir comprimidos.

Quer saber algumas alternativas de efervescentes e como tomar corretamente? Basta ler o texto abaixo.

Quais são os remédios efervescentes mais comuns? 

Hoje, os comprimidos efervescentes mais comuns são sais de frutas, que atuam combatendo a acidez no estômago. 

Mas, além deles, é possível encontrar opções com ação analgésica e anti-inflamatória, e também de suplementos vitamínicos como de Vitamina C (ácido ascórbico).

Conheça mais sobre algumas opções mais comuns:

Aspirina 

A Aspirina efervescente pode ser indicada por um médico ou médica, para o alívio de sintomas como dor, febre e inflamação que pode ocorrer durante um quadro de gripe, resfriado, sinusite, entre outras infecções respiratórias.

Também pode ser indicada por um especialista para dores musculares, articulares, nas costas,  para dor de dente e de cabeça.

Seu efeito está associado ao componente Ácido acetilsalicílico da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (analgésicos simples). 

A Aspirina efervescente pode ser usada, por adultos, de 1 a 2 comprimidos, que pode ser repetido de 4 a 8 horas, conforme as orientações médicas. Já crianças acima de 12 anos, devem tomar apenas 1 comprimido efervescente ao dia.

Outra versão disponível é a Aspirina C, que contém Vitamina C na formulação, com objetivo de combinar esse importante componente para o fortalecimento do organismo.

Novalgina 

O efeito de Novalgina efervescente é bastante rápido, levando em média de 30 a 60 minutos para aliviar a dor ou reduzir a febre. Seu princípio ativo é a Dipirona monoidratada.

O medicamento pode ser indicado por um(a) especialista para adultos e adolescentes acima dos 15 anos.

Segundo a posologia pode ser tomado até 4 vezes por dia, sendo somente um comprimido efervescente por vez.

Novalgina é contraindicado para mulheres grávidas e em fase de amamentação, e também para quem tem algum problema de saúde como Porfiria (aguda ou cutânea).

Por isso reforçamos que seu uso deve ser feito seguindo as recomendações médicas.

Redoxon

O Redoxon efervescente pode ser indicado por profissionais de saúde para quem necessita de suplementação de vitamina C no organismo.        

A vitamina C é absorvida em pequenas quantidades pelo nosso corpo, por isso é necessário buscar fontes dessa vitamina por meio da alimentação ou, quando receitados, de suplementos. 

Desse modo, o Redoxon vai atuar como um suplemento de vitaminas, promovendo o reforço da imunidade e defendendo as células dos radicais livres.

Também está disponível no mercado a versão Redoxon Tripla Ação, que além da Vitamina C, possui Vitamina D e o mineral Zinco, proporcionando fortalecimento do organismo. 

Adultos e crianças acima dos dos 12 anos devem tomar 1 comprimido ao dia, diluído em um copo com aproximadamente 200mL de água.

https://minutosaudavel.com.br/vitaminas-imunidade/

Targifor

Feito à base de aspartato de arginina, o Targifor pode ajudar a diminuir a fadiga e o cansaço (astenia).

Esses sintomas são causados devido à liberação de alguns componentes tóxicos, como a amônia, durante o processo de geração de energia pelas células.

Para auxiliar na melhora do quadro, Targifor vai transformá-la em ureia para que seja eliminada facilmente pela urina.

Conforme a bula, o medicamento pode ser ingerido 1 comprimido 2 vezes ao dia por um período de 15 ou 30 dias. 

Outra possibilidade de Targifor é com Vitamina C, que irá auxiliar o aspartato de arginina a ter um efeito maior no combate dos sintomas.

Eno

O popular sal de frutas Eno é um antiácido indicado para aliviar má digestão e a azia, sua ação ocorre em menos de 1 minuto após o uso.

É possível encontrá-lo nos sabores de abacaxi, guaraná, laranja, limão, camomila e tutti-frutti, e também nas embalagens de sachê 5g ou frasco de 100g

Ele age na neutralização dos ácidos produzidos no estômago, que são utilizados para a digestão dos alimentos. 

Para ingerir é necessário dissolver no máximo 5g em 200mL de água, e não deve ser consumido por crianças com menos de 12 anos.  

Gastrol

Assim como o anterior, Gastrol também tem a ação de diminuir o desconforto no estômago, causado pelo excesso de ácidos digestivos.

Esse remédio, também pode ser aconselhado por um médico ou médica para tratar a Úlcera péptica, que são feridas causadas na parede estomacal. 

Gastrol é vendido em envelopes de 5g ou em cartela com 10 comprimidos. Segundo a bula, deve ser usado de 1 a 2 comprimidos efervescentes por dia, e não consumir por mais de 2 semanas. 

Cewin 

Cewin é indicado para quem necessita aumentar a quantidade de Vitamina C no organismo, que muito importante devido a sua ação antioxidante que auxilia na imunidade.

A vitamina C, também é capaz promover a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e saudável.

Este medicamento é vendido em doses de 500mg, 1g ou 2g para uso de adultos e crianças maiores de 10 anos. Seguindo a posologia, deve ser tomado 1 comprimido por dia.

Viter C

Também contraindicado para crianças com menos de 10 anos, o Viter C pode ser indicado como um suplemento vitamínico de ácido ascórbico (Vitamina C).

A suplementação de Vitamina C é indicada por um(a) profissional para quem não consegue obtê-la somente com a alimentação.

O uso de 1 comprimido efervescente ao dia, em geral, já é considerado suficiente. 

Cenevit

Indicado para uso adulto, Cenevit auxilia na deficiência de Vitamina C no organismo. E segundo a posologia deve ser ingerido 1 comprimido ao dia dissolvido em água.

Comprimidos efervescentes não devem ser tomados até que toda a reação seja finalizada, pois há o risco não estar ingerindo o medicamento completamente.

Dessa forma, é melhor esperar até que todas as bolhas, que indicam a reação, desapareçam.

Caso deseje que a reação termine mais rápido, diluir o comprimido em água morna em invés de água fria pode ajudar, pois, devido à temperatura, a velocidade desse processo aumenta.

Publicidade
Publicidade

Como devem ser tomados os comprimidos efervescentes?

Ao contrário do que muita gente pensa, os comprimidos efervescentes devem ser tomados apenas depois que todas as bolhinhas sumiram — ou seja, depois que a efervescência ocorreu. Tomar antes, enquanto ainda está em reação, pode fazer com que os compostos não sejam completamente eficazes. Mas não se deve demorar muito, pois o medicamento pode oxidar e perder o efeito.

Assim, logo após as bolhas pararem de se formar, já é possível ingerir.

Independente de ser um antiácido ou vitamina, é necessário consultar as informações presentes na embalagem e um(a) especialista para certificar-se que não há nenhuma contraindicação, de acordo com o seu estado clínico.

De modo geral, os comprimidos efervescentes devem ser utilizados:

Vitamina C

Adultos e crianças com mais de 12 anos, devem tomar 1 comprimido efervescente, diluído em água, por dia.

É necessário ter cuidado para não exceder o limite de 2000mg por dia, pois pode ser prejudicial ao organismo, causando efeitos colaterais como:

  • Diarreia; 
  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Dor de cabeça; 
  • Insônia.

Para evitar esses problemas, siga sempre as orientações médicas sobre o uso da  Vitamina C.

Antiácido

A dose, em geral, é 20mg por dia diluída em meio copo de água. Referente ao horário, é aconselhado 1 hora depois das refeições.

Dependendo do objetivo do tratamento, um médico ou médica pode recomendar o uso maior de doses.

Enfatizamos que o uso prolongado de antiácidos sem prescrição médica pode desencadear a má absorção dos nutrientes, vitaminas e minerais e até mesmo causar infecções.

Publicidade
Publicidade

Qual o melhor horário para tomar vitamina C efervescente?

Sachê de vitamina C sendo despejado em um copo da água.

Não há um horário específico para tomar a vitamina C efervescente, depende da posologia de cada medicamento ou suplemento.

Entretanto, para uma melhor absorção, a vitamina C pode ser tomada em jejum pela manhã.


Os comprimidos efervescentes são opções bastante comuns para alguns medicamentos, como a Vitamina C e os antiácidos. Por isso, é essencial conhecer sobre as suas indicações e nunca fazer a automedicação.

Tem dúvidas sobre outros tipos e categorias de remédios? O Minuto Saudável tem vários conteúdos disponíveis sobre o assunto.

Fontes consultadas: 

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade