Antes mesmo do atraso do ciclo menstrual, existem alguns sintomas que podem sinalizar uma gravidez. Diversas vezes eles passam despercebidos, pois se assemelham muito com a TPM. Confira:

Seios inchados e doloridos

Os seios incham devido aos hormônios estrogênio e progesterona estarem elevados, fazendo com que a circulação de sangue nos seios se torne maior e os deixe mais sensíveis.

No caso da gestação, a dor vai se potencializando com o passar dos meses. Este processo ocorre como forma de preparação: o corpo já identificou o início da gestação e está se organizando para servir o feto em formação.

Cólicas ou suave dor abdominal

Durante o início da gravidez, o útero passa por constantes transformações. Essas mudanças podem causar contrações uterinas que se assemelham às cólicas menstruais.

Além das cólicas, sensações de inchaço e dor na região pélvica são muito frequentes, pois os órgãos e músculos começam a se reorganizar, criando espaço para a formação do feto.

Sangramento vaginal

Algumas mulheres, dentro das primeiras 12 semanas de gestação, podem sofrer com um corrimento marrom. Ele é, nesses casos, um sangramento semelhante à menstruação. Um dos motivos para que isso aconteça é pela implantação do embrião na parede uterina, processo também conhecido como nidação.

Normalmente, a nidação é caracterizada por um sangramento mais claro que o corrimento marrom, podendo ser mais próximo de um rosado. O fluxo também é bem inferior ao fluxo menstrual e a duração é de poucos dias.

Durante a gestação, a vagina pode ficar mais sensível e por isso ter sangramentos durante relações sexuais ou durante exames ginecológicos. O risco de infecções também é maior nesse período.


Os sangramentos ou corrimentos durante a gravidez, mesmo quando considerados comuns, não devem ser omitidos ou menosprezados. É aconselhado a orientação de um ginecologista, em todos os casos.

No período de puerpério, após o parto, é possível que a mulher sofra com um corrimento chamado lóquio. Ele pode ser similar ao corrimento marrom ou ter outras variações de cor.

Ele acontece por consequência de perda de sangue, tecidos do interior do útero e muco. Diante da presença do lóquio, converse com o médico ginecologista ou obstetra como proceder.

O tempo de duração do lóquio varia de mulher para mulher, mas a média é de 3 a 6 semanas.

Irritabilidade, estresse e dor de cabeça

Dizer que os hormônios estão à flor da pele é a mais pura verdade. Nas primeiras doze semanas, os hormônios trabalham incessantemente, submetendo o organismo feminino a mudanças drásticas. Isso afeta diretamente as emoções, principalmente na irritabilidade e o estresse, que por sua vez podem evoluir para dores de cabeça.

Inchaço

É muito comum se sentir inchada durante a gravidez. Isso ocorre pois o corpo armazena mais fluidos.

Dor constante na lombar

Quando falamos de dor constante é constante mesmo! Uma dor que dura o dia todo e não passa com massagens ou descanso pode ser um dos sintomas mais incômodos e persistentes da gravidez.

Necessidade constante de ir no banheiro

Sintoma presente durante boa parte da gravidez, a necessidade excessiva de ir ao banheiro ocorre devido à mudança hormonal.

Infelizmente para as futuras mamães, ir ao banheiro para urinar se torna cada vez mais constante, conforme a gravidez avança, pois o crescimento do útero diminui o espaço reservado para a bexiga, obrigando à esvaziar-se frequentemente.

Fadiga e sonolência

O aumento de progesterona no organismo é a principal razão pela qual as mulheres  se sentem tão exaustas. A progesterona é um hormônio que chega a aumentar cerca de 500% durante a gestação.

Dentre as responsabilidades da progesterona, encontram-se a manutenção da gravidez e o desenvolvimento do feto. No entanto, ela possui efeitos colaterais que podem deixar a mulher exausta, levando à sonolência excessiva e sensação de fadiga.

Outro motivo pela falta de energia no início da gestação é que o organismo da futura mamãe precisa desenvolver o feto e a placenta que o abrigará e o nutrirá. Ambas as atividades exigem muita energia, então são priorizadas pelo corpo, ao invés das atividades diárias da gestante.

Se você acha muito, então saiba que não acabou: a necessidade de circulação de oxigênio durante a gravidez chega a aumentar cerca de 20%. Com isso, a nossa amiga progesterona precisa intervir e estimular o cérebro a aumentar a base de respiração da gestante, fazendo assim com que o déficit seja sanado. A parte excedente de oxigênio é utilizada para o desenvolvimento do feto e da placenta.

Tonturas

As tonturas podem ser decorrentes da baixa pressão sanguínea, pois a placenta necessita de mais sangue, e é priorizada pelo organismo, deixando o resto do corpo mais fraco.

Outros motivos podem ser a redução dos níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória e, em períodos mais avançados da gestação, a obstrução da veia cava, o que reduz o volume de sangue que chega ao coração.

Enjoos

Assim como a circulação sanguínea, os sentidos também passam por uma nova fase. Uma das principais queixas são os enjoos frequentes.

Com o olfato mais apurado, a gestante passa a sentir odores que antes passavam despercebidos, ou que não lhe causavam estranhamento. Este redescobrimento olfativo causa enjoos, que diversas vezes levam ao vômito.

Leia mais: Gravidez semana a semana: sintomas, fases e formação do bebê

Posso confiar apenas nos sintomas para diagnosticar uma gravidez?

De forma alguma! Sintomas são apenas indicativos: eles levantam as suspeita, mas não garantem um diagnóstico.

Os sintomas que parecem ser decorrentes da gravidez podem, na verdade, ser da fase de tensão pré-menstrual (TPM), ou de alguma doença como cisto do ovário, infecção ou gravidez psicológica.

Se você não teve relações sexuais desprotegidas e mesmo assim apresenta os sintomas de gravidez, procure seu médico o quanto antes.

Leia mais: Teste de Gravidez (sangue, farmácia): como fazer, preço, resultados


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

115 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Tomei injeção por 4 anos, e ha 1 ano tomo anticoncepcional em comprimido.
    Minha cartela acabou dia 15/03, minha menstruação veio 19/03 e não tomei mais o anticoncepcional.
    Tive relações dias 24/03, 30/03, 02/04 e 12/04….minha menstruação era pra ter vindo dia 15/04, estou 14 dias atrasada e com corrimento branco que parece leite coalhado.
    Posso ter engravidado?

    1. Olá Verônica.

      Sim, é possível que você tenha engravidado. Como a sua menstruação já está atrasada, você pode fazer um teste de farmácia para tirar suas dúvidas. Caso o resultado seja positivo, vá ao médico para confirmar.

      Obrigado pelo comentário!

  2. Olá,tive relação uma semana depois que veio minha menstruação,veio pra mim dia 01/06 a 03/06 e tive relação no dia 08/06 agente teve relação mais não nos previnimos,e faz três dias que estou passando mal,enjoo e vomitando e possível que eu esteja grávida?tudo oque como não para no estômago

    1. Olá, Daniele.
      Os enjoos podem ter várias causas, como a gravidez ou alterações alimentares (intoxicação, por exemplo). É importante fazer um teste de gravidez, nesse caso, pois é a única forma de constatar ou descartar uma gestação.
      Independente do resultado, é importante buscar orientação médica, logo que o vômito pode causar desidratação e indicar intoxicações ou infecções.

  3. E possivel engravidar antrs da famosa semana fértil?
    Minha menstruação acabou dia 15 de junho e tive relaçao qze todos os dias.
    Na semana do dia 25 ao 30
    Senti muita dor no bico dos seios
    Tonturas
    E hoje dia 30 senti uma colica igual contraçao?
    Ainda falta uns 8 dias pra menstruar!
    E possivel ser sintomas tao cedo de gravidez?

    1. Olá, Selma.
      Nem sempre a menstruação obedece ao calendário, sendo possível que a semana fértil ocorra antes do esperado. Nesses casos, é possível ocorrer a gravidez.
      Vale lembrar que um espermatozoide pode permanecer vivo no corpo da mulher entre 48 e 72 horas. Por isso, se houver a liberação de um óvulo mesmo após 2 ou 3 dias da relação sexual, é possível haver a fecundação.
      Os sintomas também são bastante variáveis e podem ocorrer bem cedo em alguns casos. Você pode encontrar algumas informações aqui 🙂

  4. Olá, minha menstruação veio dia 05/06 tive rwlacar desprotegida dia 09/06 12/06 e dia 15/06 e dia 17/06 e nao tomo remédio.
    E estou sentindo algumas pontada embaixo da barriga, e candidíase poso estar grávida?

    1. Olá, Rosy.
      Toda relação sexual sem proteção envolve riscos de gravidez.
      Para confirmar ou descartar a possibilidade, é necessário fazer um teste de gravidez, que pode ser de sangue ou farmácia.

  5. Olá mim chamo Janaina Silva.
    gostaria de saber perdir meu bebê faz 6 meses aí minha menstruação veio dia 26 -06-2019 depois disso tive relação sem proteção e hoje 03-07-2019 faz 8 dias que não deceu.
    Será que estou grávida???

    1. Olá, Janaina.
      Os atrasos menstruais podem ter diversas causas. Para confirmar uma gravidez, a única maneira é por meio do exame de sangue ou de farmácia.
      Em geral, indica-se que ele seja feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. Assim, rapidamente você pode sanar a dúvida 🙂

  6. Olá bom dia!
    Tomo anticoncepcional há 3 meses, durante esses meses acabei esquecendo, passando do horário em dois dias, tive relação sexual no dia 28/06 sem preservativo e 4 horas depois da relação tomei a pílula do dia seguinte, por conta das falhas no anticoncepcional fiquei com receio por isso tomei mas durante esses meses já tomei umas 4 pílulas. Desde segunda-feira venho sentindo uma cólica chata não tão forte mas persistente, dor de cabeça, aumento da vontade de ruir estou comendo feito louca e tudo o que como me da ânsia, sinto muito sono, cansaço mesmo, fadiga variação de humor. Já tive uma gravidez mas lembro bem os sintomas eram além desses outros como tontura, dor nas mamas.
    Não aguentei e acabei fazendo o teste de farmácia, antes do atraso menstrual e estou continuando deu negativo e estou continuando com o anticoncepcional! Acha que ainda assim tenho algum motivo para desconfiar de uma gravidez?

    1. Olá, Amanda.
      Em geral, os testes de farmácia indicam que os resultados após o atraso menstrual são seguros. Alguns têm uma sensibilidade alta e podem detectar a gestação antes do atraso. Mas isso também depende da produção hormonal do seu organismo.
      Os sintomas são comuns da gravidez, mas podem ser referentes a diversas outras condições.
      Vale lembrar que a pílula do dia seguinte tem altas dosagens de hormônio e seu uso deve ser só em casos emergenciais. Tomá-la com a pílula normal ou frequentemente eleva os riscos à saúde.
      O recomendado nesse casos é que você aguarde pelo menos mais 10 dias e repita o exame para confirmar o resultado.

  7. Boa tarde, estou muito ansiosa !!! no Mês de Maio não tomei a cartelinha do anticoncepcional toda e no mês de Junho não tomei nenhum anticoncepcional minha menstruação veio dia 14/06 e tive relação dia 26/27/29/30 sem protecção, estava em período fértil, sera que posso ter engravidado? até agora não tenho nenhum sintomas, acho que esta cedo ainda né? você pode me ajudar se posso ou não esta gravida .

    1. Olá, Lítina.
      A única forma de confirmar a gestação é por meio de exame de sangue ou urina.
      Atrasos menstruais podem ser decorrentes da interrupção do anticoncepcional ou podem indicar uma gestação. Por isso, o ideal é realizar o exame.

      1. Ana, estou tentando engravidar, minha última menstruação foi dia 30/06. Tentei o período fértil. Estou com inchaço abdominal e enjoos, minha menstruação atrasou e hj dia 31 veio um pequeno sangramento. Fiz um beta mas deu negativo, posso está grávida?

        1. Olá, Ediônice.
          Se o teste de gravidez foi feito corretamente, a partir do 1º dia de atraso menstrual, as chances de ser um falso negativo são pequenas. No entanto, pode ocorrer da sua produção de HCG ser baixa no início de uma possível gravidez.
          A orientação é aguardar entre 10 e 15 dias e repetir o exame.

  8. Olá, tomo anticoncepcional, dia 24 foi o último dia da mestriação, e no dia 27 e 28/06 tive relação com meu parceiro, sem proteção, é possível ocorre uma gravidez? Mim sinto inchada, dor nas costas, mas geral, com isso, tive um certo resenho agora.

    1. Olá, Maria.
      Se você faz o uso correto da pílula, as possibilidades de gravidez são bastante pequenas. No entanto, quando houver dúvidas, o mais indicado é realizar um teste de gravidez.

  9. Olá, boa noite!
    Me chamo Ângela…
    A última vez q mestruei foi dia 15/06/2019… tive relação sem preservativos dias 20, 21, 22, 23, 24 e 25, nos dias 2 a 4 desse mês sentir umas cólicas mais só incomodava de um lado. E desde o dia 26/06 venho sentindo uma inflamação na urina é leve, mas ainda assim é desconfortável. Hoje minha cabeça resolveu doer, sinto cansaço, fadiga, sonolência, tontura direto, visão turva. Próxima data da minha M é dia 12 pois meu ciclo geralmente é de 28 dias… as vezes vem com 29, 30. Poderia estar grávida???

    1. Olá, Ângela.
      Toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez, mas a única forma de confirmar isso é por meio de um exame de sangue ou de urina.
      Os sintomas podem indicar a gravidez, mas também podem ser decorrentes de uma série de outros fatores.

  10. Olá!
    Minha menstruação veio no dia 25/06 e foi embora no dia 30/06, no outro dia 01/07 e no dia seguinte 02/07 tive relação sem prevenção, passei quase a semana toda me sentindo normal, na sexta 05/07, o bico dos meus seios começaram a doer e senti um pouco de cólica, e só aumentaram, no final de semana só piorou, ontem 08/07, eu estava sentindo muita cólica forte, os bicos dos seios doendo pra caramba e ânsia de vômito, será que posso estar grávida?

    1. Olá, Erikarla.
      Estes sintomas relatados podem estar associados à gravidez ou não. A única forma de confirmar ou descartar a possibilidade é por meio de um exame de gestação, que pode ser de sangue ou de urina.

  11. Boa tarde, o meu ciclo e de 27 dias, fiz teste de ovulação e deu positivo no dia 3 e 4 até às 20:00h no dia 4 a noite tive relações (ca 22:00h) pois já não estava positivo o teste de ovulação, neste momento sinto muitas fisgadas perto da virilha do lado esquerdo, enjoo matinais, sinto me fraca constantemente (cansada/sono) não tenho muito apetite porque olho para a comida e sinto me cheia. O meu muco está branco leitoso e de vez em quando também elástico. Isto sao sintomas de menstruação? Eu já fiz um teste de gravidez e deu negativo, mas talvez seja cedo demais para o fazer.

    1. Olá, Lina.
      Primeiro, é importante ressaltar que a sensibilidade dos testes de ovulação é de cerca de 98%. Isso significa que eles não são completamente seguros e não devem ser usados como meio de evitar uma gravidez.
      Os sintomas que você relata são abrangentes e podem decorrer de uma série da fatores, como estresse ou alterações menstruais.
      Os testes de gravidez costumam ser bem seguros a partir do 1º dia do atraso menstrual. Por isso, caso os sintomas persistam, o mais indicado é repeti-lo após 10 ou 15 dias.

  12. Olá,no dia 22 de junho minha menstruação desceu,no dia 23 tive relação desprotegida ainda menstruada e minha menstruação encerrou no dia 25 de junho.Faz umas duas semanas que estou sentido pequenas cólicas,seios meio pesados e doloridos,sinto tonturas e algumas gasturas e sinto minha barriga e abaixo dela meio inchado. Pode ser gravidez?

    1. Olá, Ana Clara.
      Toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez. Os sintomas relatados são bastante abrangentes e podem ser decorrentes de uma série de fatores, como gravidez ou apenas alterações hormonais naturais.
      A única forma de confirmar uma gestação é por meio do exame de urina ou de sangue.

  13. Ola tive relação a mais ou menos a 2 semanas tomei a pílula do dia seguinte para garantir e agora faz 6 dias que veio corrimento marrom pode ser gravidez?

    1. Olá, Bianca.
      O corrimento marrom pode ser decorrente de várias causas, podendo ser até mesmo um pequeno sangramento misturado às secreções vaginais.
      A única forma de confirmar ou descartar uma gravidez é por meio do teste de urina ou exame de sangue. Caso o corrimento persista e o resultado seja negativo para a gestação, a orientação é buscar uma consulta ginecológica.

  14. Olá, gostaria de tirar uma dúvida eu tomei trimestral durante quatro anos e faz dez meses que parei dia 18/06 desceu a minha mostra e dia 01/07 eu tive relação com coito interrompido e dia 03/07 tive cólica fraquinha e um fio de sangramento o que pode ter ocorrido?

    1. Olá, Pamella.
      Um pequeno sangramento pode ser uma nidação, mas também pode ser apenas um escape ou eliminação de resquícios de sangue menstrual.
      Caso as cólicas persistam e haja outros sintomas, é bastante importante buscar orientação ginecológica, inclusive, realizar um teste de gravidez pode ser indicado.

  15. Olá, não tomo nenhum tipo de remédio e sempre tenho relações sem preservativo! Por esses dias, começou a sair um corrimento branco, tipo leite, seios inchados, dores na coluna, e dores em baixo da barriga! E tenho relação sempre, inclusive nos dias fértil! É possível está grávida ?

    1. Olá, Dayane.
      Sim, toda relação sexual sem proteção envolve riscos de gravidez.
      O corrimento branco pode ser apenas uma secreção comum do seu organismo, mas a única forma de descobrir é fazendo um teste de gravidez, logo que os sinais de gestação podem variar para cada mulher.
      Lembrando que se você não deseja uma gestação, é fundamental usar métodos contraceptivos.

  16. Olá,é possível sentir sintomas de gravidez com uma semana?
    Ou antes do atraso menstrual

  17. Olá,
    Tive relação no dia 12/06 sem proteção e no dia 22/06 no dia 29 menstruei e terminou no dia 5, estou sentindo cólica fraca e enjoos mas eu tomo anticoncepcional, é possível eu ter engravidado mesmo tomando anticoncepcional e ter menstruando?

    1. Olá, Livia.
      Os riscos do anticoncepcional falhar (quando é usado corretamente) são bastante baixos, ainda que existam (há cerca de 1% de chances de falhar).
      Algumas mulheres têm sangramentos após engravidarem, mas não é menstruação. Ainda assim, também são casos raros.
      Por isso, as chances são bem pequenas do seu caso ser uma gestação.
      Para cessar suas dúvidas, é necessário fazer um exame de gravidez, de sangue ou urina.

  18. Olá!
    Me chamo Maria à 30 dias que estou com os seios super doloridos à ponto de incomodar até pra dormir, me sinto sonolenta ,inchada e com cólicas de vem enquando tive relação desprotegida porém minha menstruação não está atrasada será que estou grávida?
    Sou tentante à oito anos .

    1. Olá, Maria.
      Estes podem ser sinais relacionados à gravidez, mas também podem ser causados por uma série de outros fatores.
      Para saber sobre as chances de gravidez, é preciso fazer uma exame de sangue ou urina.
      Caso dê negativo, é indicado buscar orientação médica para avaliar as causas dos sintomas.

  19. No mês de maio de 2019 minha menstruação veio normal,depois que ela acabou tive relação desprotegida no meu período fértil(tomo remédio a mais ou menos 3 anos,mais parei de Tomar á uns 3 meses) ,passo algumas semanas e no dia 09/06 e 10/06 tive um sangramento bem pouco,depois de um tempo percebi o pé da barriga um pouquinho dura,mais como a gravidez apresenta alguns sintomas como tontura,sensibilidade nos seios,etc,e eu não sinto isso,posso estar grávida?

    1. Olá, Sandra.
      Os sintomas de gravidez podem manifestar-se de diferentes maneiras e intensidades para cada mulher, sobretudo no início da gravidez. Por isso, eles não podem ser o único parâmetro.
      A única forma de saber sobre uma possível gravidez é fazendo um exame de sangue ou de urina.
      Lembrando que toda relação sexual desprotegida envolve riscos de gravidez.

  20. Eu tô a mestruasao atrasou 11 dias tomei o anti incorreto e também tenho cisto poso tar gravida

    1. Olá, Vanessa.
      A anticoncepcional tem uma boa eficácia de proteção se for corretamente tomado.
      Por isso, se houver falhas no uso, há chances de gravidez.
      Para confirmar ou descartar a possibilidade, a única forma é fazendo um exame de sangue ou de urina.

  21. Tô com a amestruasao atrasada 11 dias tenho cisto tomei o anti incorreto já tava na terceira cartela na intervalo não veio mais poso ta r gravida

    1. Olá, Vanessa.
      Se o anticoncepcional não foi tomado corretamente, há riscos de gravidez. No entanto, o atraso menstrual pode ter diversas causas.
      A única forma de confirmar o quadro é por meio de um teste de gravidez, que pode ser de sangue ou de urina.

  22. Ola minha menstruaçao veio no dia 23/06 e foi embora no dia 25/6 e dia 09/07 12/07 14/07 ttive relaçoes disprotegidas E minha proxima menstruação ta pra vir dia 23/08 mas antes da menstruaçao ontem dia 16/07 ate hoje dia 17/07 esta vindo um corrimento rosado e dor no pé da barriga como colica menstrual Pode ser gravidez?

    1. Olá, Sabrina.
      É importante saber que toda relação sexual desprotegida tem riscos de gravidez.
      Então, para confirmar ou descartar a possibilidade, é necessário fazer um teste de gravidez, que pode ser de sangue ou de urina.

  23. Olá.. 8 dias antes da data prevista para minha menstruacao tive um perqueno sangramento. Tenho um pouco de colica,as vezes sinto e as vezes somem,como se fosse algumas agulhadas…Hoje minha menstruacao esta atrasada 4 dias posso estar gravida ?

    1. Olá, Lis.
      Atrasos menstruais podem ter causas diversas.
      Caso você use algum método contraceptivo corretamente, as chances são pequenas.
      Mas a única forma de confirmar ou descartar a gestação é por meio de um exame de sangue ou de urina.

  24. Olá me chamo ana tenho uma dúvida eu tive relação com meu namorado só que desprotegida tomei no mesmo dia a pilula do dia seguinte só que passou 8 dias desceu um escorimento marom hj vai para 2 dias dessendo isso, menstruação n está atrasada mais isso é cintomas da pilula ou e nidaçao ? Lembrando tomei a pilula do dia seguinte coretamente antes das 24h

    1. Olá, Ana.
      O corrimento pode ser decorrente das altas dosagens hormonais da pílula do dia seguinte. No entanto, o quadro precisa ser investigado.
      É importante lembrar que a pílula tem eficácia de 95%, se tomada dentro de 48h após a relação sexual. Ou seja, há chances de falhar.
      Caso o corrimento persista, é bastante importante buscar orientação ginecológica.

  25. Olá.. estou sentindo enjôo, falar de ar, cólica, dor de cabeça e tive relação no período fértil,sem camisinha, ontem fiz o teste de gravidez ,e deu negativo,mas continuo com sitomas, qual a possibilidade de estar grávida… Obs. Minha menstruação não está atrasada?

    1. Olá, Bianca.
      Se a sua menstruação não está atrasada e os testes deram negativo, não há indicativos de gravidez. Estes sintomas são bastante genéricos e podem ser causados por uma série de condições, desde estresse até infecções.
      Nesse caso, busque orientação médica.

  26. Olá minha menstruação desceu dia 24 de junho até dia 26 de junho no mesmo dia 26 tive relações 7 dias depois meus seios começaram a dor e estão inchados e duros doem muito é possível que eu esteja grávida? Tenho muita alteração de humor e meu esposo e eu não usamos métodos para evitar pois queremos muito um filho

    1. Olá, Diane.
      Toda relação sexual desprotegida tem chances de gravidez, mas somente por meio de um exame de gravidez você pode confirmá-la. Apesar de os sintomas serem bastante relacionados à gravidez, eles são abrangentes e podem decorrer de várias outras causas.

  27. Olá, novamente, como eu tinha falado, que tinha feito o deste de gravidez e deu negativo,mas fiz 7 dias depois de ter tido relações e fui ao médico,ela disse que eu não pode ter feito antes do atrasou menstrual,que teria que esperar o dia da minha mestruacao vim e se atrase só com 15 dias de arrasou…. Minha mestruacao está prevista para 30 de agosto… Se eu fazer faltando 2 dias ,o teste pode dar negativo,msm se eu estiver grávida??

  28. Olá Minha última m foi dia 30 de Junho falta 6 dias pra ela vim só que tou sentindo muita cólica do lado esquerdo e muita dor lomba será q isso é sintoma de gravidez?

    1. Olá, Danielle.
      A cólica pode estar ou não relacionada à gestação. Da mesma forma, dores na região lombar são relacionadas a diversas causas. Por isso, a única forma de confirmar uma gravidez é por meio do exame de sangue ou de urina.

  29. Olabeu tenho ovários micropolicistiscos tomei 3 garrafadas em quanto meu marido viajava eu mestruei dia 28 do mes passado dura 5 dias e no dia 5 ele chegou tivemos relação no meu período fértil deps de uns 3 dias minha barriga inchou mt mt gases pontadas do lado direito encomodo na barriga deps de mais uns dias senti uma dor insuportável no lombar com coceira nos seios fiz um teste antes do atraso deu negativo minha barriga continua inchada mais agr menos só no pé da barriga

    1. Olá, Ranielly.
      Todo sintoma ou alteração que você apresente deve ser relatado ao médico ou médica que te acompanha no quadro do ovário policístico.
      Na consulta, todas as possibilidades serão analisadas e investigadas, desde uma possível gestação até sintomas relacionados ao cistos.

  30. Olá, minha menstruação veio no dia 4/07 era pra ter voltado tomar o remédio no dia 5/7 mas esqueci por 3 dias, fui tomar no quarto dia. Hoje, sinto tonturas e estou tendo um pequeno sangramento marrom, tive enjoo. É possível eu estar grávida ? Minha menstruação ainda é pra vir somente dia 04/08 e fiz o teste deu negativo.

    1. Olá, Monique.
      Os sintomas podem ser decorrentes do uso irregular do anticoncepcional, lembrando que usá-lo de modo tardio pode afetar na sua eficácia.
      Em geral, os testes de gravidez devem ser feitos após o 1º dia do atraso menstrual, por isso, recomenda-se repeti-lo em aproximadamente 10 dias.

  31. Minha menstruação veio dia 06/07 e acabou dia 10/07 e nesse msm dia q acabou eu fiz relação, porém foi se nada e ela nn gozou dentro.. Mais ja faiz duas semanas q isso aconteceu e semana passada eu tive uma tontura, sono vem constante, ta saindo um corrimento branco igual leite talhado , coceira, ardencia…isso é sinal de gravidez?

  32. Olá bom dia eu gostaria de tirar uma dúvida eu tive uma 2 gravidez em ano passado só que aos 3 meses tive um aborto espontâneo mais só que precisei fazer uma curetagem eu não tomava anticosepisional nenhum por que todos que eu tomava me fazia mal mais nesse mês de junho dia 05 no meu primeiro dia menstruada foi ao posto e tomei a tal injeção de 1 mês até aí tudo bem passei os meus 5 dias menstruada e voltei a minha vida sexual normalmente com meu marido e como eu tinha tomado a injeção ele sempre ejaculava dentro mais eu me surpreende depois de alguns dias no mesmo mês comecei mestruar novamente do dia 20 ao dia 30 isso nesse mesmo mês que pacei a toma a injeção e entrou o mês de julho e nada ainda da minha menstruação vim e meu pé da barriga está inchado bem durinho e os meu seios estão sensíveis será que eu possa está grávida ou só são apenas sintomas aidna do efeito da injeção de 1mês..

    1. Olá, Maria.
      É possível que os sintomas sejam decorrentes do anticoncepcional ou, também, de uma gestação, pois ambos estão envolvidos com alterações hormonais.
      Todas as dúvidas sobre efeitos colaterais e usos da injeção devem ser esclarecidos com a(o) ginecologista. Para descartar a possibilidade de gestação, você deve fazer um exame de sangue ou de urina.

  33. Olá, desceu pra mim dia 4/7 no dia seguinte deveria ter voltado com o anticoncepcional pois eh sem pausa, fui tomar 3 dias depois, uma semana depois disso estou com tonturas, senti ânsia, está descendo sangue borra de café bem pouco todo dia. Pode ser gravidez ?

  34. Gostaria de saber se praticando o coito interrompido corretamente pode falhar? Na verdade, quero um filho, mas meu noivo não quer agora. Tivemos relações desprotegidas no meu período fértil, não houve nem ejaculação no ato nem houve em uma relação anterior (que poderia ter restado espermatozoides). Acontece que logo após alguns dias comecei a me sentir mal, dor de cabeça, tontura, seios doloridos. Ainda faltavam quase duas semanas para a minha menstruação. Já agora, faltando poucos dias, tenho novos sintomas como sinto cólicas e indisposição. Sei que pode ser TPM, mas tenho esperança que tenha dado certo.
    Há chances de eu estar grávida?

    1. Olá, Aline.
      O coito interrompido não é um método seguro para prevenir a gravidez.
      Mesmo que não tenha ocorrido sexo antes, nem ejaculação na vagina, durante a penetração pode ocorrer a liberação não intencional de um líquido que contém espermatozoides.
      Caso você não deseja a gravidez, converse com seu parceiro e adote algum método de proteção.

  35. Ola,minha mestruacao vem dia 10 entao mes passado veio, mas ai dia 20 fiz sexo cm penetracao desprotegida, hj ja faz 5 dias e hj acordei cm dor no pe da barriga tipo colica uma dor incomodavel, se estiver gravida nesse 5 dias ja aparece os sintomas? Devo aguardar o atraso mestrual qi e dia 10 ainda de agosto ? Ou ja posso fazer o teste ?

    1. Olá, Fabiana.
      Apesar de alguns exames indicarem que podem detectar a gestação antes do atraso menstrual, em geral, deve-se esperar ou confirmar o resultado após o 1º dia do atraso.
      Ou seja, caso realize o teste de sangue ou urina agora, o ideal é repeti-lo posteriormente.

  36. Olá,sofrir um aborto dia 10/06/2019 tive que fazer curetagem ,com 41 dias esrava com todos sitomas que ía ví a mestruação mais ao ír ao banheiro e me limpar saiu um muco com um pouco de sangue,por umas 2 vezes ao longo do dia esperei a mestruação descer e nada com 2 dias de atraso fiz um teste de gravidez que deu negativo,agora com 8 dias de atraso continuo sentindo uma leve cólica como se fosse descer meus seios estão pesados e com uma leve sensibilidade,estou tendo muitos gases umas pontadas e um vontade de doce pode ser gravidez? Lembrando que tive relações desprotegida depois de 30 dias da curetagem.

  37. Bom meninas, minha M tem ciclo de 28 dias e minha ultima M foi dia 06/07/2019 e dia 19/07/2019 começou co corrimento clara de ovo e dia 22/07/2019 também apareceu o corrimento clara de ovo(tive relação o meu período fértil todo), e no dia 28/07/2019 apareceu uma corrimento como borra de café e apareceu no dia 29/07/2019 também esse corrimento marrom ( que so sujou a calcinha, sem fluxo) hj dia 30/07/2019 fiz o teste de farmácia da fitinha e deu negativo, será que tenho chance de estar gravida?

    1. Olá, Paula.
      Esses sintomas descritos acima podem estar relacionados com gravidez ou não. Em geral, os testes de gravidez são confiáveis e tem poucas chances de darem falsos negativos. Entretanto, se ainda estiver suspeitando, pode-se fazer um novo exame de gravidez. Também pode-se buscar o auxílio de um médico ginecologista que poderá te orientar corretamente.

  38. Imendei uma cartela de anticoncepcional e tô sentindo muita cólica e tá descendo um corrimento marrom pode ser gravidez

    1. Olá, Natália.
      Se forem tomados corretamente, os anticoncepcionais tendem a funcionar corretamente, podendo ter eficácia superior a 95% em grande parte dos casos. Os sintomas descritos acima podem ser causados por vários fatores, podendo estar relacionados á gravidez ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é por meio de um teste de sangue ou de urina. Você também pode consultar um ginecologista que poderá te orientar corretamente.

  39. boa tarde !
    tenho duvidas ,pois minha menstruaçao sempre vem na data certinha Q minha ultima foi dia 10/07. minha menstruaçao de agosto ainda esta pra vir , eu nao sou de sentir dor nos seios no periodo menstrual, porem desde o dia 30/07 eu tenho sentido mta dor nos meus seios , estao mto sensiveis , uma colica fininha abaixo do umbigo que da por alguns minutos e some e depois volta e some assim por diante . mas minhas menstruaçao ainda estar pra vir apartir do dia 7 pois ela costuma adiantar 3 dias antes da data ou 3 dias depoiis ,mas começou no dia 30/07 e ainda estamos no dia 01/08 …oq poderia ser ?

    1. Olá, Tamara.
      Os sintomas (dor nos seios, cólica leve) descritos acima podem ser causados por vários fatores, podendo estar relacionados com o aparecimento adiantado da menstruação ou não. Se suspeitar de gravidez, você poderá fazer um teste de sangue ou de urina. Um médico ginecologista também poderá ser consultado para avaliar os sintomas e te orientar corretamente.

      1. sim , tambem pensei em ser a menstruaçao adiantada . Porem ate hoje sinto essas dores ,desde o dia que escrevi a voces e nada da menstruaçao.
        vou aguardar ate o dia da mentruaçao certinho , para ver se vem normal ou se vem pouca ,ai faço um teste ,ne ? qualquer coisa procuro um ginecologista . Muito obg por ajudar <3

  40. Oi , me chamo Bruna , estou com receio de ter engravidado de novo, tenho um filho de 2 anos e 10 meses , mês passado eu menstruei do dia 12 ao dia 17 do mês de junho, do dia 21 ao dia 29 de junho e menstruei novamente do dia 21 ao dia 29 de julho, sendo que desde junho eu venho sentindo , cólicas , constipação , muitos gases, tontura muito forte, seio maiores e doloridos , as falta de apetite e as às vezes muita fome, sinto também dores do meio da costa baixo , eu fiz um exame de sangue deu positivo, mas não confiei MT , pois eu tenho micro policístico e eu não podia engravida , então com os meus 17 anos fiz um beta e deu positivo e não resultou em nada , eu engravidei com 20/21 anos por que faço aniversário hoje estão eu já estava com oito meses com portando os meus 21 anos, e eu tô com receio de ser engano , por que quando eu fiz em junho , a menstruação veio de novo em julho , mas ainda estou com as mesmas coisas , meu filho ainda mama e eu não sei mais o que fazer …..

    1. Olá, Bruna.
      Em geral, os resultados dos exames de sangue são confiáveis. Em casos de dúvida, o recomendado é fazer um outro teste de urina ou de sangue. Esses sintomas descritos acima podem ser causados por vários fatores como estresse e alterações hormonais, podendo estar relacionados com gestação ou não. Você pode procurar o auxilio de um ginecologista para avaliá-los e fazer o diagnóstico correto.

  41. Olá, boa tarde!
    No dia 30 de junho tive relação despotregida e ouve ejaculação. Estava tomando ac a 6 dias. Dei a pausa alguns dias depois no ac pq fiquei preocupada e na pausa minha menstruação desceu 5 dias com cor e fluxo normal. Mas a 3 dias tenho sentido dores nos seios e pontadas no pé da barriga, indisposição, dores na lombar e dor no estômago. Pode ser gravidez mesmo eu tendo menstruado dias depois da ejaculação?

    1. Olá, Taciane.
      O sangramento é, provavelmente, devido à interrupção do anticoncepcional.
      É importante que você não interrompa o uso, caso esteja mantendo relações sexuais e não tenha a pretensão de engravidar.
      A possibilidade de gravidez, no seu caso, é pequena, mas vale lembrar que muitas vezes ocorre um sangramento após a fecundação e ele não é relacionado à menstruação.
      Em caso de dúvidas, o ideal é fazer um teste de gravidez.

  42. Boa tarde minha menstruação no mês passado não veio e hoje veio uma borra escura ao que veio e foi embora mas agora só sai um pouquinho da borra escura sinto cólica e dor no pé da barriga

    1. Olá, Alice.
      Os atrasos na menstruação e os corrimentos vaginais podem estar relacionados a uma gestação ou não. Para este caso, o mais indicado é fazer um exame gravidez através do teste de urina, comprado em farmácia, ou o exame de sangue, feito em laboratório. Também pode-se buscar auxílio de um ginecologista para avaliar os sintomas.

  43. Oi me chamo Agatha,gostaria de saber se é possível descobrir se estou grávida antes do atraso menstrual, tô com dor no seio,me sinto muito cansada,dores de cabeça,uma fome insassiavel e umas cólicas.

    1. Olá, Agatha.
      Em geral, há a possibilidade de confirmar a gravidez antes do atraso menstrual, seja por exames de sangue ou de farmácia. No entanto, esperar o 1º dia do atraso menstrual é o mais indicado, pois reduz as chances de falsos negativos.
      Ainda assim, em alguns casos, quando a gravidez é muito recente, mesmo após o atraso menstrual pode ser que os exames deem negativo, devido à baixa produção hormonal da mulher.

  44. Olá, eu tomo o anticoncepcional Belara e durante a última semana usando ele, atrasei cerca de 6h para tomar o remédio por umas 3x, tive relação desprotegida faltando 3 pílulas e ambas as 3 foram atrasadas de 2h. Mas antes disso tudo, eu estava com dores nas mamas, achei que era TPM. Minha menstruação desceu antes de terminar o remédio, teve fluxo, certinho, foi normal. Mas a dor nas mamas continua, dói mais nas laterais, indo para a costela. Posso estar grávida?

    1. Olá, Isabella.
      Mesmo com pequenas alterações no horário de ingestão, se você fez o uso todos os dias da pílula, as chances de gravidez são pequenas.
      Sintomas de inchaço e dores nas mamas podem ter várias causas, sendo até mesmo normais devido ao estresse, por exemplo.
      Caso esteja com dúvidas, você pode realizar um exame de gravidez, pois é a única forma de detectar se houver fecundação.

  45. olá. Parei a pilula dia 06/07 e minha M veio dia 10/07. Tive relações nos dias 23 e24. posso estar gravida? e será que se eu fizer p teste hoje dá positivo?

    1. Olá, Lu.
      Se você estiver fazendo o uso adequado do anticoncepcional, as chances de gravidez são bem pequenas.
      Mas, caso esteja em dúvidas, você pode fazer um teste de urina ou de sangue. Em geral, os testes são bem eficazes após o 1º dia do atraso menstrual.

  46. Olá tomo injecao anticoncecional a 6 anos minha menstruação geralmente fica 7 dias mês passado dia 15.07 veio somente doís dias e tomei á injeção um dia apos o prazo de tomar .. agora estou sentindo leves cólicas enjoo e os seios muito doloridos além de quando aperta o bico do seio sai um liquido branco .. sera que posso está gravida ?

    1. Olá, Andressa.
      Os sintomas descritos acima podem ser causados por vários fatores, estando relacionados à gravidez ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é por meio de um exame de sangue ou de urina. Um profissional ginecologista também poderá avaliar esses sinais e te orientar corretamente.

  47. Boa Tarde .
    Tenho uma duvida , parei de tomar meu a.c em fevereiro, porem me previnia , a partie do dia 01/07 decidi q iria engravidar, menstruei dia 22/07 e tive relacao sexual quase todos os meus dias fertis inclusive na minha ovulacao que foi ontem , sei que ainda esta cedo pq dia 07 q termina o meu periodo fertil , mais vc acha q é possivel eu ja ter engravidado?

    1. Olá, Bruna.
      Toda relação sexual desprotegida que acontece durante o período fértil pode resultar em gravidez. Entretanto, o uso prolongado de anticoncepcional pode dificultar a gestação por alguns meses após a parada. No seu caso, o mais correto é fazer um exame de sangue ou de urina que poderá diagnosticar a gravidez ou não corretamente. Um médico ginecologista também poderá te orientar corretamente.

  48. Olá.
    Tomo anticoncepcional a alguns anos já. Minha ultima M foi no período de 18/07 a 21/07. Comecei minha cartela dia 22/07 novamente, porém esqueci uma pilula no dia 27/07 e outra no dia 02/08. Tive relação dia 03/08 e 04/08 sem preservativo e com ejaculação. É possível que eu esteja grávida? Sigo tomando a cartela normalmente, porém com receios de estar gravida e ferir o baby. Minha próxima M é para ser dia 15/08.

    1. Olá, Mayara.
      O esquecimento de uma dose anticoncepcional pode reduzir o efeito do medicamento anticoncepcional. Lembrando que toda relação desprotegida durante o período menstrual pode resultar em gravidez.
      A melhor forma de diagnosticar uma gestação é fazendo um teste de urina ou de sangue. Um médico ginecologista também poderá te auxiliar com o diagnóstico de gestação.

  49. Bom dia, minha menstruação desceu dia 07/07, e meu esposo chegou dia 21/07 no dia da minha ovulação e já está com 5 dias de atraso e estou sentindo enjoo isso pode ser uma gravidez.

  50. olá bom dia desceu pra mim mais ou menos dia 17/7 acabou dia 22/7 tive relação sem proteção dias 24 25 27 e 29 tive um pouco de enjoo estou com dores abdominais como se fosse cólica minha lombar dói meu seio não está dolorido mas ando com mal estar é sonolência posso estar grávida fiz um exame de farmácia dia 3/7 e deu negativo pode me ajudar?

    1. Olá, Josiane.
      Os testes de farmácia são bem seguros e com baixas chances de erro, se o exame for feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. Mas, os sintomas relatados por você podem ser um alerta. Então, o mais indicado para esses casos é procurar um médico. O profissional poderá reavaliar a possibilidade de uma gravidez, com base em exames e avaliações fazer o diagnóstico, e se necessário, o tratamento.

  51. Ola! Boa noite. Tive relacoes protejidas, poucos dias depois da minha menstruacao. Ahora tenho muita salivacao, cansaso, dores de cabeça, vontade escessiva de comer e a minha citura aumentou uns centimetros. Será gravidez? ?

    1. Olá, Josinila.
      Normalmente os sintomas relatados como cansaço, dor de cabeça, salivação, excessiva vontade de comer e aumento do abdômen não são um indicativo de gravidez. Mas, caso haja dúvidas, a única forma de descartar uma possível gravidez é por meio do exame de sangue ou urina. Caso o exame dê negativo, é indicado buscar orientação médica para avaliar as causas desses sintomas.

  52. Olá! Eu tomo anticoncepcional oral a 5 anos.
    Parei minha cartela no dia 25/07, tive relação no dia 27/07, minha menstruação desceu no dia 29/07. Dia 02/08 voltei tomar a pílula, e desde o dia 04/08 estou sentindo muitas náuseas (cheguei a vomitar 3 vezes), nao consigo comer direito, tudo amarga na minha boca, dores de cabeça, sonolência, muito cansaço e umas pontadas no pé da barriga (como se fosse agulhadas, até me assusto).
    Corro risco de está grávida?

    1. Olá, Bruna.
      Os sintomas relatados por você podem estar associados a uma gestação ou não. O único modo de descartar ou confirmar a possibilidade de uma gravidez é através de um teste. Você pode fazer o de urina, comprado em farmácia, ou o exame de sangue, realizado em laboratório.

  53. Boa tarde…minha menstruação foi 20/06 era para ter descido o dia 18/07 o dia 24/07 desceu uma mancha cor de rosa nos dias 25,26/07 desceu um pouco de sangue que não dava de suciar o absorvente.depois de minha última menstruação comencei com sintomas de gravidez até agora tenho muitos, inclusive da muita azia, fiz teste de farmácia e deu negativo minha barriga está inchando cada e desde ontem estou com pequenos dor no pé da barriga meus seios estão um pouco mais inchados e dá para ver as veias mais sobressalentes…..será que é gravidez

    1. Olá, Sully.
      De uma forma geral, os testes de gravidez são bem seguros e com baixas chances de erro, se o exame for feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. Mas, os sintomas relatados por você podem ser um alerta. Então, o mais indicado para esses casos é procurar um médico. O profissional poderá confirmar ou descartar a possibilidade de uma gravidez, fazer o diagnóstico, e se necessário, o tratamento.

  54. Uso DIU HA 3 ANOS, Há dois ANOS nao faço exames para ver a posiçao do DIU, e ja te uns dias q sinto meus seios doloridos coisa q eu nao sinto nem durante a minha menstruacao,jabera pra minha menstruacao ter descido, sinto tbm dores de cabeca e colicas seguidas de dores lombar, tbm sinto tontura mas é bem pouca e desde ontem eu comecei a sentir um pouco de ansia, quero saber se posso estar gravida?

    1. Olá, Gleisi.
      OS sintomas descritos acima podem ser causados por vários fatores que podem estar relacionados à gravidez ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gestação é por meio de um teste de sangue ou de urina. Se o resultado for positivo, é necessário marcar uma consulta para retirar o DIU. Um médico ginecologista poderá te orientar corretamente, se tiver outras dúvidas ou suspeita.

  55. Olá. Minha última menstruação foi dia 23/07 e dia 31/07 comecei anticocepcional, e tomei apenas 2 comprimidos daí parei de tomar. Dia 02/08 e dia 04/08 tive relação desprotegida, no dia 13 quando fiz xixi e limpei no papel saiu uma pequena borrinha de sangue cor clara, e depois não continuou. Minha menstruação ta prevista pro dia 20/08. Estou sentido meus seios sensíveis, doem quando aperto. Ontem dia 13 fiz o teste de farmácia e deu negativo. Será que posso estar grávida?

    1. Olá, Juliana.
      O anticoncepcional só fará efeito se todos os comprimidos da cartela forem tomados. Lembrando que toda relação desprotegida (sem uso de métodos contraceptivos) pode resultar em gestação.
      De forma geral, os sintomas apresentados acima podem ser causados por vários fatores, estando relacionados a gestação ou não. A melhor forma de diagnosticar uma gravidez é fazendo um teste de sangue ou de urina. Esses testes costumam ser confiáveis e possuem poucas chances de darem falsos negativos. Como você está suspeitando de gestação, o recomendado é fazer outro teste de gravidez.
      Em caso de dúvidas, um médico ginecologista poderá te auxiliar corretamente sobre o uso dos anticoncepcionais e avaliar os sintomas que você apresenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *