Também conhecido como alho-francês, o alho-poró é um vegetal muito utilizado em receitas salgadas como molhos, sopas e saladas.
Apesar de pertencer à mesma família que o alho e receber o mesmo nome, ele possui características únicas em seu sabor, o que o torna tão apreciado pela culinária.
Além de incrementar pratos gastronômicos, também traz diversos benefícios para a saúde.
Saiba mais sobre o uso da planta e como consumi-la.
Apesar de pouco conhecido, o alho-poró possui diversos benefícios para quem o consome, atuando em áreas do corpo como coração e visão. É rico em antioxidantes e possui alto teor de fibras, o que propicia também a saúde da pele e funcionamento correto do intestino.
Confira as principais atuações do vegetal no organismo humano:
Por ser rico em fibras — carboidratos não digeríveis —, o alho-poró atua no bom funcionamento do sistema digestivo, fortalecendo o estômago, rins e intestino.
Além disso, ele possui prebióticos — fibras que estimulam a proliferação de bactérias benéficas no organismo — auxiliando no bom desempenho dos movimentos intestinais.
As propriedades antioxidantes presentes no alho-poró, como as vitaminas, ajudam a manter a pele com aspecto saudável, combatendo o envelhecimento precoce.
Além disso, a presença de betacaroteno — pigmento natural — estimula a produção de colágeno, responsável pela aparência jovial da derme, e protege contra a radiação solar.
Algumas substâncias antioxidantes presentes na composição do alho-poró podem auxiliar no combate a doenças cardiovasculares.
O consumo do vegetal ajuda a reduzir as chances de aterosclerose — acúmulo de colesterol nas artérias — problema que pode causar o infarto.
Ele também atua no controle da pressão arterial, agindo como vasodilatador — dilata os vasos sanguíneos.
Além disso, o alho-poró auxilia na diminuição de uma substância chamada homocisteína — aminoácido presente no sangue — responsável pelo surgimento de doenças do coração.
A vitamina C existente no alho-poró promove o fortalecimento do sistema imunológico, pois estimula a produção de glóbulos brancos.
Dessa forma, o consumo da planta auxilia na proteção do organismo, reduzindo quadros de gripes e resfriados, além de outras infecções.
A inulina, propriedade presente no vegetal, é uma fibra — tipo de carboidrato — que auxilia na regulação dos hormônios relacionados à alimentação.
Essa substância propicia a diminuição do hormônio do apetite e o aumento da sensação de saciedade, fazendo com que as pessoas comam menos, o que pode levar a uma redução de peso.
Apesar disso, vale ressaltar que o consumo isolado do alho-poró não trará resultados significativos no emagrecimento, sendo necessário combiná-lo a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos.
O alho-poró possui duas substâncias chamadas luteína e zeaxantina em sua composição. Essas substâncias são pigmentos antioxidantes que auxiliam na saúde da visão.
Quando consumidas, elas atuam na proteção contra doenças como a catarata e degeneração macular, protegendo o tecido do olho.
Dessa forma, o alho-poró é um bom aliado para pessoas da terceira idade, pois atua no combate a problemas relacionados ao envelhecimento, como a perda da visão.
O alho-poró possui em sua composição nutrientes que auxiliam na saúde do organismo. Entre eles estão os minerais e as vitaminas.
Os minerais são substâncias inorgânicas responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo do corpo. Os principais no vegetal e suas ações são:
Já as vitaminas são compostos fundamentais para promover a qualidade da saúde física e mental e atuam em todas as áreas do corpo. O alho-poró possui duas principais vitaminas: B e C.
As vitaminas do complexo B atuam na manutenção das células sanguíneas e nervosas do corpo e auxiliam no aumento da imunidade.
Já a vitamina C atua no desenvolvimento saudável dos tecidos do corpo, prevenção de problemas de visão e combate ao envelhecimento precoce.
Juntos, os nutrientes promovem saúde e bem-estar.
O alho-poró é, em geral, utilizado em pratos salgados. Ele é responsável por adicionar sabor característico a receitas gastronômicas como sopas e molhos. Geralmente, é usada a região branca do vegetal, descartando a parte das folhas verdes. O alho é cortado em rodelas e adicionado à refeição.
Veja duas opções em que o uso do alimento pode fazer toda a diferença no sabor:
Não é de hoje que o consumo do arroz tem sido transformado em receitas mais elaboradas, como o famoso arroz à grega — que inclui legumes e frutas secas.
Dessa forma, o arroz associado com alho-poró pode ser outra opção para quem quer diversificar o consumo do grão.
Para preparar, basta refogar o alho-poró e, em seguida, adicionar o grão. Cozinhe ambos ingredientes juntos normalmente até que esteja cozido.
O preparo de molhos com o alho-poró é uma alternativa para quem quer um sabor diferenciado para acompanhar carnes e massas, de forma simples.
Para preparar, é necessário, primeiramente, refogá-lo até que obtenha uma consistência mole. Em seguida, adicione creme de leite, sal a gosto e um pouco de queijo. Misture até obter um aspecto firme e o molho está pronto para ser utilizado.
Apesar do mesmo nome, alho e alho-poró são alimentos bem diferentes e que têm características, além do formato e tamanho, distintas.
Aqueles alhos mais populares, encontrados em cabeças e dentes, são bem tradicionais da culinária brasileira. O sabor dele cru é bastante acentuado, sendo que muita gente não gosta muito. Mas cozido ou assado o alimento fica mais docinho e suave.
Já o alho-poró está mais próximo das cebolas, incluindo no que se refere ao sabor. Seu gosto é levemente adocicado, suave, porém menos ácido que uma cebola normal.
As calorias também são um ponto de diferenciação. Enquanto o alho convencional cru (100g) possui aproximadamente 113kcal, o alho-poró (100g) tem cerca de 31kcal.
Da mesma forma, os carboidratos estão mais presentes no alho, com 23,9g, enquanto o poró possui apenas 6,9g.
Uma das maneiras de lavar o alho-poró é: retire as folhas externas (geralmente mais duras) e realize um corte vertical em todo o comprimento do vegetal, mantendo apenas a base sem cortes. Em seguida, lave em água corrente, retirando possíveis impurezas.
Após isso, basta cortar o alimento em rodelas e está pronto para ser utilizado.
Não há comprovação de que ingerir o vegetal traga diretamente malefícios à saúde.
Apesar disso, é importante consumir com moderação, já que, em alguns casos, pode ocorrer alergia ao alimento.
Apesar de, em geral, não ser tão conhecido e utilizado no dia a dia, o alho-poró é um ingrediente que pode trazer sabor para as receitas culinárias diárias.
Não apenas isso, ele pode promover benefícios para a saúde, ajudando a manter o bom funcionamento do organismo.
O Minuto Saudável possui outros conteúdos sobre alimentação e receitas para você! Continue lendo!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.