O ano novo renova a esperança e é um momento para fazermos planos para esse novo ciclo. Tem quem queira encontrar um amor, ter mais dinheiro, saúde, paz, entre outros pedidos. Assim, há diversos rituais e superstições de ano novo que se propõe a ajudar. Desde a cor de roupa, os alimentos, pular 7 ondinhas ou até outras menos convencionais, tem para todos os gostos e crenças.
Muito além de religião, as superstições são traços culturais de diversos países. Então, seja qual for seu pedido para 2022, a seguir você entende um pouco mais sobre esses rituais e, especialmente, algumas superstições para quem quer um ano com mais saúde!
Índice - Neste artigo, você vai encontrar:
Lentilha, romã, uvas e não comer aves. A ceia e o almoço de Ano Novo costumam vir com diversos pratos típicos e restrições de alguns alimentos. Mas você conhece a simbologia por trás de cada superstição? A seguir, explicamos as principais e trazemos alguns benefícios desses alimentos para sua saúde!
A lentilha é um dos pratos mais comuns na ceia e simboliza prosperidade e fartura para o ano novo. Além disso, é um alimento extremamente nutritivo, que colabora com a saúde do corpo todo: coração, intestino, ossos, músculos, circulação sanguínea e muito mais. Por isso, vale incluí-la no cardápio!
Ainda no campo de superstições, cada pessoa segue aquilo que conhece, sendo três orientações mais comuns:
Leia também: 13 benefícios da lentilha e 7 receitas para o seu dia a dia | MS
Assim como na superstição de jogar arroz nos noivos recém-casados como forma de desejar sorte, prosperidade e fertilidade, no ano novo a simbologia é a mesma. Outro ponto que faz o arroz ser um queridinho nessa época é sua cor branca que simboliza paz.
Ao contrário da ceia de natal, no ano novo as aves não têm espaço na mesa. Isso porque ciscam para trás e são associadas a um retrocesso que não combina com a chegada do ano novo.
Por isso, incluir peixe ou carne de porco são opções mais indicadas. Enquanto comer peixe está relacionado à abundância e à fertilidade, o porco simboliza sorte e progresso.
As frutas são excelentes aliadas em qualquer refeição e na ceia e almoço de ano novo não seria diferente. Além de deixarem a mesa mais bonita, colorida e nutritiva, cada uma representa algo simbólico para a passagem de ano. Entre as mais populares das superstições estão:
A romã, que simboliza fartura e fertilidade, é também rica em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e combatem sinais e doenças consequentes do envelhecimento, como rugas, flacidez, alzheimer, etc. Além disso, a fruta também é benéfica para:
Na simpatia, é recomendado ficar com 3 a 7 sementes de romã na boca à meia-noite, depois, secar e guardar por todo o ano.
Outra queridinha da virada é a uva, seja a verde, a roxa, a preta ou qualquer uma entre os mais de 8 mil tipos da fruta espalhadas pelo mundo. A superstição varia de acordo com a crença de cada um, há quem coma a quantidade de uvas da sua numerologia ou quem ingira uma uva para cada mês do ano, mentalizando seus pedidos com a boca cheia e guardando as sementes ao longo do ano.
Sua simbologia está relacionada à sorte e as uvas também são extremamente benéficas à saúde, especialmente a do coração.
Tem quem ame ou quem odeia as uvas passas e outras frutas secas, mas vale frisar que elas mantêm seus nutrientes de maneira muito mais concentrada, o que as tornam boas opções para enriquecer o valor nutricional das refeições. Por isso, vale incluí-las na ceia de ano novo.
No Brasil, além dos alimentos, outras tradições mais comuns são:
Além disso, tem quem faça rituais no dia primeiro de janeiro, como o de colocar um punhado de canela na mão e assoprar na entrada da casa (de fora para dentro) afirmando em voz alta “quando essa canela eu assoprar, a prosperidade irá entrar e ficar, assim é”.
Mas além disso, há diversas superstições em todas as partes do mundo. Por exemplo, há países com superstições como:
Outro ritual bem cultural está ligado às cores das roupas para a virada de ano. A superstição diz que as cores que você usa quando o relógio bate meia-noite aproximam você de determinado objetivo. De acordo com a psicologia das cores, naturalmente atribuímos significados para cada cor pela mensagem que ela nos transmite e pela emoção que nos desperta.
Assim, para você planejar o look, vale saber o que cada cor representa:
Antes das superstições, vale destacar que a saúde é fundamental para podermos conquistar qualquer outro desejo e objetivo, por isso, vale a pena uma atenção especial para esse tópico. Por exemplo, entre as metas de ano novo, que tal incluir:
Sempre comece aos poucos e respeite seus limites, mas faça algo pela sua saúde e qualidade de vida.
Além disso, há diversas superstições e rituais para quem quer pedir saúde para o novo ciclo. Por exemplo, vestir verde ou azul, pedir por saúde ou pela cura de determinado problema entre os pedidos das 7 ondas, da romã ou outras superstições, ou tomar banho de ervas e/ou cristais específicos.
Já no dia 31, é possível tomar banhos de ervas com objetivo de se purificar, se proteger ou atrair aquilo que se deseja. No caso da saúde, é possível usar uma mistura de alecrim, manjericão e hortelã ou hortelã, eucalipto e melissa. Basta ferver 2 litros de água, colocar as ervas em infusão e se banhar com a mistura (do pescoço para baixo). Sem se enxaguar, a pessoa deve se secar o mínimo possível, de preferência com uma toalha branca e colocar o resto da mistura no jardim ou em um vaso de plantas.
Uma dica para quem quer ter mais saúde ao longo do ano é continuar lendo os conteúdos aqui do Minuto Saudável. Assim, você se informa e fica sabendo sobre vários assuntos de saúde e bem-estar!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.