Remédios

Óleo de amendoim: conheça os benefícios para a saúde

Publicado em: 21/07/2021Última atualização: 21/07/2021
Publicado em: 21/07/2021Última atualização: 21/07/2021
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma semente considerada leguminosa e que, após a fecundação, cresce de maneira subterrânea e rasteira. 

Sua origem é da América do Sul e, atualmente, é um dos principais cultivos da África, estando presente em muitos pratos da culinária local. Seus grãos são fontes de óleos e proteínas com 26% de proteína e 46% de óleo.

Até os anos 70, seu óleo era um dos principais comestíveis no Brasil, porém, sua área de cultivo foi muito reduzida diante do crescimento da industrialização da soja, que permitiu a compra do óleo a um preço menor, em toda a América do Sul. Contudo, ele permanece sendo um dos mais nutritivos. 

Tendo em vista todos seus benefícios, produtividade e características nutricionais, nós preparamos um artigo completo para você entender tudo sobre ele, confira!

Quais os benefícios do óleo de amendoim?

O óleo de amendoim possui inúmeros benefícios, nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio e manutenção da saúde, por isso, é muito usado no tratamento de diversas doenças.

Mas apesar de ter substâncias como o ômega 6 e a vitamina B, que são importantes para a saúde, seus benefícios vão além da área medicinal e podem ser usados em diversas outras áreas como oleoquímica e alimentícia. 

Quando se trata da área da saúde, ele tem o potencial de prevenir e tratar problemas nas seguintes áreas:

Além disso, o óleo possui ferro na sua composição,  o que previne uma série de infecções gestacionais, além de ajudar no crescimento do bebê durante a gravidez. 

Segundo a Embrapa, se consumido uma quantia diária de 30 a 40 gramas de amendoim, a chance de ter Alzheimer diminui em 67%. Outra curiosidade, é que 100g de amendoim torrado, tem a mesma energia de um bife de 200g de carne, um litro de leite integral ou 9 ovos de tamanho médio.

oleo-de-amendoim-beneficios-minuto-saudavel
Publicidade
Publicidade

Como usar o óleo de amendoim?

O óleo de amendoim é utilizado nos segmentos oleoquímico, biodiesel, alimentar e também cosmético. É parecido com o óleo de oliva, além de ter boa durabilidade, podendo ser usado por muito tempo se bem conservado.

No segmento oleoquímico, ele é usado para a produção de margarinas, gorduras hidrogenadas, farinhas, leite, queijos, pastas, etc. 

Na culinária, o óleo de amendoim pode ser usado substituindo o óleo de soja, ao contrário do que se imagina, ele não deixa cheiro nem gosto de amendoim. Além disso, ele também não solta fumaça, engrossa ou escurece durante a fritura. 

É um dos mais indicados para culinária por ser um dos únicos óleos que não perde seus nutrientes ao ser aquecido, isso só ocorre quando passa dos 220ºC. 

Já na cosmética, o uso, como falamos anteriormente, previne uma série de problemas como: o envelhecimento precoce, a oleosidade da pele e dermatite. É recomendado diluí-lo em água e borrifar na pele, também é usado na indústria cosmética para produção de sabonetes, cremes, pomadas, etc.

Além disso, no ano de 1900, o engenheiro  alemão  Rudolf  Christian  Karl Diesel, identificou que o óleo de amendoim poderia ser usado em motores, como combustível. Depois disso, surgiram muitas outras alternativas para  o  uso como combustível dos  óleos  e  gorduras de fontes vegetais ou animais.

Publicidade
Publicidade

Como fazer?

O óleo de amendoim é vendido pronto, geralmente em casas de produtos naturais, em formato de cápsula ou óleo. Mas também dá para fazer em casa seguindo a receitinha a seguir:

  • 3 xícaras de amendoim sem casca;
  • 3 colheres de sopa de água morna.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo, cobrir e levar à geladeira por 24 horas. Em seguida, peneirar deixando só o óleo conservado em um pote de vidro na geladeira. É recomendado usar moderadamente.


É importante não consumi-lo em excesso, para não perder suas propriedades. Além disso, pessoas alérgicas a amendoim não devem fazer o uso. Se sentir qualquer reação adversa após usar o óleo de amendoim, procure imediatamente seu médico.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o Minuto Saudável para mais informações sobre saúde e bem-estar! 

Fontes consultadas: 

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade