Saúde

Artrose nas mãos: tem cura? Veja os sintomas e exercícios

Publicado em: 25/02/2020Última atualização: 25/09/2020
Publicado em: 25/02/2020Última atualização: 25/09/2020
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

A artrose, ou osteoartrite (termo médico), caracteriza-se pela degeneração da cartilagem. Ou seja, trata-se de um desgaste das articulações. Como consequência, esse processo causa dor e dificulta a movimentação da área afetada.

Isso pois é função da cartilagem articular prevenir a fricção entre os ossos, além de fornecer sustentação e amortecer impactos.

Alguns estudos apontam que 4 em cada 10 pessoas têm ou terão artrose entre os dedos e o punho. Ainda, outros demonstram que a doença é mais recorrente em mulheres na menopausa e em idosos, por conta do envelhecimento da cartilagem.

Além das mãos, a doença pode manifestar-se em diversas articulações do corpo, sendo muito comum no joelho, ombro e coluna. Na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), a artrose pode ser encontrada através dos seguintes código:

  • M150 – Osteoartrose primária;
  • M153 – Artrose múltipla secundária;
  • M154 – Osteoartrose erosiva.

Agora, vamos ver algumas causas da artrose nas mãos e seu diagnóstico. Também abordaremos seus sintomas e tratamentos.

O que causa artrose nos dedos das mãos?

A causa da degeneração das articulações pode estar associada a doenças inflamatórias (artrite reumatóide, lúpus eritematoso), predisposição genética, sobreuso das articulações, impactos ou traumas articulares, hábitos de vida, obesidade ou doenças musculares.

Além disso, na era digital é muito comum que essa patologia esteja associada ao uso excessivo de celular ou computador.

Ainda, quando a artrose se manifesta nas mãos, ela pode aparecer na ponta dos dedos (nódulos de Heberden), no punho, na base dos dedos em geral ou somente na base do polegar (rizartrose).

Publicidade
Publicidade

Quais os sintomas da artrose nas mãos?

A artrose nas mãos geralmente apresenta sintomas quando a doença já está em estado avançado. Os mais comuns incluem:

  • Dor na mão: inicialmente é mais intensa ao acordar e diminui ao passar do dia, com o avanço da doença a dor pode ocorrer em diferentes momentos e com mais frequência;
  • Inchaço nos dedos;
  • Rigidez nas articulações, gerando dificuldade para realizar movimentos;
  • Formigamento das mãos (inclusive em repouso).

Ao persistirem os sintomas, é de suma importância buscar ajuda médica.

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico de artrose nas mãos?

A artrose carece de um diagnóstico clínico, que deve ser realizado por profissionais especializados(as) em reumatologia. Para assegurar o diagnóstico, podem ser requisitados exames como:

  • Radiografia;
  • Ressonância magnética;
  • Hemograma.

Artrose nas mãos tem cura?

Não. Apesar disso, ao realizar de forma correta os tratamentos recomendados por profissionais da saúde, é possível reduzir a progressão da doença e aliviar os sintomas.

Publicidade
Publicidade

Qual o tratamento para artrose nas mãos?

Considerando que a artrose é uma doença que não tem cura, seus cuidados são paliativos. Ou seja, visam melhorar a qualidade de vida da pessoa portadora da patologia. Existem diversos tipos de tratamentos, desde os mais invasivos (cirurgias) até o uso de anti-inflamatórios ou exercícios caseiros, por exemplo.

Na sequência, vamos ver alguns tipos de tratamento e entender como funcionam.

Tratamento fisioterapêutico

Dentro da fisioterapia existem diversas técnicas que podem ser aplicadas em casos de artrose: exercícios, estimulação elétrica transcutânea (TENS), meios físicos (frio ou calor), terapia a laser, massagens fisioterapêuticas, etc.

O objetivo principal é o fortalecimentos dos músculos ao redor das articulações. Geralmente são indicados exercícios leves e de baixa intensidade, e é fundamental seguir a recomendação profissional.

A fisioterapia, assim como os outros tratamentos, não atua sozinha. Para um melhor resultado, as possibilidades de tratamento são utilizadas de forma complementar.

Cirurgia

A cirurgia é um dos métodos mais invasivos (se não o mais) de tratamento. 

Normalmente, é indicada quando os tratamentos alternativos não obtiveram sucesso ou resultado satisfatório. Mas também pode ocorrer quando o(a) médico(a) reumatologista achar necessário e efetivo.

Existem diferentes tipos e técnicas aplicadas, o que tende a variar conforme a área afetada pela doença. Em geral, a recuperação tende a ser tranquila, existindo algumas restrições em casos de artrose grave.

Infiltração intra-articular

As infiltrações intra-articulares se tratam de intervenções em que medicamentos anti-inflamatórios são introduzidos (através de injeção) diretamente na articulação.

Geralmente o procedimento é indicado em casos de artrose grave ou quando não há resposta satisfatória à medicação oral. O objetivo dessa técnica é evitar reduzir as dores, melhorar a movimentação e amenizar as deformidades articulares.

Para a infiltração intra-articular, podem ser utilizados medicamentos como:

Tratamentos medicamentosos

O tratamento medicamentoso é bastante importante em casos de artrose. Entretanto, ainda assim é necessário uma intervenção multidisciplinar para melhores resultados.

Normalmente a primeira indicação de medicamento é um analgésico. Eles agem diretamente na dor, causando alívio. Porém, em casos graves não é recomendado o uso contínuo, pois pode causar dependência. 

Por isso, nunca se deve fazer um tratamento de forma independente, é preciso sempre contar com especialistas.

Além disso, quando é detectada uma inflamação na artrose, pode ser recomendado o uso de anti-inflamatórios. Apesar de seguros, é preciso orientação médica, visto que para os idosos (grupo de risco da doença) o medicamento pode causar problemas renais.

Vale destacar que a automedicação é sempre desaconselhada.

Exercícios para artrose nas mãos

Além dos tratamentos apresentados, existem alguns exercícios que você pode realizar diariamente para alívio das dores. 

São movimentos simples, que podem ser feitos em qualquer lugar e podem te ajudar em momentos de desconforto. Vamos ver, a seguir:

Exercício 1

Neste exercício você deve manter sua mão reta e os dedos juntos. Em seguida, dobre seus dedos e, então, volte para a posição inicial.

Exercício 2

Inicie o exercício mantendo sua mão aberta e relaxada. Depois, dobre o polegar na palma da mão para tocar na parte inferior do dedo mindinho.

Exercício 3

Para esse exercício você deve deixar a mão relaxada. Em seguida, feche lentamente mas sem aplicar muita força.

Exercício 4

Inicie fazendo um sinal de “ok”, unindo o polegar com o dedo indicador. Em seguida, repita o movimento encostando a ponta do polegar na ponta dos outros dedos.

Exercício 5

Neste exercício você deve colocar sua mão aberta em uma superfície plana. Depois, afaste o polegar e em seguida o indicador. Repita o movimento, afastando os dedos um de cada vez, de forma que ao final todos fiquem juntos. 

Artrose nas mãos aposenta?

Em alguns casos, sim. 

Não há uma lei que garanta a aposentadoria imediata em casos de patologias como a artrose. Entretanto, a Lei 8.213 abrange as condições e benefícios da Previdência Social, entre eles a aposentadoria por invalidez.

Nesses casos é necessário que a pessoa passe por uma perícia, apresentando exames e laudos médicos, de forma a comprovar a situação de invalidez.

Sendo assim, vale reforçar que a artrose em si não aposenta. A aposentadoria antecipada pode ocorrer em casos de invalidez ou em situações específicas.


Apesar da artrose nas mãos ser uma doença degenerativa e sem cura, é importante manter o tratamento. Ou seja, siga as recomendações de seu(sua) médico(a) e não deixe de realizar os exercícios caseiros, pois podem auxiliar em caso de dor.

Além disso, se você leu essa matéria e se identificou com algum(ns) dos sintomas apresentados, procure um(a) especialista.

Continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar!

Fontes consultadas

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade