A berinjela é um fruto popular, utilizado na culinária e no ramo cosmético. Ela possui 4 colorações: preta, roxa, branca e listrada.
Na biologia, sua principal função é proteger as sementes e por isso ela é considerada um fruto.
Sua origem é incerta. Há quem acredite que os primeiros cultivos começaram na Índia e no sul da China. Já o povo árabe defende que eles foram os pioneiros a plantar esse fruto.
Seu nome científico é Solanum melongena e a única parte dessa planta que pode ser utilizada é o fruto. As folhas e o caule são tóxicos para o consumo ou aplicação na pele humana.
A berinjela possui polifenóis e alcaloides (que exercem função anestésica). Aproximadamente 100g do fruto contém 3g de fibras, a mesma quantidade de açúcares, 6g de carboidratos e 1g de proteína.
Outras nutrientes desse fruto são:
Gorduras totais | 0,1g |
Colesterol | 0,0mg |
Magnésio | 14mg |
Potássio | 2,29mg |
Cálcio | 9mg |
Ferro | 0,2mg |
Sódio | 0,1g |
Vitamina A | 23IU |
Vitamina C | 2,2mg |
O consumo da berinjela pode trazer inúmeros benefícios, entre eles, a prevenção da diabetes e do colesterol ruim (LDL), combate da prisão de ventre, aumento dos anticorpos no organismo e melhora no sistema circulatório, além de evitar problemas cardiovasculares (como infarto e AVCs).
Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens:
A berinjela possui vitamina C e polifenóis, que estimulam a produção de anticorpos naturais.
Estes últimos contribuem para que o organismo se fortaleça e reaja mais rapidamente quando for atacado por agentes externos (como bactérias, vírus e fungos).
O colesterol é um tipo de gordura presente nas veias.
Em excesso, elas podem provocar o entupimento das veias, ou seja, quando há tanta gordura acumulada que o sangue não consegue mais circular normalmente.
Mas a berinjela, rica em fibras, pode ajudar a controlar o colesterol porque elimina a gordura junto com as fezes.
É claro que esse efeito é potencializado com a prática regular de exercícios físico e a ingestão de alimentos com baixo teor de gordura.
Consumir o fruto regularmente ajuda a diminuir a quantidade de açúcar presente no sangue.
Isso acontece porque ela contém compostos químicos como os polifenóis e os glicoalcalóides que estimulam uma absorção lenta de glicose.
Os antioxidantes presentes na berinjela ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Assim, também se evita o risco de desenvolver problemas cardiovasculares (como infarto, AVC e ataque cardíaco).
As fibras presentes na berinjela estimulam os movimentos intestinais e ajudam na formação das fezes, evitando que as mesmas fiquem ressecadas.
A berinjela oferece muitas opções de consumo: assada, cozida, refogada, frita, em sucos, tortas, bolos, patês, molhos, massas e até como farinha. A única recomendação é evitar a ingestão da casca crua que pode causar intoxicação alimentar.
A berinjela assada é mais saudável se não for feita com queijos ou molhos gordurosos.
Ao fazer esse prato, dê preferência para a berinjela e outros legumes que podem ser assados juntos como abobrinhas, cenouras e pimentões.
O antepasto é um conjunto de iguarias que se come antes da refeição.
A berinjela, servida assim, pode ser saudável ou não. Tudo depende da forma de preparação e dos acompanhamentos.
Se for temperada com muito sal, deixa de ser indicada para quem possui hipertensão, por exemplo.
A berinjela pode ser refogada, desde que se use a menor quantidade possível de óleo ou gordura.
Essa opção não é tão ideal porque envolve gordura (como óleo, banha, etc).
A berinjela frita pode ser consumida com moderação e pouca frequência, mais pelo paladar do que pela saúde, já que, com a fritura, perde-se muitas das propriedades do fruto.
O suco de berinjela é indicado para auxiliar quem quer reduzir a gordura corporal e consequentemente emagrecer.
Isso porque sua composição contém 96% de água, além de ser rica em fibras que facilitam a digestão e causam sensação de saciedade.
Mas esse benefício só será alcançado se o consumo da bebida estiver aliado a uma dieta rica em frutas, verduras e legumes e à prática frequente de exercícios físicos que queimem calorias.
Ou seja, não adianta muito tomar suco de berinjela todas as manhãs se a pessoa tem um estilo de vida sedentário e com uma dieta rica em gorduras e açúcares.
Sim, o consumo frequente da farinha de berinjela pode ajudar a emagrecer porque tem boa concentração de fibras, ajudando no funcionamento do intestino e na saciedade.
Além disso, o produto é fácil de ser consumido, podendo ser usada em diversas receitas, sem agregar muitas calorias às refeições.
Com suas propriedades antioxidantes, o consumo regular da farinha de berinjela pode ser uma boa aliadas às dietas para redução de peso.
O consumo excessivo de berinjela (como todos os outros alimentos) faz mal, podendo provocar diarreias, vômitos, dores intestinais e excesso de gases. Para algumas pessoas, o consumo desse fruto pode ser tóxico (causando desconfortos abdominais) se ingerido de forma errada (com a casca crua).
Quem possui anemia ou problemas de relacionados a essa doença não deve consumir berinjela em excesso.
Isso porque ela possui uma substância conhecida como solanina, que pode interferir na absorção de ferro pelo organismo.
Nesses casos, os sintomas mais comuns são dores de cabeça, sensação de fraqueza e enjoo.
Esse alimento também é contraindicado para as pessoas que possuem problemas renais (como pedras ou insuficiência desses órgãos), já que o consumo excessivo da berinjela pode agravar o quadro.
A berinjela é uma planta que necessita de temperaturas altas (acima de 20º C) para o cultivo. Por isso, pode ser plantada na maioria das regiões brasileiras. Nos estados mais frios (ao sul do país), ela pode ser cultivada entre os meses de outubro e março, quando as temperaturas estão elevadas.
A irrigação deve ser frequente (entre 2 e 4 vezes por semana), mas tomando cuidado para que a terra não fique encharcada.
Outra necessidade da berinjela é luminosidade: essa planta precisa de pelo menos 2 horas de sol diariamente.
O espaço entre as mudinhas deve ser entre 50cm e 1m. Um pé saudável pode atingir até 2m de altura com frutos que variam entre 15cm e 40cm.
Embora o recomendado é que se cultive a berinjela em solo, ela pode ser plantada em vasos grandes que permitam o crescimento correto da raiz.
Durante o desenvolvimento, talvez haja a necessidade de apoiar o pé e os frutos em estacas ou suportes para que evitar que se quebrem.
A colheita é feita entre 3 e 6 meses após o plantio, dependendo da espécie.
Um pé de berinjela, se for bem cuidado, pode produzir frutos por 4 ou 5 anos, embora a maior produção seja na 1ª e na 2ª colheita.
A berinjela é um fruto popular e que pode ser utilizado de várias formas. Ela possui muitos benefícios para a saúde, desde que consumida de maneira correta.
Isso porque a casca crua, o caule e as folhas dessa planta podem ser tóxicos para o organismo humano.
Outra coisa que se deve prestar atenção é nas contraindicações: pessoas com problemas nos rins ou doenças relacionadas ao sangue (como anemia) não devem ingerir esse alimento.
O Minuto Saudável traz mais informações sobre o mundo fitness. Confira nossas postagens.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.