As terapias alternativas têm ganhado cada vez mais espaço em uma época de alto nível de stress, ansiedade e depressão na população.

Práticas como yoga, meditação e diversas outras técnicas da medicina oriental têm se destacado como uma boa alternativa para driblar esses problemas e buscar mais equilíbrio e bem-estar.

Entre elas, encontra-se a massagem ayurvédica, que faz parte de um tratamento amplo e complexo que visa reequilibrar as energias pessoais e estabelecer harmonia e melhora da saúde física e mental.

Vamos entender um pouco mais sobre essa técnica indiana, muito popular nos países orientais, que tem seus benefícios comprovados e reconhecidos inclusive pelo Ministério da Saúde.

O que é medicina Ayurveda e de onde vem? 

A medicina Ayurveda é uma tradição milenar que surgiu na Índia, há mais de 5 mil anos. Ela aplica antigos conhecimentos medicinais visando a prevenção e cura de doenças. Ayurveda em sânscrito significa ciência da vida (“ayur” significa vida e “veda”, ciência).

Algumas pessoas afirmam que a medicina Ayurveda possivelmente seja o conhecimento médico mais antigo e complexo conhecido até hoje.

O verdadeiro equilíbrio com a natureza e as pessoas ao redor, incluindo família, colegas, animais, alimentos e elementos da natureza, é a filosofia central da Ayurveda.

Ela é muito comum e popular na Índia, praticada por cerca de 80% da população indiana por fazer parte de sua cultura. 


A medicina tradicional ocidental costuma tratar apenas os sintomas das doenças e não as suas causas. Já a Ayurveda acredita que as pessoas ficam doentes quando há algum bloqueio ou obstrução da energia vital (prana), que pode ser causado por diversos fatores internos e externos. 

Portanto, ela visa tratar a pessoa como um todo e não somente os sintomas relatados, visando manter o equilíbrio e evitar que o corpo adoeça.

O que é terapia ayurvédica? 

A terapia ayurvédica é uma orientação pessoal que visa a compreensão acerca do funcionamento do próprio organismo. Ela busca auxiliar na consciência do estado de equilíbrio e compreensão das causas que levam aos desequilíbrios. Para isso, ela atua nos hábitos alimentares e estilo de vida de acordo com cada paciente.

A terapia busca estimular a consciência corporal, harmonia, equilíbrio, autoconhecimento e qualidade de vida por meio da purificação da mente, corpo e espírito, conforme a crença oriental.

Segundo a ayurveda, o corpo humano é composto por cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra, que compõem os estados energéticos e emocionais do organismo. 

Quando esses elementos se encontram em desequilíbrio, de acordo com os princípios ayurvedas, podem induzir o surgimento de doenças físicas e mentais.

Considera-se saudável a pessoa que tem os doshas (humores) em equilíbrio, os dhatus (tecidos) adequadamente nutridos e os malas (excreções) eliminados adequadamente. Assim, há equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

O objetivos principais da terapia são:

  • Estimular a qualidade de vida a partir do autoconhecimento;
  • Realizar a desintoxicação do corpo e mente;
  • Equilibrar objetivos e prioridades pessoais;
  • Criar um programa personalizado de alimentação de acordo com cada paciente;
  • Estimular o respeito a si mesmo, visando atingir seu potencial máximo;
  • Eliminar toxinas;
  • Aumentar a disposição e promover energia;
  • Prevenir doenças;
  • Promover harmonia.

Praticantes experientes de Ayurveda utilizam essa sabedoria milenar oriental para identificar as causas dos desvios do estado natural de equilíbrio, buscando formas de restaurá-lo.

O Ministério da Saúde incluiu a Ayurveda em 2017, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) como uma abordagem de medicina alternativa complementar.

Qual a indicação da massagem Ayurvédica?

A massagem Ayurvédica não se trata apenas de uma massagem para aliviar as tensões do corpo. Ela é considerada como terapêutica, que atua também nos níveis mentais e emocionais.

Por esse motivo, essa técnica é muito indicada e eficaz nos seguintes casos:

  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Síndrome do pânico;
  • Stress;
  • Fadiga;
  • Enxaqueca;
  • Bloqueios emocionais;
  • Dores musculares moderadas;
  • Problemas de coluna (como má postura);
  • Fibromialgia.

Como são as manobras da massagem Ayurvédica?

A massagem Ayurvédica é um dos pontos principais do tratamento que proporciona relaxamento, estimula os músculos e a circulação sanguínea, liberando as toxinas presas aos tecidos e músculos corporais.

Na medicina Ayurveda, acredita-se que cada pessoa necessita de um procedimento específico de acordo com as suas necessidades. Por esse motivo, não há um método pronto com uma sequência fixa de técnicas. 

Ela consiste em movimentos profundos e vigorosos com as mãos, cotovelos e pés do(a) terapeuta e envolvem as costas, braços, mãos, pernas, pés e quadris do(a) cliente.

São utilizados óleos essenciais durante a massagem, aquecidos e infundidos com ervas ayurvédicas, que auxiliam nos movimentos e na purificação das energias. Eles são escolhidos de forma particular, de acordo com o caso.

As técnicas utilizadas durante a massagem incluem tocar a pele, amassar e apertar pontos específicos como pés, couro cabeludo, testa, atrás das orelhas, nuca e pescoço.

O estilo de movimentos e o fluxo da massagem são determinados pelas necessidades corporais nos quesitos equilíbrio e bem-estar.

Benefícios da massagem Ayurvédica

A Massagem Ayurvédica tem um intenso efeito vigoroso e relaxante sobre a musculatura. Assim, ela equilibra a estrutura em geral pela manipulação no tecido conjuntivo e alongamentos, vitaliza e desintoxica todo corpo. 

Ela também harmoniza emoções e pensamentos, buscando um estado de equilíbrio físico e psicológico, bem-estar interior e relaxamento.

Segundo a Ayurveda, o que causa as dores são os acúmulos de energia negativa, que obstruem o fluxo da energia vital do corpo. 

A massagem aumenta a temperatura corporal e esse calor faz com que o fluxo de energia positiva se mova, aliviando dores e tensões.

O método também ajuda a respirar melhor e, com o corpo recebendo mais oxigênio, facilita e melhora circulação, aumentando, assim, a vitalidade e a disposição vital.

Estudos comprovam a sua eficácia e benefícios. Confira a seguir alguns deles:

  • Alivia a tensão muscular;
  • Estimula a oxigenação;
  • Ajuda a diminuir a gordura corporal, eliminar o acúmulo de líquidos e atenuar a celulite;
  • Equilibra as energias;
  • Previne doenças;
  • Relaxa corpo, mente e espírito.
  • Rejuvenesce e melhora da pele; 
  • Realinha as estruturas óssea e muscular;
  • Aumenta a autoconsciência;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  •  Nutre as células dos tecidos, pois os movimentos estimulam a circulação dos fluidos extracelulares;
  • Alinha a frequência cardíaca;
  • Reduz dores no joelho em pacientes com osteoartrite;
  • Melhora a distrofia muscular.

Segundo profissionais da área, a massagem ayurvédica pode ser realizada em pessoas de qualquer idade, porém, ela é contraindicada em casos de resfriado, febre, indigestão, lesões de pele ou prisão de ventre.

Quanto custa e onde fazer?

A massagem ayurvédica pode ser feita em spas, alguns clínicas de estética, centros de terapias orientais (como yoga, meditação, massagens, etc) e escolas de terapias alternativas.

Os valores costumam variar entre R$125 a R$250 por sessão, com duração entre 60 e 90 minutos, em estabelecimentos particulares.

Também é possível encontrar o tratamento no SUS. Porém, segundo o Ministério da Saúde, cada município é responsável pelos serviços oferecidos à população e, por esse motivo, nem todas as unidades oferecem as práticas alternativas. 

A estimativa é de que 3.173 municípios ofertam essas terapias. Portanto, o mais indicado, é buscar a unidade de saúde mais próxima e verificar a disponibilidade do tratamento ayurvédico em sua cidade.


As terapias alternativas estão disponíveis como forma de complementar os tratamentos de saúde tradicionais e muitas delas têm seus benefícios comprovados e reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

O mais importante é buscar sempre o equilíbrio e bem-estar, atentando-se para a saúde física e mental, tal como a terapia ayurvédica propõe.

Seja como for, separe um tempo para si e se cuide. É nisso que o Minuto Saudável acredita. 

Continue acompanhando o nosso conteúdo se você gosta de saber mais sobre saúde e bem-estar!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.