TDPM é ainda mais agressiva que a TPM

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Mudanças de humor, ansiedade, dor de cabeça e agressividade são sintomas comuns da TPM que trazem incômodos e prejudicam o dia a dia de muitas mulheres, porém parte delas sofre com uma variedade da Tensão Pré-Menstrual ainda mais intensa chamada TDPM.

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) afeta aproximadamente 10% das brasileiras. O problema que leva a alterações extremas de humor prejudica ainda mais a rotina e provoca a súbita vontade de se isolar.

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Mudanças intensas

Próximo ao ciclo menstrual é comum haver mudanças químicas no organismo. Os níveis hormonais e a produção da serotonina, responsável pela regulação do humor, diminuem consideravelmente, alterações que tendem a deixar a mulher instável.

Nesse período, que comumente acontece por, no mínimo uma semana, os sintomas comuns da TPM surgem e mudam o dia a dia. Entretanto, no caso das mulheres afetadas pela TDPM essa fase tende a se tornar extremamente difícil e até mesmo incapacitá-las.

Elas podem apresentar ansiedade, humor depressivo, inchaços pelo corpo, problemas de concentração e enxaqueca. Nesses casos os cuidados precisam ser ainda maiores.

Predisposição

Esse problema é mais comum em determinadas mulheres. Aquelas que sofrem distúrbios psicológicos, estresse, ansiedade, depressão e problemas na produção de serotonina estão mais suscetíveis à TDPM.

Diagnóstico e tratamento

Devido a isso, o tratamento dessa condição vai além da prática esportiva – sempre recomendada durante a TPM. Por não haver possibilidade de detectar o distúrbio de neurotransmissores, o diagnóstico do problema é feito de acordo com o relato da paciente sobre os sintomas apresentados.

O tratamento costuma ser prolongado, acompanhando a mulher por boa parte da sua vida. Medicamentos, como antidepressivos podem ser receitados para equilibrar os níveis de serotonina.

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Para amenizar

Mulheres que são afetadas pela TDPM devem seguir algumas dicas para amenizar a sua intensidade:

  • Não consumir alimentos como: cafeína, doces e chocolate (podem elevar a produção de serotonina);
  • Evitar situações estressantes;
  • Praticar atividades como ioga ou exercícios aeróbicos (eles ajudam na liberação de endorfina e acalmam).
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