A acupuntura já é conhecida por servir como tratamento para diversas condições, como dores crônicas, depressão e distúrbios do sono.Mas além disso, segundo uma nova pesquisa publicada no
BMJ Open, a técnica de medicina chinesa também pode servir para controlar algumas manifestações da menopausa, por exemplo, problemas com o sono, ondas de calor (fogachos) e alterações no humor.
Leia mais: Quais os sinais e sintomas da menopausa? Saiba como reconhecerA descoberta pode ser uma boa notícia para as mulheres com idade entre 45 e 50 anos (fase em que os sintomas da menopausa costumam ocorrer).Isso porque a acupuntura pode ser uma alternativa para quem não deseja ou não pode fazer a terapia de reposição hormonal (TRH) como forma de tratamento. A TRH, inclusive, levanta questionamentos sobre os potenciais riscos ao paciente — alguns estudos já chegaram a relacionar o uso de hormônios ao aumento de risco de câncer de mama.
Leia mais: Reposição hormonal oral aumenta risco de tromboembolismoCom isso, métodos alternativos como a acupuntura podem passar a ser considerados pela medicina, com a finalidade de oferecer mais qualidade de vida às mulheres neste período.