Você já ouviu falar sobre massagem tailandesa? 

É bem provável que a grande maioria das pessoas tenha uma visão distorcida sobre a técnica milenar. Ao contrário do que se pensa, o procedimento não possui conotação sexual e sim fins medicinais.

Confira agora mais informações sobre a técnica que incentiva a saúde e o bem-estar.

O que é a massagem tailandesa?

Criada há mais de 2 mil anos, a massagem tailandesa, também conhecida como Thai massagem, é uma técnica terapêutica corporal que tem como finalidade o equilíbrio e o bem-estar tanto físico quanto mental.

A massagem foi criada como uma maneira de liberar a energia acumulada, por meio dos pontos de energia vital do corpo.

Acredita-se que foi fundada por Jivaka Kumar Baccha, médico indiano muito próximo de Buda. Ele é considerado na Tailândia como o pai da medicina. 

Na filosofia tailandesa, em que a prática se fundamenta, acredita-se que no corpo humano há diversas linhas de energia que governam a vida. Para assegurar o equilíbrio mental e físico do indivíduo, movimentos de pressão e alongamento são efetuados sob essas linhas. 

Apesar de ao longo do tempo ter sido atribuída a massagem um estereótipo erótico — por conta do contato próximo entre o corpo do massagista e o cliente —, o procedimento tem relação com saúde e bem-estar.


É importante ressaltar que a atividade é considerada uma prática medicinal, sendo o relaxamento apenas uma consequência. Sua finalidade médica tem relação com o alívio e tratamento de dores e doenças.

A massagem faz parte da Medicina Tradicional Tailandesa (MTT) e possui semelhanças com o Yoga.

Massagem tailandesa é massagem tântrica?

Não. Apesar de ser associada, popularmente, a uma modalidade sexual, a massagem tailandesa não possui relação com a massagem tântrica. 

A primeira diferença é em relação à finalidade. Enquanto a massagem tântrica tem como objetivo o autoconhecimento e expansão da sensibilidade, redistribuindo as energias sexuais do corpo e identificando novos pontos de prazer, a massagem tailandesa visa o bem-estar e o equilíbrio físico e mental.

Outra grande diferença é no ato da massagem. Enquanto a massagem tailandesa é realizada com o indivíduo de roupa, a tântrica é feita sem o uso de vestimentas. A primeira não utiliza óleos durante a massagem, enquanto a segunda, sim.

Os movimentos também são distintos. A massagem tailandesa realiza movimentos de alongamento e pressão sobre o corpo, utilizando as mãos, pés e joelhos como instrumento. Já a tântrica, utiliza toques sutis dos dedos por todo o corpo. 

Massagem tailandesa é yoga?

Não. Apesar de utilizar parte da filosofia e movimentos do yoga, a massagem tailandesa é uma modalidade única.

O Yoga não requer dois indivíduos para ser realizado, podendo ser praticado de forma individual. Já a massagem tailandesa exige a presença de um massagista para que ocorra da forma correta.

Outro ponto é em relação à meditação. A massagem tailandesa não possui foco principal as técnicas de respiração — apesar de serem utilizadas — , já o Yoga promove um processo intenso de controle da inspiração e expiração. 

Quem pode fazer?

O procedimento é indicado para todas as pessoas, independentemente da idade e condicionamento físico. É preciso que cada pessoa seja avaliada individualmente para que suas necessidades e limitações sejam consideradas.

Pessoas com problemas estruturais, como a escoliose, em condições pós-cirúrgicas ou com dores articulares ou musculares intensas precisam de uma avaliação individual.

Como é feita a massagem tailandesa: movimentos

A massagem é realizada no solo, geralmente sob um tatame ou colchão firme.

Tanto o(a) profissional quanto o(a) paciente devem estar usando roupas confortáveis, que facilitem o deslocamento na hora de realizar os movimentos. 

A duração da sessão pode variar entre 1 e 2 horas e consiste em utilizar as mãos, cotovelos, joelhos e pés para alongar, dobrar e pressionar áreas de todo o corpo. Quanto maior a pressão necessária, maior o conjunto de membros utilizados para realizá-la.

Num primeiro momento, o(a) profissional se posiciona de joelhos à frente de quem vai receber a massagem, que fica deitado(a) no chão. Em seguida, vai pressionando com as mãos todo o comprimento das pernas, desde os pés até a cintura. 

Ao longo da massagem, outros movimentos são realizados. Um deles é quando o(a) massagista fica de pé e posiciona a perna do(a) paciente em 90º. Logo depois, realiza um alongamento, empurrando a perna do indivíduo em direção à cabeça. 

Outro movimento também característico da Thai Massagem é o alongamento da coluna. O(A) paciente se senta e o(a) massagista puxa os braços da pessoa para trás e apoia os pés em suas costas, realizando o alongamento.  

Apesar de atualmente algumas pessoas utilizarem óleos e cremes durante a prática, na massagem original o uso não é feito. 

Benefícios da massagem tailandesa

A massagem tem finalidade de proporcionar bem-estar e saúde, dessa forma, os movimentos propiciam vários benefícios para o corpo humano.

Alguns deles são:

  • Balanceamento energético;
  • Relaxamento muscular;
  • Melhora da resistência física;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Alívio de dores;
  • Alívio da tensão e ansiedade;
  • Estímulo do sistema linfático;
  • Estímulo à circulação do sangue.

Cuidados e contraindicações

Apesar de possuir benefícios, a massagem tailandesa pode não ser recomendada em algumas situações. Algumas delas são:  

  • Após cirurgias ou lesões;
  • Quando há presença de doenças de pele e/ou machucados;
  • Problemas cardíacos e vasculares;
  • Osteoporose.

Fazer a massagem após as refeições não é indicado e gestantes devem sempre consultar um(a) médico(a) antes de realizar o procedimento. 

A prática com profissionais capacitados também é um cuidado de extrema importância, pois quando não realizada da forma correta, pode desencadear problemas para o corpo. Por isso, procure sempre um(a) profissional qualificado(a).


A Massagem tailandesa não é muito conhecida, mas auxilia na manutenção da boa saúde corporal. Você já conhecia essa técnica? Conta pra gente nos comentários!

O Minuto Saudável traz outras informações sobre saúde e bem-estar. Confira!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Participe da discussão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *