Gravidez

Grávida pode beber? Veja riscos no começo e fim da gestação

Publicado em: 14/11/2019Última atualização: 12/07/2022
Publicado em: 14/11/2019Última atualização: 12/07/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

Seja vinho, cerveja, drinks com bebidas destiladas, chás ou até mesmo sucos, as gestantes sempre ficam em dúvida do que pode ou não beber durante a gestação. 

Não há estudos que comprovem o quanto é seguro ingerir essa substância durante a gestação. Por isso, por medidas de seguranças, o recomendado é que as grávidas não consumam álcool. 

Grávida pode beber no início da gravidez?

A gestante não deve ingerir bebidas alcoólicas em nenhuma fase da gestação. Isso porque o consumo dessa substância pode trazer consequências para o neném durante todos os meses de gravidez.

Não há estudos científicos suficientes que comprovem qual é a dose ou a idade gestacional segura para o consumo de álcool. 

Assim, por precaução, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) defende que o consumo deve ser zero. 

https://minutosaudavel.com.br/consumo-moderado-alcool-saude/

Vale ressaltar que durante a fase da amamentação a mulher também não deve consumir bebidas com álcool, já que ele pode ser transmitido ao neném pelo leite materno. 

Publicidade
Publicidade

Grávida pode beber cerveja? 

A recomendação é que não se ingira álcool na gravidez. Por isso, se a cerveja contiver algum teor alcoólico, o seu consumo não é recomendado para as grávidas e mulheres que estão amamentando. Isso vale tanto para cervejas industrializadas, com ou sem malte, artesanais, gourmet, preta, vermelha ou branca.  

Saiba um pouco mais sobre esse assunto: 

Cerveja Preta

A cerveja preta pode conter até 4% de teor alcoólico. Assim, o seu consumo não é recomendado para as gestantes e lactantes. 

https://minutosaudavel.com.br/cerveja-engorda/

Cerveja Zero

Esse tipo de cerveja pode ser consumida desde que a gestante tenha certeza que não há fermentação ou outras bebidas alcoólicas na composição da cerveja.

Seu consumo não é liberado livremente, mas com moderação. Isso porque essa bebida contém muitos gases (comos os refrigerantes) que podem aumentar a acidez do estômago e piorar os enjoos tão comuns na gestação. 

Publicidade
Publicidade

Por que gestante não pode beber?

As gestantes não devem consumir álcool porque tudo que ela ingere também é transferido (em maior ou menor quantidade) para o bebê por meio do cordão umbilical. A substância consegue ultrapassar as barreiras da placenta e chegar até o bebê, podendo causar prejuízos para ele.   

Além disso, a embriaguez facilita quedas e tombos que podem comprometer a saúde e o bem-estar do bebê.   

O consumo de álcool (principalmente em excesso) também resulta em ressaca, enxaqueca, náuseas, vômitos. Isso não é exclusivo das grávidas, mas os quadros podem ser agravados nelas, já que tonturas e náuseas são mais comuns nessa fase.  

Após o parto, a mulher ainda deve evitar o consumo etílico, por causa da amamentação, já que o álcool pode ser transferido para a criança pelo leite materno, podendo causar agitação, falta de apetite e problemas intestinais no bebê. 

O que o álcool pode causar na gravidez?

Quanto maior a quantidade ou a frequência, maiores são os prejuízos que a ingestão de álcool durante a gestação pode trazer. Entre essas complicações está a Síndrome Alcoólica Fetal que pode causar desde alterações faciais, má formação até convulsões fetais e aumento do risco de aborto espontâneo. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 12 mil bebês nascem com a Síndrome Alcoólica Fetal todos os anos. 

Outros riscos do consumo de álcool na gestação: 

No 1º trimestre

Entre o 1º e o 3º mês de gestação, o uso de álcool pode:   

  • Provocar má formação do neném; 
  • Contribuir para que bebê nasça abaixo do peso ideal; 
  • Facilitar o aparecimento de deformidades na face (como fissuras nas pálpebras, nas narinas e nos lábios); 
  • Aumentar do risco de aborto espontâneo. 
https://minutosaudavel.com.br/primeiro-trimestre-de-gravidez/

No 2º trimestre 

Dificuldades para se desenvolver saudavelmente, problemas no cérebro (um dos lados sem o desenvolvimento adequado) e no coração (como arritmia cardíaca) são as principais consequências do uso de álcool entre o 3º e o 6º mês da gravidez. 

https://minutosaudavel.com.br/segundo-trimestre-de-gravidez/

No 3º trimestre 

Já no finalzinho da gestação (entre o 6º e o 9º mês), o álcool pode aumentar as chances de parto prematuro ou de que o bebê venha a falecer dentro do útero ou durante o trabalho de parto (criança natimorta).   

https://minutosaudavel.com.br/terceiro-trimestre-de-gravidez/

Depois do nascimento 

O consumo excessivo dessa substância pode deixar sequelas para o restante da vida do bebê, entre elas:

  • Retardo mental; 
  • Dificuldade de aprendizagem, 
  • Alterações no comportamento (a criança pode ser mais agitada ou ter dificuldades para relacionar-se socialmente);  
  • Tendência ao alcoolismo ou outros vícios. 

O consumo de álcool durante a gestação não é seguro para o neném. Por isso, a recomendação é que a mulher evite essa substância desde o descobrimento da gestação até o fim da lactação. 

Se você tem dificuldades para parar de beber e quiser ajuda, ligue para 132 (serviço governamental  de orientação sobre vícios. A ligação é gratuita, anônima, válida para todo o território brasileiro) ou procure grupos de apoio (como os Alcoólicos Anônimos). 

O Minuto Saudável traz outras notícias sobre cuidados durante a gestação. Confira outras postagens!!

Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade