Saúde

O que é, quais as causas e como tratar Torsade de Pointes?

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 20/11/2021Última atualização: 20/11/2021
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 20/11/2021Última atualização: 20/11/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Torsade de Pointes é uma arritmia cardíaca potencialmente fatal, que ocorre devido a uma condição chamada Síndrome do QT longo, que pode ser congênita ou provocada por medicamentos. Isso significa que no período de recuperação do músculo cardíaco, ele demora mais do que deveria e aí surge a possibilidade do Torsade de Pointes. 

Como o tema é complexo, no artigo a seguir, você entenderá um pouco mais sobre como a condição surge, como é o diagnóstico e quais os tratamentos recomendados. Confira!

O que é e o que causa Torsade de Pointes?

De origem congênita (hereditária) ou adquirida (pelo uso de medicamentos), Torsade de Pointes é um tipo de taquiarritmia ventricular polimórfica derivada da síndrome de QT longo (alteração no ritmo elétrico do coração), que pode causar a morte, até mesmo em pacientes saudáveis (sem quaisquer outras complicações).

Existem pelo menos 10 tipos diferentes da síndrome do QT longo, que são de herança autossômica dominante com penetrância incompleta. 

Mas o que isso significa na prática? Em alguns casos mais raros, pode existir surdez associada ao quadro. Além disso, os pacientes com síndrome do QT longo têm uma maior propensão a desenvolver desmaios recorrentes e também podem ter morte súbita devido a degeneração da taquicardia ventricular polimórfica para fibrilação ventricular.

Entenda melhor em: Arritmia Cardíaca: o que é, sintomas, tratamento, tem cura? | MS (minutosaudavel.com.br)

Entre as principais causas da Torsade de Pointes, ela pode estar relacionada à:

  • Deficiência de magnésio no sangue (hipomagnesemia sérica);
  • Baixa quantidade de potássio no sangue (hipocalemia sérica);
  • Baixa quantidade de cálcio (hipocalcemia);
  • Ou ainda ao uso de alguns tipos de medicamentos, como antiarrítmicos, antidepressivos, antifúngicos e antibióticos.

Portanto, é importante manter uma alimentação equilibrada e também cautela no uso indiscriminado de medicamentos.

Alguns exemplos de medicamentos que podem prolongar o intervalo QT são:

Publicidade
Publicidade

Sintomas de Torsade de Pointes

Pacientes com essa condição podem ter sintomas como desmaios, palpitações, tontura, hipotensão (pressão baixa) devido à frequência cardíaca elevada e até morte súbita. 

Portanto, caso você possua um ou mais sintomas como os descritos acima, procure o quanto antes um (a) médico (a).

Publicidade
Publicidade

Como é feito o diagnóstico?

Além de levar em consideração os relatos do (a) paciente, o (a) médico (a) pode solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico. Sobretudo o eletrocardiograma (ECG), pois nele é possível observar se há alargamento do intervalo QT e também a evidência da arritmia.

Pode ser necessária a realização do Holter 24 horas, para identificar a arritmia. Esse exame consiste na monitorização cardíaca durante a rotina normal do paciente. 

Como o próprio nome Torsade de Pointes sugere, um dos sinais característicos da condição que são mostrados no eletrocardiograma é a torção das pontas iniciais e finais do QRS.

Após a análise dos exames e confirmação do diagnóstico, o (a) médico (a) cardiologista avaliará as possíveis causas da condição para então definir o tratamento mais adequado para cada caso.

O eletrocardiograma (ECG) é muito utilizado para confirmar o diagnóstico de Torsade de Pointes.

Como tratar Torsade de Pointes?

O tratamento pode variar de paciente para paciente. Caso o (a) portador (a) de Torsade de Pointes seja considerado instável ou o pulso esteja muito fraco, a desfibrilação deve ser utilizada o mais rápido possível. O aparelho tem como objetivo "resetar" a corrente elétrica do coração, ou seja, reiniciar os batimentos cardíacos. Nenhum medicamento deve ser administrado, com exceção do magnésio IV.

Por outro lado, em pacientes estáveis, o tratamento pode ser feito com magnésio e, caso o responsável pela condição seja algum medicamento, sua administração deverá ser suspensa imediatamente.

Pode ser indicado o uso de marcapasso com o intuito de reduzir o intervalo QT e com isso atuar na recorrência da arritmia. 

Já para as formas congênitas, o uso de betabloqueadores (medicamento que auxilia no tratamento de diversas condições ligadas ao coração) pode ser recomendado.

Pacientes que tiveram morte súbita decorrente da arritmia, com a reversão do caso, podem ter a indicação de Cardiodesfibrilador Implantável (dispositivo eletrônico que trata complicações que comprometem os batimentos cardíacos).


O tratamento e acompanhamento médico são essenciais para evitar progressão da condição e até, mesmo, a morte do (a) paciente. Fique atento (a) aos sinais e, caso tenha sintomas característicos de Torsade de Pointes, procure ajuda médica o quanto antes.

Para mais informações sobre doenças e saúde, acesse a categoria de Saúde do Minuto Saudável!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Janaina Baréa
Este artigo foi escrito por:

Esp. Janaina Baréa

CRM/PR: 34.042CompletarLeia mais artigos de Esp. Janaina
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade