O que é Acantose Nigricans

A Acantose Nigricans é uma condição da pele caracterizada por manchas escuras e com textura aveludada que aparecem, normalmente, nas dobras da pele. Essa condição não é considerada como doença, mas sim como um sintoma de outras possíveis, como diabetes ou câncer. As manchas características da Acantose Nigricans podem aparecer nos seguintes lugares do corpo:

  • Axilas;
  • Virilha;
  • Pescoço;
  • Cotovelos;
  • Joelhos;
  • Tornozelos;
  • Ancas (região lateral do corpo);
  • Palmas das mãos;
  • Solas dos pés.

Índice – neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:

  1. O que é Acantose Nigricans
  2. Tipos de Acantose Nigricans
  3. Quais são as causas?
  4. Grupos de risco
  5. Os sintomas da Acantose Nigricans
  6. Como é feito o diagnóstico
  7. O tratamento para a Acantose Nigricans
  8. Há complicações?
  9. Prevenção

Tipos de Acantose Nigricans

Atualmente, há duas divisões existentes para diferenciar os tipos de Acantose Nigricans – benigna e maligna – e cada uma é baseada nos tipos da causa da condição.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Tipo benigno

Esse tipo da Acantose Nigricans incluí as seguintes causas:

  • Obesidade;
  • Hereditariedade;
  • Disfunções endócrinas.

Tipo maligno

O tipo maligno da condição é mais raro de acontecer, porém há chances de se manifestar também. As causas malignas da Acantose Nigricans são:

  • Tumor;
  • Atividade da insulina no corpo.

Quais são as causas?

Como já descrito, a Acantose Nigricans é subdividida em dois tipos, sendo esses de acordo com a sua causa. Abaixo, você poderá entender melhor o motivo de cada uma ocasionar essa condição de pele no paciente.

Obesidade

Causa mais frequente dessa disfunção, a Acantose Nigricans pode aparecer por conta do excesso de insulina que há no sistema sanguíneo do indivíduo obeso. No processo normal do organismo, quando uma pessoa come, o corpo transforma carboidratos em moléculas de açúcar, como a glicose. Diante disso, o hormônio insulina tem a função de permitir a entrada da glicose nas células, de modo que elas possam utilizá-la para a sua energia.

As pessoas acima do peso, conforme o tempo vai passando, tendem a desenvolver resistência à insulina, o que acaba fazendo com que o corpo não utilize corretamente o hormônio. Assim, a insulina se acumula no organismo e faz com que as células da pele se reproduzam de uma forma muito rápida, causando o escurecimento da epiderme – camada mais externa da pele.

Genes hereditários

A condição é repassada através de um padrão autossômico dominante, ou seja, mesmo que apenas um dos pais do paciente possua o gene defeituoso, há a chance dele desenvolver essa disfunção da pele. Apesar dessa constatação, são raros os casos em que a Acantose Nigricans acontece por conta de um gene defeituoso herdado dos pais.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Uso de certos medicamentos e suplementos

O uso contínuo de alguns tipos de substâncias podem causar manchas escuras em determinadas áreas do corpo, como as pílulas anticoncepcionais, hormônios de crescimento, medicamentos que controlam a tireoide e até mesmo alguns suplementos de musculação. Isso se deve ao fato de essas drogas aumentarem o nível de insulina do corpo do paciente.

Desordem hormonal

A Acantose Nigricans pode ser associada também com algumas síndromes e/ou disfunções hormonais, tais como:

  • Síndrome do ovário policístico: essa condição afeta a forma de trabalhar dos ovários, o que acaba causando em períodos menstruais irregulares, infertilidade, acne e ganho de peso;
  • Síndrome de Cushing: sintomas como ganho de peso, manchas negras e estrias são causados pelo alto nível do hormônio cortisol no corpo;
  • Acromegalia: condição que faz com que haja um aumento significativo da secreção do hormônio do crescimento, causando um crescimento excessivo de diversos tecidos do corpo;
  • Hipotireoidismo: acontece quando glândula tireoide não produz hormônio o suficiente, ocasionando sintomas como ganho de peso e cansaço.

Câncer

Se as manchas escuras características da Acantose Nigricans aparecem de forma muito rápida em seu corpo, talvez isso possa ser um sinal de algum câncer, como o de estômago. Por ser uma condição rara, ela tende a afetar as pessoas de meia idade ou idosos, e as manchas são mais graves, podendo aparecer também na boca, língua e lábios.

Grupos de risco

Por mais que essa disfunção da pele possa atingir homens e mulheres em uma mesma proporção, há alguns grupos de risco que tendem a desenvolver a Acantose Nigricans mais facilmente. São eles:

  • Obesos;
  • Pessoas negras ou afrodescendentes;
  • Histórico familiar.

Os sintomas da Acantose Nigricans

O principal sintoma da Acantose Nigricans é o aparecimento de manchas com aspecto de cor mais escura e textura seca e áspera, podendo até se assemelhar ao veludo. Essas manchas normalmente se desenvolvem de forma lenta, portanto é preciso ficar sempre atento aos seus aparecimentos. Além disso, poderá haver o surgimento de pequenas verrugas a partir dessas manchas – também conhecidas como papilomatose.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Como é feito o diagnóstico

Em casos de aparecimento repentino de manchas que se assemelham a Acantose Nigricans, o médico a ser consultado é o dermatologista, especialista em doenças e condições da pele. Como essa condição é bem fácil de ser reconhecida, o diagnóstico normalmente é feito através da análise clínica, porém alguns exames podem ser solicitados também – para saber a causa exata das manchas. Dentre esses exames estão: teste de glicemia, teste de insulina, biópsia da pele, endoscopia e raio-x.

Durante a consulta, é importante que você diga ao médico quais os medicamentos que você toma e os suplementos dietéticos, alimentares e vitaminas que você costuma consumir. Dependendo de quais sejam, a causa da Acantose Nigricans pode ser diagnosticada mais facilmente.

O tratamento para a Acantose Nigricans

Não há uma maneira específica de se tratar a Acantose Nigricans, pois como ela não é uma doença, seu tratamento varia de acordo com suas causas. Por exemplo:

  • Se as manchas são causadas devido a obesidade do paciente, provavelmente o médico irá lhe indicar determinadas dietas para que ele possa emagrecer com saúde;
  • Uso de medicamentos que corrijam o seu nível de hormônios;
  • Mudança do medicamento, caso ele desencadeie os sintomas da Acantose Nigricans;
  • Cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, em casos de câncer.

Para casos em que as manchas são muito desagradáveis ou constrangedoras, o médico poderá prescrever o uso de alguns cosméticos, que tornarão mais claras essas manchas escuras. Para esse tipo de tratamento, o dermatologista poderá indicar o uso de Retin-A, com 20% de uréia em sua composição, além de ácidos alfa-hidroxi e ácido salicílico.

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

PUBLICIDADE: CONTINUE LENDO O CONTEÚDO :)

Há complicações?

Pessoas que adquirem a Acantose Nigricans são mais suscetíveis a desenvolver diabetes de tipo 2.

Prevenção

Para que essa condição de pele seja prevenida, manter hábitos saudáveis, bem como uma boa qualidade de vida, já ajuda. Ter um estilo de vida saudável não só reduz o risco de contrair a Acantose Nigricans, como também diversos tipos de doenças.

Além disso, o compartilhamento dessas informações também é essencial. Portanto, nos ajude a propagar cada vez mais sobre a Acantose Nigricans para que as pessoas menos informadas sobre o assunto possam conhecer o que é essa condição.

Referências
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/acanthosis-nigricans/basics/definition/con-20025600
https://en.wikipedia.org/wiki/Acanthosis_nigricans
http://www.healthline.com/health/acanthosis-nigricans
http://www.nhs.uk/conditions/acanthosis-nigricans/Pages/Introduction.aspx
http://www.your.md/condition/acanthosis-nigricans

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie o conteúdo!)
Loading...

Faça um comentário:

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui