Gravidez

26 semanas de gestação: a reta final do sexto mês

Publicado em: 06/08/2019Última atualização: 10/08/2021
Publicado em: 06/08/2019Última atualização: 10/08/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Com 26 semanas de gestação a mulher já está no sexto mês. É o fim do segundo trimestre deste período.

Se o beber nascer dentro dessa semana, as chances de sobreviver são de 70% a 80%, mas ainda não é um nascimento saudável devido ao peso e ao desenvolvimento que continua ainda nesta reta final.

As mudanças em relação ao desenvolvimento do feto não são tão intensas quando comparadas às outras, mas elas ainda são constantes. 

É nessa fase, por exemplo, em que o bebê começa a mexer-se mais, dando chutes e socos. Para a gestante, alguns sintomas podem surgir ou intensificar-se.

Confira abaixo as principais características do bebê e possíveis sintomas apresentados pela mãe com 26 semanas de gestação:

Qual o peso ideal para um feto de 26 semanas?

O bebê com 26 semanas de gestação pesa, em média, entre 660g a 900g. O seu tamanho, nessa fase, é comparado ao de uma espiga de milho. Em comprimento, o feto mede aproximadamente 35cm (cabeça ao calcanhar).

Publicidade
Publicidade

26 semanas de gestação são quantos meses?

Estar com 26 semanas de gestação significa que a gestante entrou na última semana do sexto mês. Neste fim do segundo trimestre de gestação é quando o bebê começa a ganhar ainda mais energia no útero, assim, os movimentos e os esperados chutes começam a aparecer. 

Nessa fase, enquanto ainda há bastante espaço para o feto movimentar-se, a gestante pode senti-lo mudando de posição várias vezes. 

Publicidade
Publicidade

Como é o bebê com 26 semanas de gestação?

O bebê com 26 semanas começa a ficar com a pele mais rosada e menos translúcida do que antes. Assim, as veias sanguíneas não ficam tão aparentes. No entanto, a pele ainda continua bem enrugadinha, pois até o parto ganhará peso e crescerá bastante.

O cérebro também está em desenvolvimento e crescimento acelerado. A superfície do órgão, antes mais lisa, começa a ficar com os característicos sulcos do cérebro humano mais aparentes.

As pálpebras dos olhos estão formadas, mas dificilmente o bebê conseguirá piscar ou abrir os olhos totalmente. Em casos em que o bebê já consegue abrir parcialmente, a visão ainda não é muito clara e focada.

Se o bebê for do sexo feminino, com 26 semanas de gestação é possível que os óvulos estejam formados. Nos fetos de sexo masculino, os testículos podem descer também completamente.

Contudo, em alguns casos, podem nascer ainda com um dos testículos dentro da cavidade abdominal.

Além do desenvolvimento do organismo, o bebê também passa a mostrar um melhor desenvolvimento motor. Nessa fase, ele se movimenta mais e a mamãe começa a sentir os  socos e chutes.

Isso ocorre porque o bebê ainda não está tão grande e tem espaço para mover-se. Também porque o líquido amniótico diminui, o que aumenta a sensibilidade da mãe aos toques do bebê.

Sintomas com 26 semanas de gestação

A mulher também sente algumas mudanças no corpo durante essa semana. O seu volume sanguíneo, agora, já é 25% maior do que antes da gravidez. Isso pode favorecer a retenção de líquido, deixando os pés, pernas e dedos bem inchados.

Com o bebê mais inquieto ― rolando, chutando e dando socos ―  a mulher pode passar a ter a bexiga mais pressionada. Por isso, pode apresentar uma condição chamada de incontinência urinária temporária.

Assim, a mulher pode ter escapes de urina ou sentir vontade de urinar constantemente.

Mesmo com esse problema, é fundamental que a quantidade de água e líquidos consumidos não seja diminuída, pois uma boa hidratação também ajuda a tratar a retenção de água.

Leia mais: Incontinência Urinária: o que é, em idosos, na gravidez, tratamento

Outro sintoma comum nessa fase é a fome. Pode acontecer da mulher ter um aumento de apetite bem acentuado, especialmente à noite.

Cansaço, dores nas costas e na pélvis por conta do peso da barriga também podem surgir. 


Descrevemos nesse artigo as principais características das 26 semanas de gestação.

Para saber melhor a evolução e desenvolvimento de uma gravidez semana a semana, continue acessando o conteúdo do Minuto Saudável!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade